ESTÃO QUERENDO ENGESSAR O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Em breve, o Sul da Bahia, estará sofrendo mais um impacto, mas desta vez em sua economia, na potencialidade produtiva, está a caminho e por exigência do Inema a criação de mais três unidades de conservação, sendo que duas delas serão de restrição, ou seja as terras que estiverem dentro do limite do Parque serão desapropriadas e aquelas que tiverem dentro da RVS (Reserva de Vida Silvestre) terão uso restrito. 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apresentará, na próxima segunda-feira (10), uma proposta para a criação de duas novas Unidades de Conservação (UCs), no sul do estado. O projeto prevê o Parque Estadual das Nascentes do Almada e Serra do Corcovado e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Nascentes do Almada. 

Há também, neste processo uma discussão do projeto que liga a APA da Lagoa encantada ao então Parque do Condurú, formando um grande corredor, ou seja na verdade são três propostas. De todas a mais viável em seus propósitos seria a da nascente do Almada e a do elo entre a Lagoa e o Parque do Condurú. Esta última talvez não encontre muita resistência, afinal ali se sitiam a grande maioria dos que hoje se opõem ao Porto Sul! 

Eu continuo na opinião de que há um grande exagero na criação de tantas unidades de conservação, sem a devida educação do povo, sem controle, não adianta colocar mapas e placas e deixar a mercê dos verdadeiros exploradores que se aproveitam da falta de fiscalização e depredam tudo. E em todas elas há sempre a atuação de ONGs a serviço de estrangeiros. 

Já existem muitas unidades de conservação e não conseguem administrar e querem mais! As terras do Sul da Bahia estão a cada dia perdendo seu potencial produtivo. Se formos somarmos os números serão assustadores: O avanço dos sem terras e reforma agrária, onde se fala em mais de 100.000 hectares de cacauais, as terras indígenas dos pataxós já ocupam 2 municípios inteiros a exemplo de Pau Brasil e Itajú do Colônia, a proposta que se encontra em um impasse de 48.000 há do Tupinambás de Olivença, se somar as terras dos Parques ,Reservas, APAs, APPs o que vai sobrar para produzir?

Ed Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *