O Departamento de Letras e Artes da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz vai realizar o III Seminário Nacional de Português como Língua Estrangeira, com o tema “Desafios para a formação de professores e as novas linguagens” e a II Jornada Nacional de Linguística e Letras, abordando Pesquisa e Inserção Social. As atividades serão concentradas no auditório governador Paulo Souto no campus Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho em Ilhéus contando com palestrantes nacionais, internacionais.
Os eventos serão abertos quinta-feira (13) a partir das 8h30min com apresentação da “Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilheos”, seguido da conferência “O papel da FAPESB no financiamento de Ciência, Tecnologia e Inovação- CTI” que será apresentada por Alzir A. Mahil (FAPESB). A programação prossegue até às 16 horas de sexta-feira(14) com a Conferência “Ser professor de PLE/PL2 hoje: desafios, perspectivas e contextos emergentes”, por Edleise Mendes .
O Seminário vai discutir as temáticas relacionadas ao impacto das novas linguagens para a formação de professores de línguas e, mais especificamente, de professores de Português como Língua Estrangeira devido à demanda presente na pesquisa e extensão das universidades nas quais existem trabalhos nas áreas de graduação e pós-graduação com investigação sobre o ensino/aprendizagem de Período Letivo Especial (PLE). O tema da II Jornada Nacional de Linguística e Letras, “Pesquisa e Inserção Social” nasceu do programa de pós-graduação que tem como objetivo fomentar discussões sobre as pesquisas que contribuem no sentido de pensar a sociedade.
Temáticas
Os dois eventos estão vinculados ao Programa de Ensino de Português como Língua Estrangeira e ao programa stricto sensu de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações, da UESC. A coordenação geral é da professora Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro. Dentro da programação serão trabalhadas as seguintes temáticas: Ensino de PLE e as múltiplas tecnologias, Teoria e prática: diálogos discursivos, Formação de professores e políticas de línguas, Leitura e escrita: interface no ensino de Língua Portuguesa, Literatura: Linguagens e Representações, Cultura, Pesquisa e inserção Social, Língua Portuguesa para Surdos: a caminho da Inclusão. A promoção é do Programa de Ensino de Português como Língua Estrangeira da UESC.