Mirabela realiza primeiro carregamento operacional de níquel pelo Porto de Ilhéus
Seguem em ritmo acelerado melhorias na Rua do Ouro, no Salobrinho
Saúde promove ações contra a dengue em Ilhéus
Ilhéus discute frequência escolar e o programa Bolsa Família
Ídolos da MPB e artistas regionais vão dar o tempero musical noFestival Ilhéus Sons & Sabores do Mar
Mirabela realiza primeiro carregamento operacional de níquel pelo Porto de Ilhéus
Mais uma carga de concentrado de níquel foi embarcada pelo Porto de Ilhéus este ano. O embarque ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º) e foi acompanhado pelo prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, e o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto. Desta vez, trata-se, de acordo com o diretor operacional da Mirabela Mineração do Brasil – empresa responsável pelo envio da carga –, Cláudio Lyra, do primeiro carregamento operacional de níquel feito pelo Porto de Ilhéus. Em janeiro deste ano, a empresa realizou o embarque de 3,9 mil toneladas, mas foi considerado experimental, “já que várias condições de logística foram avaliadas durante o processo”.
A carga de 8 mil toneladas de concentrado de níquel pertence a empresa russa Norilks e está sendo encaminhada pelo navio Archangelgracht, de bandeira holandesa e modelo aciglass, para o porto de Mantyluoto na cidade de Pori, na Finlândia. De lá segue para a planta da empresa Norilks, localizada em outra cidade finlandesa, Harjavalta. A Norilks – considerada a maior produtora de níquel do mundo – e a Votorantim possuem, até 2014, contrato com a Mirabela, para vender 50% da produção para cada uma. Cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas diretamente neste carregamento operacional, que deve chegar ao destino final dentro de um prazo de 25 a 30 dias.
Ilhéus, segundo explicou Cláudio Lyra, foi escolhida como porta de saída dos produtos da Mirabela, “que vem buscando a revitalização do Porto de Ilhéus, que até então se encontrava com sua capacidade ociosa”. Para o prefeito Mário Alexandre o apoio da Mirabela, junto com o Governo do Estado, vem possibilitando uma realidade bastante promissora para o Porto de Ilhéus, “que agora passa a ter possibilidades mais concretas para atrair novas empresas e escoar sua produção”.
Os carregamentos de concentrado de níquel devem ocorrer a cada dois meses e o próximo está previsto para o mês de maio. O embarque da carga foi acompanhado ainda pela assessora de Logística da Mirabela, Iracema Sacramento, e pelo diretor de Planejamento e P&D, Eduardo Faria.
Seguem em ritmo acelerado melhorias na Rua do Ouro, no Salobrinho
A Rua do Ouro, no bairro Salobrinho, é mais uma das vias beneficiadas por uma das frentes de trabalho do governo municipal, que há cerca de 20 dias deu início à etapa final das melhorias. Os trabalhos incluem manutenção e ampliação da rede de drenagem das águas da chuva e pavimentação. Um total de 15 homens trabalha na rua, que possui 405 metros de extensão.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Marconi Queiróz, responsável pela pasta que executa a obra, a melhoria daquela área é um pedido antigo da comunidade e vai mudar a realidade dos moradores daquela artéria. “Essa população sempre teve problemas nos períodos de chuva, devido à lama que se acumulava, mas agora com o serviço que estamos executando vai ser coisa do passado”, ressalta.
Para a moradora Valdilene Ribeiro, que reside na rua há mais de 20 anos naquela rua, a obra já está proporcionando a melhoria na auto-estima dos moradores. Já Maria Conceição Sales, moradora há dois anos da rua do Ouro, explicou que durante o tempo que reside no local não tinha visto ser feita nenhuma melhoria na rua. “Quando chovia, espalhava lama e exalava um mau cheiro forte, que incomodava a todos”, lembra.
Na manhã da última terça-feira (29) foi iniciada a pavimentação com paralelos, após a conclusão da manutenção da rede de drenagem pluvial, que incluiu substituição de manilhas e construção de novas caixas de passagem de água, além da colocação de meio-fio.
Alto Nossa Senhora das Graças – Localizado numa das transversais da avenida Princesa Isabel, o Alto N. S. Graças é um dos morros contemplados dentro do pacote de obras emergenciais. Lá o trabalho incluiu contenção de encostas, melhoria dos acessos, colocação de guarda-corpo e melhorias na rede de drenagem pluvial.
Já concluída, a obra está mudando a realidade dos moradores do local, assim como nos outros locais da cidade que estão sendo beneficiadas com esses serviços, possibilitados após a liberação de R$ 10 milhões, provenientes de um convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Ministério das Cidades.
Saúde promove ações contra a dengue em Ilhéus
O Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia prossegue com uma nova etapa neste mês de abril. Através da iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Secretarias Municipais de Saúde, esta nova etapa consiste em uma programação de grandes faxinaços contra a dengue, que será realizado em dez municípios baianos dando continuidade ao Projeto de Mobilização.
Em Ilhéus, um grande faxinaço será realizado na próxima quarta-feira (6), no Alto do Coqueiro, Malhado. As atividades englobam recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros. O objetivo é sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária, e incentivar os outros bairros participantes a também ter iniciativas como essa.
Participarão destas atividades equipes técnicas da Sesab, da Flem, das secretarias municipais da Saúde (vigilância sanitária, agentes de endemias e comunitários), Educação, Desenvolvimento Urbano, empresa de limpeza pública, e moradores do bairro. Em Ilhéus, o Projeto de Mobilização Social atua em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: os Altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.
Iniciado em julho de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, de formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e Municípios), de capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto.
Números e Ações- Segundo os últimos dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município, de 1º de janeiro até o dia 31 de março foram registrados no município de Ilhéus 289 casos de dengue. Neste mesmo período, foram notificados seis casos de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença. Os bairros ilheenses que tiveram um maior número de notificações foram o Malhado, com 43 casos; Nelson Costa, com 40 casos; e o Ilhéus II, que contabilizou um total de 23 casos.
Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, o bairro Ilhéus II apresentou uma concentração elevada de casos de dengue para o tamanho territorial. Devido a isto, a Secretaria da Saúde estará intensificando o bloqueio de transmissão com o fumacê costal no bairro Ilhéus II. Neste sábado (2), também será realizado no Ilhéus II um mutirão no trabalho de campo envolvendo os supervisores e alguns agentes de endemias, para identificar os focos geradores e realizar assim o tratamento focal. Além disso, outras ações de prevenção e educação estão sendo desenvolvidas. Diversos cartazes já foram distribuídos aos líderes comunitários de bairros do município para colagem em lugares estratégicos. Além disso, uma equipe da secretaria da saúde visita as casas com focos positivos para o trabalho de educacional.
O departamento de Vigilância à Saúde realiza também o monitoramento semanal da dengue, recolhendo todas as notificações de casos apresentados nos hospitais e unidades de saúde do município. Além disso, há o trabalho de bloqueio ao foco através do fumacê costal, que são aplicados nas proximidades das residências que possuem os casos notificados. Assim, os profissionais deste departamento salientam a importância do paciente disponibilizar corretamente seu endereço nas unidades e hospitais, para que posteriormente este trabalho possa ser realizado.
Ilhéus discute frequência escolar e o programa Bolsa Família
Com o objetivo de conscientizar a gestão escolar sobre a importância de manter o controle de entrada, saída e frequência dos estudantes para o envio de relatórios, informar a nova sistemática de trabalho do Programa Bolsa Família e esclarecer dúvidas, a Secretaria de Educação de Ilhéus coordenou reunião com diretores de escolas das redes pública e particular de ensino sobre questões ligadas ao projeto Presença, do Bolsa Família. O encontro foi na tarde de quarta-feira (30), no auditório do Colégio São Jorge, na avenida Sares Lopes.
Ao fazer a exposição de motivos do programa, a secretária Lidiney Campos disse que o sistema de acompanhamento da frequência escolar é bimestral da frequência escolar de cada integrante da família beneficiária com idade entre 6 e 18 anos. O acompanhamento é realizado pelo Ministério da Educação cinco vezes por ano, pela Prefeitura de Ilhéus. A secretária explicou que “o nosso papel é informar a frequência de todos os beneficiários, podendo ainda cadastrar e treinar diretores de escolas, buscar informação de alunos não localizados pelo sistema e promover a integração com as áreas social e da saúde para ações integradas no município”.
A secretária reafirmou que o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, de acordo com a lei 10.836, de 9 de janeiro de 2004 e o decreto número 5.209, de 17 de setembro de 2004. “Vale ressaltar que ele possui duas condicionalidades para que as famílias se mantenham no programa. Estas condicionalidades estão vinculadas à educação e à saúde. No caso da educação, as famílias se comprometem em manter as crianças e adolescentes em idade escolar frequentando a escola e na saúde, as famílias devem cumprir com os cuidados básicos em saúde, ou seja, o calendário de vacinação, para as crianças entre 0 a 6 anos, e a agenda pré e pós-natal para as gestantes e mães em amamentação”.
Ídolos da MPB e artistas regionais vão dar o tempero musical no Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar
A agenda de shows do Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar, que acontece em Ilhéus, sul do estado, no período de 20 a 24 de abril, inclui artistas nacionais e valoriza a “prata da casa” que terá a oportunidade de mostrar o seu talento. O festival reunirá no Centro de Convenções de Ilhéus, gastronomia, música e artesanato, atraindo para o município, no período da Semana Santa, visitantes de diversas localidades da Bahia e até de outros Estados.
Os shows com artistas e bandas regionais começam na quarta-feira (20), às 19 horas, no estacionamento do Centro de Convenções, onde acontecerá o festival gastronômico, com a presença das bandas “2+1” e o Grupo “Tudo AV”. Na quinta (21), a festa será iniciada às 18 horas, com a participação da Banda Zabumbahia e do forrozeiro Adelmário Coelho. Neste dia, especificamente, será cobrado pelo acesso o valor de R$ 15. Nos demais, para ter acesso ao festival e aos shows regionais que acontecerão na área de estacionamento, a taxa é de apenas R$ 5.
Na sexta-feira (22), as apresentações musicais ficarão por conta da cantora Brena Gonçalves e o Grupo “Bossa Jazz”. No sábado, na área do estacionamento, a Banda “Soma 3” e a cantora Jane Monteiro. Já no auditório principal do Centro de Convenções, estará se apresentando, a partir das 21 horas, o cantor e compositor Seu Jorge, um dos mais influentes nomes na atualidade da Música Popular Brasileira. Os ingressos ainda podem ser adquiridos. O Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar prossegue até o domingo (24), com a realização de um baile infantil com a participação de DJs e do cantor Herval Lemos.
Paralelamente a esta agenda cultural, acontecerão na área de estacionamento do Centro de Convenções, mini-cursos e um festival gastronômico, com a participação de chefs de cozinha de diversos restaurantes da cidade, tendo a comida típica da Bahia como prato principal. A organização do evento informa que o show com a cantora Fernanda Porto, que estava previsto para acontecer neste evento, foi transferido diante da impossibilidade de ajustes na agenda de shows da artista.
O festival, de acordo com o publicitário Marco Lessa, celebra a diversidade cultural da Bahia. “Será um local onde os visitantes vão poder saborear os mais diversos pratos típicos oferecidos nos restaurantes de Ilhéus ao som de grandes nomes e intérpretes da Música Popular Brasileira”, explica o publicitário. O evento contará, segundo a organização, com uma estrutura de primeira linha que permitirá a realização simultânea de todas as atividades previstas no projeto. O Festival Sons & Sabores do Mar é uma realização da ATIL, Costa do Cacau Convention & Visitors Bureau, em parceria com Sebrae e M21, e apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa e Prefeitura de Ilhéus.