Prefeitura Municipal de Ilhéus

Promotora de justiça discute com pais conservação do patrimônio público

Escola Pequeno Príncipe tem obras aceleradas

Abertas inscrições para a 2ª etapa do circuito ilheense de corridas rústicas

Prefeitura inicia melhorias em estradas vicinais da zona Norte

Promotora de justiça discute com pais conservação do patrimônio público

Conservação e preservação do patrimônio público e questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente foram os principais temas abordados no I Encontro de Pais e Mestres do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. Promovido pela Secretaria da Educação, o objetivo foi proporcionar ao aluno informações acerca da importância do ensino que o município oferece e também conscientizar seus pais e responsáveis a ter mais participação na educação dos seus filhos. O evento contou com palestras da promotora de justiça Karina Querubini e do vice-presidente da APPI-APLB-Sindicato, João Pascoal.

Com o Teatro Municipal de Ilhéus lotado, o vice-presidente da APPI-APLB-Sindicato lembrou que “com base em alguns artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever dos pais não é somente lavar suas fardas e levá-lo até a porta da escola. Também é obrigação deles acompanhar a atividade extraclasse, observar o rendimento escolar através de seus boletins, enfim, ter uma participação ativa na vida deles”.

Já a promotora de justiça Karina Querubini alertou sobre a conservação e preservação do patrimônio público. Disse que não é admissível, o IME ser reformado este ano, recebeu investimento de cerca de R$ 208 mil e num curto espaço de tempo se encontrar com algumas pichações feitas por alunos em paredes, portas e muros. É preciso que os alunos valorizem a sua escola, da mesma forma com os livros que recebem que serão repassados no ano seguinte para outros colegas.

O encontro, que aconteceu na tarde desta terça-feira (5), teve ainda apresentação da Cia de Dança Soanne Marry, academia formada por ex-alunos da rede pública que atualmente são professores de balé nas escolas do município. Atualmente o IME conta nos três turnos com uma média de 1.800 estudantes.

Escola Pequeno Príncipe tem obras aceleradas

As obras da Escola Pequeno Príncipe, na praça Gracindo Silva, no bairro da Conquista continuam em ritmo acelerado. A partir do próximo ano, a unidade vai ampliar o número de vagas em cerca de 50%, oferecendo novas 150 vagas voltadas para a educação infantil e ciclo II (até seis anos). Segundo a secretária municipal da Educação, professora Lidiney Campos, a ampliação da escola tem a finalidade de atender à demanda da população circunvizinha, que começará a ser atendida a partir do próximo ano.
As novas instalações da escola contará com 17 salas de aula, brinquedoteca, espaço digital de aprendizagem, sala de reuniões, sala para professores, cantina, banheiros, secretaria e uma área de recreação, rampas, tudo isso distribuído em dois pavimentos em 750 metros quadrados de área construída. Com a entrega do novo espaço, o objetivo da Secretaria da Educação é fazer com que cerca de 500 alunos sejam contemplados. Atualmente a Pequeno Príncipe funciona na sua antiga sede e em dois espaços alugados.
A reforma e ampliação da escola foi solicitada pelo vereador Paulo Carqueija, através de duas indicações na Câmara Municipal, para atender pedidos dos moradores. Em visita às obras, o vereador fez questão de ressaltar o compromisso do governo municipal com a educação, que vem trabalhando para melhorar não só as condições físicas das unidades como a qualidade do ensino. São do vereador as indicações para a ampliação da Escola Pequeno Príncipe, que passará a contar com 17 salas de aulas e não mais 11, como previa o projeto preliminar.
Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Marconi Queiróz, estão sendo investidos na obra cerca de R$ 600 mil, recursos próprios do município e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além da construção da nova sede da Escola Pequeno Príncipe, diversas unidades da rede municipal de ensino passaram por uma ampla reforma com o objetivo de preparar a estrutura física educacional do município para o início do ano letivo. Outras unidades continuam sendo beneficiadas com serviços a exemplo de pintura interna e externa, reforma de pisos, conserto de telhados, substituições de portas e janelas, e revisões completas nos sistemas elétricos e hidrosanitários, entre outros.

