Com o objetivo levar serviços de saúde aos locais distantes do centro da cidade ou de difícil acesso, os mutirões reúnem diversas modalidades de atendimento em só dia em distritos e bairros de Ilhéus. Nesta quinta-feira (23), a população que se encontrava na Central de Abastecimento, no bairro do Malhado, recebeu o mutirão de saúde com diversos serviços que ficaram à disposição durante todo o dia das 9 às 17 horas.
Foram realizados exame preventivo, teste de glicemia, aferição de pressão, atendimento odontológico – através do Odontomóvel – e realização de cadastro para o cartão do SUS. Uma parceria com a Secretaria da Assistência Social ofereceu, ainda, aos presentes serviços como cadastro para o programa Bolsa Família, além do acompanhamento nutricional coma pesagem das crianças de famílias já participantes do programa do Bolsa.
Caixas e bicicletas de som divulgaram por toda a Central de Abastecimento os serviços que estavam sendo realizados como forma de atrair o público local. A comerciante Rosinalva Ferreira, de 43 anos, foi uma das pacientes que chegaram ao local do mutirão através das bicicletas de som. “Ouvi na bicicleta sobre os serviços de saúde que a prefeitura estava oferecendo aqui e de graça e vim mesmo conferir se era verdade. Aproveitei para já fazer meus exames que com a correria do dia não dá tempo e agora pertinho assim do trabalho não tem mais desculpas”, afirma Rosinalva, que vende roupas em um dos boxes do local.
Já o comerciante de carnes Paulo José, de 61 anos, procurou o mutirão para receber o atendimento odontológico. “Já vinha sentindo uma dorzinha no dente e quando vi que ia ter dentista por aqui me animei logo e vim resolver meu problema. Achei essa ideia do mutirão boa porque concentra tudo em um lugar só e mais perto. Aproveitei ainda para fazer meu cartão do SUS que ainda não tinha”, afirmou o comerciante.