Centenas de pessoas prestigiam desfile de 7 de setembro em Ilhéus
Ilhéus atinge meta da vacinação e imuniza mais de 80% dos animais
Prefeitura de Ilhéus inicia a instalação de 10 mil lâmpadas em toda a cidade
Centenas de pessoas prestigiam desfile de 7 de setembro em Ilhéus
Centenas de pessoas foram até a Avenida Soares Lopes na última sexta-feira, dia 7 de setembro, para acompanhar o desfile cívico que marcou as comemorações pelos 190 anos de independência do Brasil. O evento foi iniciado com a solenidade de revista da tropa e hasteamento da bandeira, seguido da execução do hino nacional, feito pela banda marcial da Polícia Militar. Do palanque oficial, diversas autoridades militares e municipais acompanharam a manifestação cívica.
Cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes das rede pública e privada, membros de entidades da sociedade civil organizada, integrantes de grupamentos militares participaram do desfile que este ano trouxe o tema “Brasil Amado, Seu Povo, Sua História!”. O desfile, acompanhado por centenas de pessoas, principalmente por pais e parentes dos alunos que desfilaram, foi dividido em pelotões e contou com o apoio de sistema de sonorização, espalhado por toda a extensão da Soares Lopes. Equipes da secretaria de Saúde estiveram presentes ao local com ambulâncias. Além disso, banheiros químicos e barracas para a comercialização de bebidas e comidas, espalhados pelo circuito, também fizeram parte da infra-estrutura do evento.
O Grupamento Militar foi o primeiro a desfilar pela Avenida Soares Lopes, seguido do segundo grupamento, formado por membros e representantes de entidades da sociedade civil organizada e clubes de serviço. Já o terceiro grupamento foi formado por colégios particulares de Ilhéus e banda marcial. O quarto grupamento contou com a presença por alunos e professores das escolas localizadas na zona rural. O último grupamento a desfilar pela Soares Lopes foi o formado por escolas estaduais, que também contou com banda marcial.
O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e o Projovem Adolescente, ambos programas de transferência de renda do Governo Federal executado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus também participaram do desfile cívico de 7 de setembro. Com a participação de cerca de 60 crianças e adolescentes que freqüentam os programas, o desfile mostrou a história do centenário do escritor Jorge Amado e também levou ao público uma fanfarra organizada pelos próprios adolescentes do Projovem.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro cerca de 30 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
Já o Peti atende hoje cerca de 1000 crianças, divididas em espaços socioeducativos espalhados nas áreas de maior vulnerabilidade social e também em distritos da cidade, como Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Banco do Pedro, Inema, Nelson Costa, Ponta da Tulha, Barra entre outros. Ainda para este ano, serão implantados mais dois espaços do programa nos distritos de Vila Olímpio e Banco Central.
Ilhéus atinge meta da vacinação e imuniza mais de 80% dos animais
A campanha de vacinação antirrábica realizada em Ilhéus nos meses de julho e agosto obteve um saldo extremamente positivo e conseguiu atingir a meta proposta de vacinar 80% dos animais do município. Ao todo foram imunizados 83,38% dos cães e gatos na área urbana, o equivalente a 24.572 animais. Já na área rural, 86% dos cães e gatos receberam vacinação antirrábica.
Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses do Município (CCZ), Aloísio Correia, os bons números se devem ao prolongamento municipal da campanha. “O encerramento da campanha estadual oficial foi no dia 09 de agosto. No entanto, estendemos a campanha em Ilhéus até o dia 27 de agosto, o que nos deu mais tempo para trabalhar os territórios e atingir as nossas metas”, afirmou o coordenador.
O público alvo da campanha foram todos os cães e gatos a partir de três meses de vida, sendo que a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Aqueles que não imunizaram seus animais ainda terão oportunidade de obter a vacinação gratuita, uma vez que o CZZ continuará a disponibilizar a vacina. Os proprietários de animais podem imunizar seus cães e gatos de segunda a sexta-feira, sempre pela manhã, no Centro de Testagem e Amostragem (CTA) no antigo Sesp, na avenida Canavieiras
O CZZ de Ilhéus continua ainda a realizar outras atividades relacionadas ao controle de animais na cidade. Um dos serviços mais procurados, segundo o coordenador do local, é o combate a roedores e caramujos. Segundo informações do centro, são realizados cerca de 30 atendimentos semanais, conforme as denúncias recebidas. A população pode realizar denúncias através do telefone 3634-4434. Uma equipe do CZZ visita os locais solicitados para a colação de veneno e retorna após quinze dias para o acompanhamento e verificação.
Prefeitura de Ilhéus inicia a instalação de 10 mil lâmpadas em toda a cidade
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou nesta segunda-feira (10) uma grande operação para melhorar de forma significativa o serviço de iluminação pública em Ilhéus. De acordo com informações do secretário Benílson Veloso, no prazo de 15 dias, serão instaladas cerca de 10 mil lâmpadas brancas de 250 wattz em toda a cidade. O trabalho, que também envolverá a troca de braços, reatores e foto-células, bem como os serviços posteriores de manutenção, será executado pela empresa Citeluz, multinacional vencedora do processo licitatório.
Segundo Benílson Veloso, o trabalho de melhoria da iluminação pública de Ilhéus será iniciado a partir das ruas e avenidas do centro da cidade, como Tiradentes, D. Pedro II, Bento Berilo, Eustáquio Bastos, Araújo Pinho, Dois de Julho e Marques de Paranaguá. Na sequência, continua o secretário, as equipes da Citeluz serão deslocadas para o alto da Conquista, alto Teresópolis e Ladeira da Vitória.
“A terceira etapa deste trabalho será realizado, simultaneamente, nas zonas norte e sul de Ilhéus. Na zona norte, estaremos contemplando os bairros do Iguape, São Domingos, São Miguel, Barra de Itaípe, Malhado e morros adjacentes. Já na zona sul, a proposta é melhorar a iluminação da ponte, Lomanto Júnior, Sapetinga, ruas paralelas, Pontal, Nova Brasília, Nelson Costa e Hernani Sá, entre outros”, afirma.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, além de organizar ainda mais a cidade, a instalação das 10 mil lâmpadas será fundamental para deixar o município mais preparado para a chegada da alta estação, quando, tradicionalmente, Ilhéus recebe milhares de turistas. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas que, infelizmente, marcam o dia-a-dia da administração pública, o governo segue trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população”, reitera Benílson.