Prefeito de Ilhéus discute com Embasa a ampliação do Abastecimento de água
Ilhéus comemora o Dia Nacional da Cultura com programação gratuita
Ilhéus ganha mais duas academias ao ar livre
Prefeito de Ilhéus discute com Embasa a ampliação do Abastecimento de água
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu nesta quarta-feira (31-10), em Salvador com o Diretor de Operação e Expansão Sul da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Carlos Alberto Pontes, e a superintendente para a região Sul, Rita de Cássia Bonfim, para tratar de assuntos relativos à expansão dos serviços de distribuição de água em Ilhéus. Durante o encontro, foram apresentados os projetos que estão em análise na Prefeitura e os que estão aprovados, de modo especial ao longo da BR-415, nos bairros do Banco da Vitória, Vila Cachoeira e Salobrinho.
Segundo o prefeito, sua preocupação mais imediata é o atendimento as 1.300 unidades residenciais do projeto Minha Casa, Minha Vida, que serão entregues aos selecionados até o final do mês de novembro. Em resposta à solicitação, a direção da Embasa se comprometeu em iniciar, ainda nesta segunda-feira (5) a ligação do conjunto habitacional na rede existente, enquanto aguarda a aprovação do projeto pelo Derba, para a ampliação da rede, com a finalidade de prestar um melhor atendimento.
O prefeito de Ilhéus também apresentou outros projetos, os quais já foram aprovados e licenciados pelo município, bem como os que estão projetados, porém, ainda não aprovados, a exemplos dos localizados no litoral – no distrito de Aritaguá e de Olivença, e, especialmente, os que estão localizados ao longo da BR-415. “A cada dia aumenta a nossa demanda pelos serviços de abastecimento de água, que vem se tornando um gargalo para novos investimentos e o consequente desenvolvimento do nosso município”, avaliou.
Segundo os estudos realizados pela Prefeitura, os projetos de infraestrutura e logística que serão implantados já apresentam reflexos no crescimento do município, com a implantação de novos empreendimentos, tanto empresariais como habitacionais. Para a concretização, a município conta com a participação direta do Estado, de modo especial na implantação da estrutura básica, como fornecimento de água e energia elétrica, segurança, saúde, educação, assistência social e mobilidade urbana, para que esse crescimento seja ordenado, melhorando a qualidade de vida dos ilheenses.
Lembrou Newton Lima, que as comunidades afetadas direta e indiretamente com o projeto do Complexo Intermodal do Porto Sul tiveram participação efetiva com os técnicos de diversas secretarias estaduais no levantamento das demandas e definição das prioridades de cada localidade. “Os técnicos de todas as secretarias da prefeitura, participaram, juntamente com o Ibama, da construção do Caderno de Investimento, que faz parte do licenciamento ambiental do projeto e agora esperam que os compromissos assumidos sejam, finalmente honrados pelos poderes públicos”, disse o prefeito.
Para atender a demanda iminente de Ilhéus, ficou decidida a realização de uma reunião com a participação dos empreendedores, com a finalidade de definir a participação dos poderes públicos e da iniciativa privada, tanto na elaboração dos projetos como na execução dos mesmos. “Existem grandes possibilidades de podermos realizar parcerias, o que viria a facilitar a implantação das obras e serviços”, concluiu o prefeito Newton Lima.
Ilhéus comemora o Dia Nacional da Cultura com programação gratuita
Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5), a Fundação Cultural (Fundaci) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresentarão, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o espetáculo de dança “…Ou Isso”, dos premiados coreógrafos Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro. O espetáculo, que conta com direção coreográfica de Jomar Mesquita e direção artística de Jorge Vermelho, será apresentado nos próximos dias 6 (terça-feira) e 7 de novembro (quarta-feira), sempre às 21 horas.
Após estreiar na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), circular por diversos teatros da capital baiana e ser apresentado no Teatro Cidade do Saber, localizado no município de Camaçari, “…Ou Isso” chega agora em Ilhéus para duas apresentações gratuitas. No palco, 25 bailarinos apresentam um belo espetáculo que remete à tradição das danças de salão e é livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, um dos principais poetas contemporâneos do Brasil.
