Experiência do Sebrae aumentou em 31% a produção de leite em fazendas baianas

Assessoria Gerencial desenvolvida em 373 propriedades baianas vai aumentar produção estimada em 12 milhões de litros/ano. O assunto foi discutido em Ilhéus durante encontro

Encontro em Ilhéus reuniu representantes do Sebrae nos estados nordestinos que participam do programa
Uma experiência em Assessoria Gerencial Tecnológica desenvolvida por técnicos do Sebrae da Bahia em 373 fazendas de produção de leite bovino no Estado – número que representa apenas 0,31 por cento das propriedades do gênero em território baiano – tem revelado um crescimento significativo na produção baiana de leite, estimada hoje em 21 milhões de litros por ano. Em 2010, as fazendas beneficiadas pelo projeto – denominado de Agetec – tiveram, em média, um aumento de 31 por cento – se comparados aos números do ano anterior – na produção de leite in naturae os resultados chamaram a atenção de gestores do Sebrae em sete estados nordestinos que compõem o Projeto Estruturante do Leite na região.

 


Com exceção do Piauí, os demais estados buscam desenvolver conjuntamente estudos sobre legislação tributária, fiscal e sanitária do leite. “É como se a região nordeste fosse um país e buscássemos aproximar cada vez mais as políticas públicas de cada estado, que são diferentes, compartilhando ações estruturadoras, experiências e valorizando os produtos regionais derivados do leite”, explica Alexandre Alves, coordenador do projeto.

Célia Fernandes, responsável pelo setor de Agronegócio do Sebrae da Bahia, destaca que a idéia central do programa é de que a Bahia não seja concorrente da Paraíba, nem a Paraíba seja concorrente de Pernambuco. “Concorremos é com estados fora da nossa região e o nosso objetivo é tornar cada vez mais competitiva a cadeia produtiva do nordeste que hoje ainda importa leite para garantir o atendimento ao consumo”, salienta.

Ilhéus – Realizada a cada trimestre em uma região do nordeste, a reunião do Projeto Estruturante do Leite aconteceu, desta vez, em Ilhéus, sul da Bahia. Os gestores nordestinos do Sebrae estiveram reunidos para monitorar o projeto, compartilhar experiências e avaliar os principais resultados práticos desta união. Os técnicos conheceram um dos exemplos vitoriosos do Agetec, na Fazenda Água Boa, município de Barro Preto e ficaram impressionados com a simplicidade e eficiência do programa implementado por gestores baianos do Sebrae e que é modelo em seu setor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *