Os artistas da Segunda Palhasseata de Ilhéus já estão preparados para dar início às comemorações do dia do palhaço. No último sábado (1º), eles assistiram palestras sobre teorias relacionadas à comicidade, pantomima e arte circense. A programação do evento começa a partir das 19 horas desta sexta-feira (07), com espetáculos musicais e teatrais. O ponto alto será às 9 horas de sábado (08), quando acontecerá a marcha irreverente pelas ruas do Centro de Ilhéus, além de números cômicos e circenses.
As atividades preparatórias para a Segunda Palhasseata aconteceram na Casa dos Artistas e cada artista participante doou um brinquedo. Pela manhã, a professora e atriz Malu Mendes ministrou a palestra “O Sentido Cômico do Clown”. À tarde, foi a vez do ator e diretor teatral Pawlo Cidade falar sobre “Pantoaula – uma aula viva de pantomímica”. No início da noite, os artistas do Circo da Lua ofereceram uma minioficina de acrobacia e outras artes circenses.
Os participantes das palestras e minioficinas receberão certificados via Projeto Teatro Popular e Interculturalidade da Universidade Estadual de Santa Cruz. Para o diretor do Grupo Teatral Maktub, Fábio Nascimento, as capacitações ajudarão os artistas a construírem ainda melhor seus números e personagens, resgatando o encanto do universo circense e desconstruindo a imagem comercial do palhaço.
A Segunda Palhasseata de Ilhéus é organizada pelo Grupo Teatral Maktub e patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Neste ano, foi premiada pelo edital do Calendário das Artes, mas em 2011, o evento aconteceu de forma independente, financiada pelos artistas e grupos envolvidos, além de parceiros locais.