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, essa iniciativa possibilitará o livre acesso da comunidade a um espetáculo com qualidade técnica e artística indiscutível. “Estamos contribuindo para o fomento da produção, circulação, reflexão e formação em dança na nossa cidade”, afirma o presidente. Nessa montagem, o BTCA aprofunda outras possibilidades de enxergar o mundo, de ver as coisas, transpondo sentidos, com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas, ao mesmo tempo, mais astuto e sincero.
Realização – O BTCA é mantido pela Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado e do Teatro Castro Alves. Para realização do projeto de circulação em Ilhéus, a Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural, contou com o apoio do Ilhéus Praia Hotel, Faculdade de Ilhéus, Biboka Lanchonete e Restaurante, TV Santa Cruz, Gabriela FM, Diário de Ilhéus e imprensa regional.
Quem quiser conferir de perto todos os detalhes da recente montagem do BTCA poderá assistir gratuitamente as duas apresentações de “… Ou Isso”, trabalho que traduz o diálogo estético da Companhia com o contemporâneo. A diretora do Teatro Municipal de Ilhéus, Flávia Maciel, avisa ao público em geral que não será necessário apresentar convite na entrada do TMI. Apesar disso, ela ressalta que o espetáculo começará, pontualmente, às 21 horas e que, em função dessa decisão, será respeitada a capacidade de até 450 pessoas por apresentação.
Ilhéus ganha mais duas academias ao ar livre
A chegada do verão reforça a necessidade de intensificar as práticas saudáveis, a exemplo dos exercícios físicos. Em Ilhéus, a população que procura a avenida Soares Lopes para realizar corridas, caminhadas e outras modalidades de exercícios físicos passarão a contar com dois importantes suportes. Esta semana, dando continuidade ao convênio estabelecido entre a Prefeitura de Ilhéus, o Instituto Superior de Sustentabilidade (Isus), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e com as empresas Depil Action e Cicon Construtora e Incorporadora, instalou mais dois módulos da Academia ao Ar Livre.
O primeiro equipamento já se encontra em funcionamento e está instalado nas proximidades da praia do Cristo. No local é possível encontra quatro equipamentos: Elíptico mecânico, que serve para perder calorias e adquirir resistência física; a Paralela dupla, que trabalha músculos do peitoral e fortalece a musculatura; o Espaldar, que trabalha o alongamento total dos membros superiores e inferiores e o Abdominal duplo, aparelho pra a prática de abdominais e fortalecimento da musculatura do abdômen. Este módulo, segundo técnicos da prefeitura, foi viabilizado graças a uma parceria com a empresa Depil Action, que durante dois anos, usará o espaço para reforçar a divulgação de sua marca, “vinculando-a a uma iniciativa que objetiva melhorar a qualidade de vida da população”.
Já próximo ao Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães foi instalado outro módulo da Academia ao Ar livre, resultado de uma parceria com a empresa Cicon Construtora e Incorporada. O módulo também possui quatro aparelhos, com as mesmas características. O primeiro módulo da Academia ao ar Livre foi instalado na avenida Lomanto Júnior, próximo a cabeceira da ponte e foi fruto de uma parceria com a empresa Hering Store. O local já é bastante freqüentado por praticantes de atividades físicas e em parceria com a Uesc, vários instrutores de educação física para prestar orientações.
O professor Marco Aurélio Ávila coordena o projeto MOVA-SE, do Instituto Superior de Sustentabilidade (Isus), que prevê a instalação de 17 módulos para a prática de atividades físicas ao ar livre em diversos pontos da cidade. Além do Pontal e Av. Soares Lopes, está prevista a instalação dos módulos em locais como os altos São Sebastião e Soledade e os bairros Cidade Nova, Nova Brasília, Jardim Savóia, Malhado, São Miguel, Hernani Sá e Conquista.