Durante visita a região do Sul da Bahia, na cidade de Itabuna e Ibicaraí, para, respectivamente, assinar a ordem de serviço da construção da Barragem do Rio Colonia em Itapé e inaugurar o trecho repavimentado da rodovia BR 415 , o governador Jaques Wagner aproveitou para reafirmar a construção da ponte de Ilhéus que ligará a zona sul ao centro da cidade. No final do ano passado (2012), o governador já havia garantido a nova obra que visa resolver o problema dos engarrafamentos quilométricos que vem importunando a população da ‘terra dos sem fim’.
A construção da nova ponte tem o objetivo de descongestionar o trânsito de Ilhéus que a cada dia fica mais complicado com tantos engarrafamentos. Nos últimos dias, a superintendência de trânsito vem tomando a iniciativa de desativar os semáforos na tentativa de melhorar a situação. Enquanto para uns o estresse tem diminuído, para outros moradores de Ilhéus, principalmente do bairro da Sapetinga, a desativação dos semáforos tem aumentado os desentendimentos e gerado mais intolerância entre os motoristas.
Parece mesmo o que o problema só será resolvido com a construção da nova ponte que segundo o próprio governador tem um investimento previsto de R$ 120 milhões e inclui, além da ponte, o sistema viário de acessos, indenizações, estudos ambientais e projeto. “A ponte fica pronta entre setembro e outubro de 2014 e as estradas têm um período máximo de 10 meses para a construção”, anunciou o governador ainda no finalzinho de dezembro de 2012.