Palestra-show sobre a história do Trio Elétrico na Faculdade de Ilhéus

Osmar ao lado da Fobica
A história de 60 anos do Trio Elétrico, desde a invenção do “Pau Elétrico”, por Dodô e Osmar, em 1942, está sendo mostrada na exposição ‘Corredor da História’, que fica aberta ao público até o próximo domingo, 3 de abril, na Faculdade de Ilhéus, localizada na rodovia Ilhéus-Canavieiras, km 1,5. Nesta quinta-feira, dia 31, os músicos Aroldo, André e Betinho Macedo – filhos de Osmar Macedo,fazem uma palestra com pocket show, às 19 horas, no auditório da Faculdade, também com entrada franca.

Nesta segunda etapa da exposição itinerante, Ilhéus é a primeira cidade do interior do Estado a receber o evento. A exposição é composta de banners ilustrados com fotos, textos e dos modelos de guitarra baiana desde a década de 50, além de outros objetos utilizados ao longo da história de construção e consolidação do trio elétrico, fenômeno que revolucionou a música e a cultura baianas nas últimas décadas.

Trio Elétrico de Dodó e Osmar
A exposição é organizada pela Terra do Som Produções, com patrocínio da Bahiagás, através do FazCultura do Governo do Estado da Bahia. A história do trio elétrico começa com a amizade de Dodô e Osmar, em 1939. Logo depois, surge o grupo musical “Três e Meio” e, em seguida, o “Pau Elétrico”, instrumento de madeira maciça que evitava a microfonia, permitindo que os músicos ligassem os aparelhos na eletricidade. Com o tempo, o “Pau Elétrico” foi sendo modificado até que tomou a forma de uma guitarra. Foi assim que, na década de 70, Armandinho Macedo batizou de Guitarra Baiana, por ser um instrumento inventado e produzido na Bahia.

 

Segundo Aroldo Macedo, filho de Osmar e curador da exposição, a
história do Trio Elétrico é fascinante e cheia de curiosidades. A exposição pode ser visitada nesta quinta e sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 16 às 20 horas. No sábado e domingo, 2 e 3 de abril, a visitação ocorrerá durante todo o dia. Sempre com entrada
franca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *