PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeito e Coolimpa assinam termo de permissão de uso de galpão no Itariri

Projeto de Lei institui adicional de proteção para os salva-vidas de Ilhéus

Alunos do Colégio Militar Rômulo Galvão vão homenagear centenário de Jorge Amado

Prefeito e Coolimpa assinam termo de permissão de uso de galpão no Itariri

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e a presidente da Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa (Coolimpa), Deizemeire da Silva Souza, assinaram nesta sexta-feira (28), no gabinete do Chefe do Executivo no Palácio Paranaguá, o Termo de Permissão de Uso do galpão no Aterro do Itariri. A concessão do bem público municipal tem o prazo de 20 anos e se destina exclusivamente à coleta, seleção e triagem dos materiais recicláveis e suporte da coleta seletiva do município de Ilhéus.

Segundo o prefeito Newton Lima, aos poucos o processo de reciclagem de resíduos sólidos vai sendo consolidado em Ilhéus, uma das primeiras cidades na Bahia a se adequar à lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que impõe a exposição de resíduos de forma adequada em aterros até 2014. Informa, Newton Lima, que o processo em Ilhéus demandou grandes esforços, tanto do poder público municipal, quanto do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e de instituições parceiras.

No entender de Newton Lima, o esforço pela reciclagem é uma obrigação de todas as partes responsáveis envolvidas, no sentido para eliminar os lixões, reciclar o que for passível de reciclagem e enviar os restos a aterros. Esclarece o prefeito que os municípios que não cumprirem os prazos estabelecidos em lei vão ter dificuldades para conseguir recursos nas áreas federal e estadual, prejudicando, sobretudo, o meio ambiente e a população.

O galpão cedido para a Coolimpa mede 15,89 X 18 metros e está localizado no Aterro do Itariri, numa área de 5.809,68 metros quadrados. No galpão serão implantados equipamentos, a exemplo de sala de prensa e estocagem, sala convivência e capacitaçãotação, conforme planta elaborada pelos técnicos da Prefeitura e Conder. A prefeitura também se responsabilizará pela coleta no galpão de triagem do rejeito e sua disposição final, o fornecimento de energia trifásica e de água, pelo período de dois anos, a partir do funcionamento.

De acordo com o Termo de Permissão de Uso, a Coolimpa será a responsável pelas despesas de adaptação e manutenção do imóvel, uso adequado do local, que deverá ser exclusivo para o trabalho e capacitação dos colaboradores. Também serão deverão responder por danos materiais causados a terceiros, decorrentes dos atos e atividades descritos no documento.

 

Projeto de Lei institui adicional de proteção para os salva-vidas de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, enviou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui o adicional de proteção, valor que será pago, mensalmente, no percentual de 20% (vinte por cento) sobre o salário mínimo. O referido valor tem a finalidade de oferecer ao quadro de salva-vidas do município todas as condições necessárias para a aquisição de colírios e protetores faciais, labiais e corporais, produtos considerados fundamentais para o desempenho da função. O artigo 3º do projeto de lei enfatiza que o adicional poderá deixar de ser pago quando o Município de Ilhéus passar a fornecer os referidos itens.

Na sua mensagem, o prefeito Newton Lima lembra que o envio do projeto de lei ao Poder Legislativo Municipal atende ao que preceitua a legislação em vigor. “Este adicional visa evitar que os nossos salva-vidas trabalhem seus os produtos necessários à proteção de seus corpos, como a pele e os olhos, muitas vezes expostos aos prejudiciais raios ultravioletas”, comenta. Ainda segundo o chefe do Executivo ilheense, o percentual de 20% sobre o salário mínimo é suficiente para que os profissionais possam adquirir os produtos, “inclusive escolhendo os produtos de melhor qualidade e sem riscos de qualquer reação alérgica”, diz.

Raios ultravioleta – A radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o planeta Terra e é essencial para a preservação do calor e da existência da vida. No entanto, em função dos buracos produzidos na camada de ozônio, os seres humanos passaram a ficar expostos a esta radiação. Sem a camada de ozônio e sem a devida proteção, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.

Segundo os dermatologistas, a radiação UV se divide em radiação UVA e UVB. A radiação UVA constitui a maior parte do espectro ultravioleta e possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma no verão e no inverno. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo um pouco maior entre as 10 e as 16 horas do que nos outros horários. Além de possibilitarem outros malefícios, continuam os dermatologistas, os raios UVA são os principais responsáveis pelo chamado fotoenvelhecimento.

Câncer de pele – Por sua vez, a Radiação UVB apresenta uma incidência bem maior durante o verão, especialmente entre as 10 e as 16 horas. De acordo com a maior parte dos especialistas, os raios UVB penetram superficialmente na pele e são os causadores das queimaduras solares, “principais responsáveis pelas alterações celulares que levam a doenças como o câncer de pele”, explicam.

 

Alunos do Colégio Militar Rômulo Galvão vão homenagear centenário de Jorge Amado

O Colégio da Polícia Militar “Rômulo Galvão” (CPM), como integrante do programa nacional “Mais Educação”, está executando, em turno oposto às aulas regulares, diversas atividades educativas, como oficinas de teatro, fanfarra, horta, letramento e matemática. A proposta é ampliar as oportunidades de aprendizagens, melhorando, com isso, o desempenho escolar dos estudantes participantes dessa experiência pedagógica.

Durante as aulas da oficina de teatro, ministradas pelo arte-educador Alderacy Pereira da Silva Júnior, os estudantes tiveram acesso à vida e à obra do escritor Jorge Amado. O resultado da referida oficina será a apresentação do sarau “A Expressão Poética da Região Grapiúna – Tributo a Jorge Amado” nesta quarta-feira (3 de outubro), às 16 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Além do apoio da equipe técnica da escola, a oficina de teatro contou com a coordenação da pedagoga Ana Rita dos Santos.

A oficina de teatro do programa federal “Mais Educação”, ministrada no CPM de Ilhéus, funcionou como laboratório para o sarau “A Expressão Poética da Região Grapiúna”, trabalho que tem o objetivo de festejar os cem anos de Jorge Amado, bem como de evidenciar a produção literária do escritor baiano para crianças e adolescentes, principalmente. “O espetáculo teatral de Eliane Sabóia, ‘Fantasia Jorgeamadiana’, e o documentário sobre Carlos Drummond de Andrade, ‘Poeta de Sete Faces’, serviram de estímulo para a criação e para a produção do evento por conta dos conteúdos exibidos e das homenagens aos ilustres artistas”, acrescentam os coordenadores do evento.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *