Técnicos estaduais debatem criação de região metropolitana na Ilhéus-Itabuna
Secretaria de Governo reúne membros de associações comunitárias e conselhos na 6ª
Mutirão na Central de Abastecimento alcançou os objetivos esperados
Atletas de Ilhéus conquistam pódios em etapa do Aquathlon Pan American Cup
Feijoada beneficente para jovem em recuperação
Técnicos estaduais debatem criação de região metropolitana na Ilhéus-Itabuna
Ao participar da abertura do seminário de desenvolvimento regional que visa ampliar discussões sobre a implantação da região metropolitana no eixo Ilhéus-Itabuna, o prefeito Newton Lima disse que eventos com estes têm a preocupação de buscar o debate e palestras técnicas sobre o desenvolvimento regional, que seu ver será um grande marco para diversos municípios baianos que estão no entorno destas duas cidades.
Por sua vez, o prefeito de Ibicuí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Cláudio Dourado, contou que a idéia é participar de debate sobre a proposta de formação da região metropolitana do Sul da Bahia, mas lamentou a ausência de diversas representações políticas regionais que perderam a oportunidade de tirar dúvidas de técnicos especializados a respeito do assunto, que deve mudar o cenário de desenvolvimento no sul da Bahia.
Na oportunidade, o diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Edgard Porto, destacou o papel do bi-polo Ilhéus-Itabuna no desenvolvimento regional e perspectivas de gestão integrada. O técnico tratou de diversas questões, a exemplo da estrutura integrada, crescimento de ilhas de desenvolvimento, recursos econômicos, relações sociais e econômicas, formas de pensar o futuro, municípios que mais crescem em termos populacionais, gestão regional, consolidar o turismo de Ilhéus com a dinâmica do comércio varejista de Itabuna, aliada com a cultura do cacau, área de desenvolvimento, dentre outras.
Já a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, da Secretaria e Desenvolvimento Urbano, Graça Torreão, discorreu sobre a “Região Metropolitana e Aglomeração Urbana”. A arquiteta detalhou sobre planejamento urbano, com ênfase para questões voltadas para a densidade demográfica e outros fatores agregados. Graça Torreão mostrou ainda as transformações no setor, no Brasil, a partir da constituição federal de 1988 e a falta de interesse de alguns políticos a respeito da regulação nacional das regiões metropolitanas.
Antes de iniciar o debate, o professor da Uesc, Gilmar Trindade – que apresentou a tese de doutorado a respeito do tema –, falou sobre “A aglomeração Urbana de Ilhéus e Itabuna”. Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, Amurc, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, o seminário foi realizado na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do Fórum da Justiça Federal, com o intuito de debater o processo de gestão, urbanização e planejamento dos municípios polarizados por Ilhéus e Itabuna que se encontram sob a influência do complexo Porto Sul. O evento foi encerrado com debate.
Presenças – Além dos prefeitos Newton Lima e Cláudio Dourado, o seminário contou com a presença do secretário de Planejamento, Fernando Vita, e de Desenvolvimento Urbano, José Alencar (ambos de Itabuna), Afonso Dantas, representando a Associação AME Itabuna, de secretários e assessores de Ilhéus, professores da Uesc e representantes de algumas entidades ilheenses.
Secretaria de Governo reúne membros de associações comunitárias e conselhos na 6ª
A Secretaria Municipal de Governo e Ações Estratégicas promove nesta sexta-feira (31) Seminário municipal de Associações Comunitárias, Conselhos Municipais e entidades sociais de Ilhéus. O evento será realizado no auditório da Justiça Federal, das 10 às 14 horas, e terá como objetivo conscientizar os segmentos da sociedade civil organizada a participar ativamente das ações planejadas pelo gestor municipal e ajudar no principal desafio da administração pública em criar as condições políticas para que o povo participe numa busca concreta dos caminhos de uma verdadeira democratização da sociedade.
O evento tem como público-alvo representantes de associações, conselhos municipais e instituições religiosas, donas de casa, maçons, clubes de serviço, dentre outros. O evento será aberto às 10 horas, com palestra com o Procurador-geral do município, Luís Carlos do Nascimento, que vai abordar a importância na gestão pública dos conselhos municipais. Às 13 horas é a vez do professor de teologia Carlos Morais da Silva tratar sobre a importância das associações comunitárias e segmentos da sociedade civil organizada no planejamento da administração pública municipal e formulação das políticas públicas a serem aplicadas pelo município.
De acordo com o Diretor Especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Celso Silva, o grande desafio é encontrar uma forma adequada de mobilizar a energia da comunidade para realizar a missão da organização e, ao mesmo tempo, dar condições, para que cada pessoa seja reconhecida e consiga sua auto-realização. “Na medida em que a pessoa tenha oportunidade de utilizar o seu potencial de conduzir a sua própria vida e não ser compelida por ela para algum lugar, onde na realidade, não gostaria de estar, o desafio foi vencido” reflete.
O fórum deverá ser formado por representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e entidades de Ilhéus, sendo que a escolha desses membros será feita através de eleições diretas. Serão formadas comissões de trabalho (áreas de saúde, educação, saneamento básico, habitação, cultura, meio ambiente e esporte) que terão as informações e orientações técnicas da equipe que dará suporte aos grupos.
Mutirão na Central de Abastecimento alcançou os objetivos esperados
O mutirão de serviços realizado pela Secretaria da Saúde de Ilhéus na última quinta-feira (23), na Central de Abastecimento no bairro do Malhado, reuniu diversas modalidades de atendimento. O saldo da atividade foi considerado bastante positivo pelos organizadores, que conseguiram levar os serviços essenciais de saúde a um número significativo de pacientes que circulavam pela área no dia do mutirão.
Entre os serviços oferecidos foram realizados 200 testes de glicemia e aproximadamente 500 aferições de pressão. Além disso, foram feitos 40 atendimentos através do odontomóvel, para serviços na área de saúde bucal, e cerca de 15 exames preventivos.
Durante todo o dia de serviços foram oferecidas a população diversas vacinas contra doenças como febre amarela, vacina DT (contra difteria e tétano), Hepatite e Triviral (contra sarampo, rubéola e caxumba). Segundo a coordenadora da Atenção Básica para realização dos mutirões, Maria Rosário, todos os serviços foram bastante procurados, principalmente os de vacinação.
A coordenadora salientou que o público principal deste mutirão foram homens em idade adulta. Alguns deles nunca tinham tomado vacinas ou tomaram apenas na infância. “Esta foi uma grande oportunidade para aproximar principalmente os homens dos serviços de saúde, o que atualmente representa uma grande dificuldade nos postos de saúde”, afirmou Maria.
Durante o mutirão foram realizados cadastro para carteira do SUS e cadastramento e acompanhamento de peso para o programa Bolsa Família. A sequência de mutirões com o objetivo levar serviços de saúde aos locais distantes do centro da cidade ou de difícil acesso continua. Esta semana serão realizados mutirões com os mesmos serviços nas localidades de Inema (sexta-feira, 31), e Pimenteira (sábado dia 1º).
Atletas de Ilhéus conquistam pódios em etapa do Aquathlon Pan American Cup
No domingo passado (26), a cidade de Aracaju recebeu o Campeonato Panamericano de Aquathlon. Realizado na recém-construída orla Pôr do Sol, o evento contou com a participação de 140 atletas, que percorreram 2,5 quilômetros de corrida, 1 quilômetro de natação e, mais uma vez, 2,5 quilômetros de corrida. O município de Ilhéus contou com dois representantes: Fred Moraes Lima, atleta de Elite e Campeão Brasileiro no ano passado, e Alberto Kruschewsky, ex-superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, que voltou este ano às competições, das quais estava afastado há 13 anos.
Na elite, Fred Moraes, que tem o apoio da Vieth, Cenoe, Academia Raiz e Farmácia Líder, foi segundo colocado, com o tempo de 35:03. A prova foi vencida por Jeremias Santos, do Amazonas, com 34:45, tendo Flávio Sartori, do Paraná, na terceira colocação, com o tempo de 35:20. Fred Moraes, que foi campeão nacional de Triathlon em 2011, é natural de Salvador e veio residir em Ilhéus no ano passado. Moraes destaca a tranquilidade para treinar na cidade como fator importante para o desenvolvimento de sua carreira esportiva. “encontrei em Ilhéus o ambiente ideal para viver e treinar. Como principal consequência, espero retribuir com muitos títulos”, garante o atleta
O outro representante de Ilhéus, Alberto Kruschewsky (Inove Academia e VO3 Assessoria Esportiva), foi o terceiro colocado na categoria 45-49 anos, com o tempo de 45:54. Alberto, que já participou de mundiais em vários países e foi campeão brasileiro de triathlon em 97, na categoria 30-34 anos, conseguiu em Aracaju o primeiro pódio após o seu retorno. “Embora tenha programado resultados como esse para competições futuras, o prazer de competir, aliado à experiência e ao lastro que adquiri em dez anos de provas, possibilitaram outro pódio para Ilhéus”, comenta Alberto Kruschewsky, acrescentando que “é importante dizer que muitos atletas de categorias mais jovens ficaram para trás, haja vista que os dois primeiros da minha faixa venceram o geral amador, correndo a uma média de 3:30 por quilômetro, ou seja, num ritmo fortíssimo”.
Promoção – Em Aracaju, o Panamericano de Aquathlon, modalidade esportiva que envolve corrida e natação, foi promovido pela Fetrise (Federação de Triathlon de Sergipe), em parceria com a CBTRI (Confederação Brasileira de Triathlon) e Patco (Confederação Pan-Americana de Triathlon). De acordo com os coordenadores, esta foi a primeira vez que o Estado de Sergipe recebeu um evento internacional da modalidade.
Feijoada beneficente para jovem em recuperação
Amigos e familiares do jovem Raian Aquino de Araújo, de 15 anos, promovem neste domingo (dia 2) uma feijoada beneficente a partir das 11 horas no Boteco do Môa, próximo a Catedral de São Sebastião. O prato da feijoada custará R$ 12 e todo o montante arrecadado será revertido para o tratamento de recuperação de Raian.
No dia de 14 de julho, Raian que esperava na fila a sua vez para cortar o cabelo num salão localizado na avenida Itabuna foi atingido por um tiro na parte de trás da cabeça, e após ser socorrido pelo Samu, foi levado para o hospital Geral Luis Viana Filho e de lá seguiu para o hospital de Base em Itabuna, onde permaneceu na UTI por vinte e nove dias antes de retornar ao convívio da família e dos amigos.
No entanto, mesmo sendo considerado um verdadeiro “milagre”, a recuperação de Raian é lenta e requer uma série de cuidados, entre eles despesas de tratamento com fisioterapeuta, acompanhamento com neurologista, medicamentos, entre outros.
A Feijoada do Raian terá a animação da banda Esquema a 2 e contará com a participação de Thello Bahia da Banda Langerry de Patricinha. O evento conta com o apoio de Jazz Studio, Atabak loja de instrumentos musicais, Show Produções e Studio A Casa. Para maiores informações sobre como ajudar Raian ligar para o telefone (73) 8866-9873, falar com Renato.