Uma frente de trabalho da secretaria municipal da Infraestrutura vem executando obras no sentido de melhorar a qualidade de vida dos moradores da rua Velosa de Baixo, do bairro Malhado, que sofre com problemas na rede de saneamento. Esta semana o titular da pasta, Angelito Dias, vistoriou as obras que estão sendo realizadas naquela rua, em conjunto com a Embasa. Após elaborar um projeto para a criação de uma rede de drenagem pluvial, a Embasa iniciou a vistoria e o desentupimento da rede de esgotos, bem como a mudança nas ligações clandestinas.
Explica o secretário municipal da Infraestrutura, Angelito Dias Filho, que na rua Velosa de Baixo são frequentes os alagamentos, causados – na grande maioria – pelas ligações de esgotos na rede de águas pluviais e vice-versa, provocando os entupimentos. Conforme planejado, a Embasa realizou uma inspeção na rede e, em seguida, executou o desentupimento através de bombeamento com equipamento de desobstrução de rede de drenagem.
Além buscar a solução para os problemas causados pelos entupimentos na rede de saneamento básico (águas pluviais e esgoto), a Prefeitura de Ilhéus, explicou Angelito Dias, vai executar a pavimentação de paralelepípedos na parte de cima da rua, no sentido de evitar o entupimento da rede com areia e outros materiais. “Esperamos resolver de forma definitiva essa situação que causa, há muitos anos, muitos transtornos para os moradores dessa rua”, afirmou o secretário Angelito Dias. A obra é realizada com recursos próprios.
Segundo o secretário, o problema da rede de saneamento (esgotamento sanitário e águas pluviais) foi agravado devido ao grande número de construções irregulares, que, inclusive, interceptaram o fluxo de esgotos e águas pluviais. “Agora, estamos realizando um trabalho com projeto técnico, além da conscientização dos moradores, para que não façam as ligações clandestinas, haja vista que os maiores prejudicados serão eles mesmos, obrigados a conviver com o mal cheiro, que causa problemas significativos à saúde da população”, explicou.