Abertas inscrições para a 2ª etapa do circuito ilheense de corridas rústicas

Serão abertas nesta sexta-feira (08) as inscrições para a 2ª etapa do circuito ilheense de corridas rústicas e os interessados deverão comparecer até banca Ilhéus Revista, localizada no largo cultural (em frente ao Teatro Municipal). A competição será realizada no dia 1º de maio e deve integrar a programação comemorativa alusiva ao Dia do Trabalhador. Na primeira fase, realizada em 20 de janeiro deste ano, a prova contou com a participação de mais de 100 atletas.
Assim como a primeira etapa do circuito ilheense de corridas rústicas, realizado no dia 20 de janeiro, a segunda edição da prova será realizada na avenida Soares Lopes, com largada às 7h30min e a expectativa do superintendente municipal de Esporte, Alberto Kruschewsky, é que o número de inscritos supere o da primeira corrida. “Além de ilheenses, a prova deve contar com a participação de atletas de vários municípios circunvizinhos”.
Kruschewsky chama atenção para o horário da largada da prova, que vem sendo adotada em várias competições, devido às altas temperaturas. “Muitos competidores não estão acostumados a participar de corridas com largadas neste horário, mas o forte calor vem fazendo com que os organizadores desses eventos adiantem os horários de início visando, primeiramente, a saúde dos atletas”. A prova contará com apoio de uma equipe disponibilizada pela Secretaria da Saúde e com kits de hidratação, a serem distribuídos durante a prova.
A prova tem percurso total de 4,8 quilômetros, que consiste uma volta completa no sentido Concha Acústica, entrando na rua Coronel Paiva, contornando a avenida 2 de Julho e retornando ao ponto de largada. Serão premiados os primeiros colocados nas categorias, por idade e geral. A 2ª etapa do circuito ilheense de corridas rústicas é uma realização da Superintendência Municipal de Esporte, juntamente com as secretarias de Turismo e Segurança, Transporte e Trânsito e conta com o apoio da Associação Itabunense de Atletismo, Liga ilheense de Atletismo, Centro de Olhos Especializado (Cenoe) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Prefeitura inicia melhorias em estradas vicinais da zona Norte

As estradas vicinais localizadas na zona Norte de Ilhéus começaram a receber melhorias. Inicialmente, estão sendo beneficiadas as estradas que ligam os povoados de Retiro à Tibina, numa extensão de 18 quilômetros, e as ladeiras da estrada de acesso do Juerana à Lagoa Encantada. Segundo o secretário municipal das Ações Regionais, Angelito Dias Filho, toda a malha viária de Ilhéus será beneficiada com esses serviços.
Informa o secretário das Ações Regionais que uma patrulha mecânica deverá ficar permanentemente para dar manutenção às estradas da zona Norte. Atualmente, estão trabalhando nessas estradas duas motoniveladoras (patrol), duas retroescavadeiras, de dois caminhões caçambas e um rolo compactador. Entre as ações realizadas estão o patrolamento, encascalhamento e a compactação do leito.
Após a conclusão das estradas que ligam o Retiro à Tibina e da Juerana à Lagoa Encantada, a patrulha mecânica será transferida para atender as localidades de Ponta do Ramo, Ponta da Tulha, dentre outras. “As máquinas somente deixarão os locais após todo os serviços serem realizados, o que vai otimizar nosso trabalho e atender bem à população dessas áreas”, diz o secretário Angelito Dias Filho.
As estradas vicinais localizada na zona Sul de Ilhéus também serão beneficiadas com os serviços de melhoria. Para isso, a Prefeitura está ultimando um processo licitatório com a finalidade de contratar uma patrulha mecânica para prestar atendimento à malha viária das diversas localidades. Ainda este mês os equipamentos entrarão em operação nas diversas estradas municipais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *