Newton Lima garante participação em movimento de prefeitos em Brasília
Seduc e Crie promovem Dia Nacional do Surdo
Cantor Nozinho apresenta show “100 anos de Jorge e 14 sem Tim”
Newton Lima garante participação em movimento de prefeitos em Brasília
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, foi convidado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para participar do evento Mobilização Permanente: “A Crise Financeiras dos Municípios”, que será realizada em 10 de outubro, a partir das 9 horas, Auditório Petrônio Portela, no Congresso Nacional, Brasília/DF. No encontro, a Conferação Nacional de Municípios vai apresentar à sociedade e à imprensa os motivos pelos quais os municípios brasileiros estão atravessando por uma situação financeira complicada.
Por solicitação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os prefeitos também podem contribuir para ampliar o debate através da apresentação das causas que contribuíram para as dificuldades do seu município e quais as alternativas adotadas para minimizar os problemas para superá-los. Outra preocupação da CNM é com as atividades a serem realizadas para o encerramento do mandato, no sentido de não ser posteriormente penalizado pelos tribunais de contas.
Segundo o prefeito Newton Lima, algumas das preocupações da direção da CNM já estão sendo instrumentalizadas em Ilhéus com a realização do curso sobre encerramento de mandato, ministrado pelo pelo professor universitário e analista de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Adelmo Guimarães. A capacitação, que é uma orientação do próprio TCM, é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município, em parceria com o Centro de Capacitação em Gestão Pública (Acom).
Apesar das providências que estão sendo adotadas pela Administração Municipal, o prefeito Newton Lima ressalta as dificuldades ultrapassam os trâmites burocráticos legais, causados por gestões anteriores, que adquiriram bens e serviços e honraram os pagamentos. Informa o prefeito, que essas contas se transformaram em ações judiciais e que hoje são cobradas sob a forma de precatórios, através de bloqueios e sequestros nos recursos decorrentes da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Informa, ainda, o prefeito de Ilhéus, que as ações judiciais de origem trabalhista são outros entraves para a realização de investimentos e o custeio da máquina pública, como ocorrem atualmente. Para Newton Lima, grande parte das ações foram “vencidas” por absoluta desídia da Procuradoria Jurídica da época e se transformaram em precatórios altíssimos, sendo que chegou ao ponto de ex-secretário receber pagamento da ordem de cerca de R$ 2 milhões, o que é considerado um valor fora da realidade. “Estamos empenhado em conseguir junto à Justiça do Trabalho a declaração de nulidade de parte dessas ações, por serem consideradas inconstitucionais”, revelou o prefeito.
Seduc e Crie promovem Dia Nacional do Surdo
A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Referência á Inclusão Escolar (Crie), promove nesta quarta-feira (26) programação especial pelo Dia Nacional dos Surdos. Para tanto, um estande será montado no largo cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, e funcionará a partir das 9 horas com diversas atividades.
Um dos membros da Associação dos Surdos de Ilhéus, Lindomar Cardoso, será o responsável por abrir o evento, que logo em seguida terá abertura oficial com a execução do hino nacional interpretado em libras pelos alunos da Escola Rotary Renato Leite da Silveira. Em seguida, para abordar o tema “10 anos da Lei de Libras no Brasil”, a mãe do aluno Acácio, da Escola Municipal Odete Salma Medauar, Cristina, do estudante Paulo Roberto, do Colégio Modelo, Angélica e a mãe da aluna Jamile, da Escola Rotary falam sobre as “Libras em minha vida”.
A programação do estande também abrirá espaço para depoimentos de pessoas que convivem com a surdez, como Leandro Neylon, Lindomar Cardoso, Dasaive e Marione. A intérprete de Libras, Simone Angeli vai ministrar palestra sobre “Legislação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o mundo do trabalho”. A atuação do Sine Bahia, cursos e empregabilidade para pessoas com deficiência também será outro tema a ser discutido durante a atividade.
O encerramento ficará por conta da aula com sinais dos pontos turísticos de Ilhéus e panfletagem pelas ruas do comércio de Ilhéus, para levar informações à população sobre os direitos e a realidade dos surdos e mudos. De acordo com a gerente do Crie, Lucília Santos da França Lopes, o evento além de divulgar as ações implantadas pelo município voltadas para os surdos, “ajuda a chamar a atenção da população para as Libras, que vão servir como importante instrumento de inclusão”.
Cantor Nozinho apresenta show “100 anos de Jorge e 14 sem Tim”
Nesta quinta-feira (27), a partir das 19h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus, o cantor Nozinho apresenta o show “100 Anos de Jorge e 14 sem Tim”. Nozinho, juntamente com sua banda, vai interpretar canções que embalaram adaptações das obras do escritor Jorge Amado, que caso estivesse vivo teria completado 100 anos no último dia 10 de agosto, além de render homenagens ao cantor Tim Maia, morto há 14 anos.
O show contará com as participações especiais da banda O Quadro e dos cantores Kikó, Alana Lima, Leonardo Léo, Herval Lemos, Cláudio Vieira, Amanda Andrade e Maikel Nagô, para reverenciar o saudoso Tim Maia. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro. Outro espetáculo que deve agitar a programação do TMI é a apresentação do espetáculo “… Ou isso”, do Balé Teatro Castro Alves, dias 6 e 7 de novembro.
O espetáculo aborda outras possibilidades de enxergar o mundo, de ver as coisas, transpondo sentidos, com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas ao mesmo tempo mais astuto e sincero. “Transfigurar a realidade, ver com olhos livres de modelos pré-concebidos”, esse é o foco do espetáculo de acordo com a direção do espetáculo. A coreografia de “… Ou isso” é assinada por Rodrigo de Castro e Jomar Mesquita (que também assina como diretor coreográfico), com direção artística de Jorge Vermelho.