O massacre na escola Tasso da Silveira no Rio de Janeiro no dia 07 de março de 2011 tem que ser visto como um divisor de águas na história da segurança pública e privada no Brasil. Que esse triste evento sirva para que as autoridades e responsáveis pela segurança em escolas em todo o território nacional revejam e planejem ações concretas e urgentes na salvaguarda de estudantes de todas as faixas etárias em escolas, universidades, cursos profissionalizantes, de idiomas e demais.
É muito fácil qualquer pessoa adentrar qualquer instituição nesse país portando uma sacola, mochila, pasta ou outra forma e estar portando arma de fogo ou branca. Mesmo em locais onde há porteiro ninguém é revistado, nem mesmo os alunos e profissionais destas instituições.
A vulnerabilidade é aparente, e os desequilibrados e aptos a ataques dessa magnitude sabem muito bem disso e agem e podem voltar a agir de forma a deixar vítimas fatais e famílias e amigos traumatizados para toda a vida.
Os políticos, força policial e demais responsáveis pela chacina (As famílias podem entrar com uma ação coletiva contra o governo do estado do Rio de Janeiro e também contra o município do Rio de Janeiro), foram a televisão solidarizar-se com os parentes das vítimas, mas ninguém falou em reforçar a segurança nas instituições de ensino, estão apenas preocupados com os holofotes e em colher frutos disso.
Até quando aquelas instituições que são a base para um futuro melhor para a nação ficarão vulneráveis a atitudes de violência? E o dinheiro público será aplicado eficazmente com policiamento ostensivo, monitoramento eletrônico, detectores de metais nas entradas, e principalmente no desarmamento da marginalidade, que em tempos atuais estão mais bem equipados e munidos que as forças policiais.
Queremos atitudes e não choradeira sobre o leite derramado, ações concretas e alerta total, pois nossas crianças e adolescentes estão constantemente sob ameaça da violência, do aliciamento para o mundo das drogas e assustados até mesmo onde eles deveriam está tranqüilos para receber conhecimento e aplicar na vida, por dias melhores para todos.
Ilhéus está nessa lista de insegurança, por isso os pais, devem ficar atentos e cobrar das escolas providência imediata na segurança de seus filhos, ou poderemos um dia ter notícias desagradáveis. A hora é agora. Você tem certeza que seu filho está seguro na escola? Se qualquer um fizer um teste e tentar adentrar uma instituição de ensino portando uma câmera escondida e armas de brinquedo irá constatar o que estou alertando.
Que Deus conforte os familiares das vítimas fatais e também de todas as crianças que presenciaram a insanidade de um maluco demoníaco.
Foi o pior dia do Jornalista da história do Brasil.
Aderino França.