Na disputa por um lugar de destaque no instigante e complexo universo da matemática, os alunos do Colégio Vitória, em Ilhéus, abraçaram o desafio e agora comemoram o bom desempenho na XVI Olimpíada de Matemática do sul da Bahia. Maior medalhista em Ilhéus, o colégio levou 18 medalhas – 06 de ouro, 04 de prata e 08 de bronze – de um número total de 76 alunos medalhistas. A cerimônia de premiação aconteceu no sábado (17), no Auditório Governador Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), instituição promotora da disputa.
O ouro foi para os alunos Daniel Ávila Alexander e Santiago Del Valle Alvarez Martinez (5ª série), Kátia Sotero da Gama (6ª.série), Everton Luís Suzart do Vale e Matheus Venditte Zeni (7ª. série) e Vítor Steiner Corso (8ª. série). Além de receber o ouro, Everton e Matheus também receberam placas por melhor desempenho no município de Ilhéus.
A prata ficou com os alunos Marina Evangelista Ferrer (5ª. série), Clarissa Maria Maria Serra Müller (6ª. série), Gabriel Melo Carqueija Monteiro (7ª. série) e Hadassa Rocha Aranha (8ª. série). Levaram o bronze os alunos Laís dos Santos, Lis Alves Argollo e Luan Barreto Nicolau (5ª. série), Júlia Borges Melo (6ª. série), Brenda Luanny Maia Santos (7ª. série) e Jaine Maria dos Santos Ferreira e Monyque Nunes Carvalho (8ª.série).
Receberam certificados os alunos Beatriz Coelho Silveira Fróes, Bianca Oliveira Moreno, Enrico Bracchi Silveira, Júlia Holtz de Oliveira, Luccas Leon Muniz Silva Borges e Maira Santana Santos (7ª. série). Os professores responsáveis foram Sinara Pimenta Argolo (Desenho Geométrico) e Tereza Cristina Magalhães Mollon (Matemática). Para a Diretora Ana Carolina de Melo Blanes o resultado é proporcional ao talento e comprometimento dos alunos e professores. “Nossa equipe e os estudantes estão de parabéns!”, comemora.
A 1ª fase das Olimpíadas de Matemática aconteceu em junho, com mais de 17 mil alunos de 64 escolas do sul da Bahia. Na 2ª fase participaram 810 alunos; 76 receberam medalhas, 120 foram certificados e 08 levaram placas por melhor desempenho em seus municípios.