Prefeitura Municipal de Ilhéus

Temporada de navios trouxe 130 mil turistas ao município de Ilhéus

Ilhéus discute com orientadores e supervisores ciclos de aprendizagem

Prefeitura inicia novas obras no Salobrinho

Iniciada operação de poda e retirada de cupins de árvores

Temporada de navios trouxe 130 mil turistas ao município de Ilhéus

Cerca de 130 mil turistas, oriundos de várias partes do país e do mundo, desembarcaram no Porto Internacional de Ilhéus durante a temporada 2010/2011 de parada de transatlânticos. Em função desse número recorde, foi gerado um movimento de, aproximadamente, R$ 6 milhões, realidade que serviu para aquecer de forma significativa a economia local. As informações são do secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, que chama atenção para o fato de que o respectivo incremento econômico ocorreu a partir das lojas, bares e cabanas de praia da cidade, além de uma extensa lista de prestadores de serviços.
A temporada 2010/2011 começou no dia 12 de outubro do ano passado com a chegada do MSC Armonia e foi concluída no último dia 28 de março com a visita do MSC Orchestra, totalizando 41 paradas, sendo quatro duplas. Durante este período, os cruzeiristas tiveram a oportunidade conhecer as praias, o centro histórico e as fazendas de cacau do município, entre diversas outras opções, gastando, em média, cinquenta dólares por dia. Entre os principais transatlânticos que aportaram em Ilhéus nos últimos meses, destacam-se o Costa Serena, MSC Orchestra, Grand Mistral, MSC Musica, CVC Soberano e Vision of the seas.
Nesta última temporada, a Prefeitura agregou algumas novidades ao receptivo oferecido todos os anos aos turistas, como, por exemplo, a utilização de um tarifário, composto por estimativas de preços de serviços, distribuído ao lado do folder promocional de Ilhéus. “Além disso, tivemos, pela primeira vez na história dos receptivos, um estande exclusivamente destinado ao pessoal das vans, táxis e locadoras de veículos, o que, em linhas gerais, serviu para oferecer mais comodidade e tornar o processo mais ágil”, acentua o secretário Paulo Moreira. A exemplo dos anos anteriores, o receptivo montado pelo governo municipal também contou com a participação de ‘baianas’, ‘nacibs’ e ‘gabrielas’, bem como com a apresentação diária de blocos afro e grupos de capoeira.

Ilhéus discute com orientadores e supervisores ciclos de aprendizagem

Com o intuito de reapresentar e discutir algumas questões ligadas aos ciclos de aprendizagem que foram implantados no município em 2008 e que é destinado à turmas com distorção idade-ciclo e com dificuldades de aprendizagem, a Secretaria da Educação de Ilhéus realizou na tarde desta segunda-feira (11), no Teatro Municipal, um encontro que contou com a presença de orientadores e supervisores educacionais que atuam na rede municipal de ensino.

Na oportunidade, cerca de 90 participantes interagiram com as palestras das técnicas Zoêmia Sampaio, Jussara Moreira e Soleny Pereira, sobre os avanços na aplicabilidade do programa, com base na Lei de Diretrizes Básicas, do Ministério da Educação. A rede municipal de ensino possui os ciclos de aprendizagem e o projeto de progressão para alunos do ciclo II com distorção idade-ciclo e com dificuldades de aprendizagem estão em execução em todas as escolas.

A coordenadora do departamento de Orientação Educacional da secretaria municipal da Educação, Maria Goretti Santana Souza, disse que a reunião se faz necessária para que haja uma melhor organização da prática pedagógica e tomar conhecimentos de projetos que venham o enriquecer, como por exemplo, o Projeto de Progressão para o Ciclo II. Todas essas ações são voltadas para o planejamento em discussão entre orientadores e supervisores educacionais.

A professora informou que “é necessário ressaltar que todos os segmentos que compõem a escola estão sendo contemplados com esse trabalho de discussão e estudos, que já aconteceu com todos os diretores da rede. Acreditamos que a educação exige nossa dedicação, compromisso, amor, mas também estudo contínuo para termos excelência naquilo que fazemos”.

Prefeitura inicia novas obras no Salobrinho

A secretaria da Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus inicia nesta quarta-feira (13), na rua São Francisco, no bairro do Salobrinho, as obras de recuperação da pavimentação daquela artéria. A realização da obra foi um compromisso assumido pelo prefeito Newton Lima em visita recente àquela comunidade. As obras são uma reivindicação do vereador Tarcísio Paixão.
Inicialmente, será feito o rebaixamento da rua, cuja pavimentação asfáltica está totalmente danificada para, em seguida, ser executada a pavimentação a paralelepípedos. Segundo o secretário da Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus, Marconi Queiróz, após a execução do calçamento será iniciada pavimentação asfáltica de toda a rua.
Na opinião de Marconi Queiróz, algumas questões técnicas serão realizadas antes da pavimentação, a exemplo da troca de base e sub-base nos trechos com material saturado (borrachudo), recuperação e construção de passeios, meio fio. “Toda a extensão da ruas será beneficiada com as obras, sendo que de onde termina a pavimentação asfáltica, será feito o escascalhamento até o campo de futebol”, ressalta.
Obras em execução – Atualmente a Prefeitura de ilhéus mantém duas frentes de serviço no bairro do Salobrinho: uma está localizada na rua do Ouro, onde estão sendo realizadas obras de drenagem de águas pluviais, construção de caixas de drenagem, esgotamento sanitário, contenção de encostas, escadas e rampas de acesso, além da pavimentação a paralelepípedos.
Além da Rua do Ouro, que está em fase de conclusão, a Prefeitura está executando os serviços de drenagem na rua da Fonte, com a colocação de manilhas num trecho de 100 metros e limpeza do canal, numa extensão de 400 metros. O local é um dos mais carentes do bairro e será totalmente saneado. “O prefeito determinou que assim que formos concluindo uma obra, imediatamente iniciar outra, no sentido de atender toda a população”, informou Marconi Queiróz.

Iniciada operação de poda e retirada de cupins de árvores

Desde a última semana, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou operação visando a poda e retirada de cupinzeiros e aplicação de cupincida nas árvores. Na última sexta-feira (8), a raiz de uma árvore se desprendeu do chão e foi retirada por homens da secretaria.
Segundo explicou o secretário responsável pela Pasta, Carlos Freitas, a árvore se encontrava com todo o seu peso voltado para a rua, vindo a desabar. “O tipo de poda que vinha sendo feita causou a sobrecarrega num dos lados da àrvore para não comprometer a rede elétrica, porém, o outro lado geralmente voltado para a rua, e como os galhos não estavam devidamente cortados, isso ocasionou a queda da àrvore”, explicou.
Já nesta segunda-feira (11) a secretaria da Segurança, Transporte e Trânsito isolou uma área da avenida Lomanto Júnior, no Pontal, para auxiliar o trabalho da equipe de Desenvolvimento Urbano, que realizou a poda de outra árvore, cujos galhos já estavam tomando um dos lados da pista. Além de estar com galhos muito altos e pesados, o tronco da ávore também estava comprometido, com cupins, por isso, explicou Carlos Freitas, foi necessário o corte, a retirada do cupinzeiro e a aplicação de cupincida na árvore.
Também na Lomanto Júnior, outra será cortada, já que também apresenta cupins em toda a estrutura de seu tronco. “Queremos conscientizar a população que as árvores só são cortadas quando estão comprometidas por doenças e pragas e se tornam um risco real para a população”, explicou. Durante toda a semana, a equipe continuará percorrendo a cidade para realizar poda e, se for necessário, a aplicação de cupincida, nas árvores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *