PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeito de Ilhéus recebe pedido de Apoio à Santa Casa de Misericórdia

Obras da 1ª etapa do Projeto Orla Sul seguem em ritmo acelerado

Prefeitura programa mutirão de serviços públicos para o São Miguel

Crie promove Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Prefeito de Ilhéus recebe pedido de Apoio à Santa Casa de Misericórdia

O prefeito Newton Lima recebeu na manhã desta segunda-feira (20) uma comissão composta por funcionários e dirigentes da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, o presidente do Sintesi, Raimundo Santana, e dos vereadores Reynaldo Oliveira e Marcos Flávio Rhem. Na pauta as dificuldades financeiras da instituição, inclusive com o atraso do pagamento de servidores e fornecedores. Também participaram da reunião o secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, e o secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia.

Entre as reivindicações feitas pela Comissão está um auxilio financeiro emergencial à Santa Casa, além dos repasses normalmente realizados. Salientou o secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, o comprometimento em se manter em dia com todos os prestadores da saúde, fato que vem ocorrendo com êxito. “Destacamos que o município não está em débito com a Santa Casa e nem com nenhum prestador do SUS”, afirma Ronaldo.

Além dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde, a Santa Casa também recebe o repasse por produtividade, ou seja, pagamento de serviços referentes à produção ambulatorial e hospitalar, tais como consultas, internações, exames e cirurgias. Esse pagamento é realizado com base nos valores da tabela SUS e, após a prestação do serviço, é feita a auditagem pelo Departamento de Auditoria para pagamento, com emissão de nota fiscal do serviço. Todos estes pagamentos estão sendo realizados mensalmente com normalidade.

O prefeito Newton Lima salientou que o município é sensível à causa da instituição, mas indicou que a receita disponível atualmente já estaria comprometida com outros pagamentos agendados. No entanto, o município envidará esforços em viabilizar apoio com os recursos programados para serem liberados ainda este mês. O secretário da Saúde também se comprometeu em acelerar o processo do pagamento por produtividade dos serviços realizados para o SUS.

Uma nova reunião foi agendada ainda para esta semana, com a participação do Município, Sindicato e Santa Casa, para uma definição de como poderá ser feito o aporte financeiro. Na reunião, os presentes foram unânimes em ressaltar a necessidade de um planejamento administrativo urgente para a Santa Casa, a fim de manter o funcionamento desta importante instituição para Ilhéus.

 

Obras da 1ª etapa do Projeto Orla Sul seguem em ritmo acelerado

Seguem em ritmo acelerado as obras da primeira etapa do Projeto Orla Sul, que vai do marco zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras até o trevo que dá acesso ao bairro Ceplus. Além da conclusão da drenagem pluvial e da colocação dos meios-fios, a obra finalizou o trabalho de sub-base do terreno, que, na sequência, receberá uma camada de brita graduada e, por fim, a pavimentação asfáltica.A intervenção foi viabilizada através do Programa Brasil Turismo, do Ministério do Turismo, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura Municipal de Ilhéus.

De acordo com informações dos engenheirosda empresa MAF Projetos e Obras, já foi iniciada a construção dos passeios e segue em ritmo acelerado a construção das galerias de drenagem de águas pluviais, feitas em concreto armado. Outro avanço das obras do Projeto Orla Sul, trabalho que está urbanizando um importante trecho da BA-001 com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança para moradores, turistas e comerciantes, é o início da pavimentação da futura ciclovia.

O primeiro trecho do Projeto Orla Sul, queconsumirá recursos da ordem de R$ 4 milhões, terá duas pistas de rolamento. O local terá ainda ciclovia, equipamentos que garantirão a acessibilidade e um moderno sistema de iluminação. A Orla Sul, que vai receber ainda uma completa sinalização vertical e horizontal, será totalmente urbanizada, inclusive com a colocação de jardins e canteiros.

Já na parte de infraestrutura básica, foram utilizados, até agora, três mil metros cúbicos de aterro, para garantir o nivelamento da rua. Os serviços de reurbanização da Orla Sul incluem ainda toda a drenagem pluvial. Na rua Santa Felicidade, por exemplo, já foram construídos 182 metros de galerias, medindo 1,10m x 0,70m. Essas galerias, que terão a função de escoar as águas pluviais dos dois lados da pista, colocarão fim definitivo aos constantes alagamentos verificados em vários trechos durante os períodos de chuva. Reivindicados há muitos anos pelos moradores do bairro São Francisco e adjacências, os serviços vai diminuir consideravelmente os antigos transtornos e deixar o local muito mais bonito.

Nova entrada – O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, afirma que a conclusão da primeira etapa do Projeto Orla Sul é um dos compromissos de sua gestão, “realidade que garantirá a moradores e visitantes um dos espaços mais bonitos e modernos da cidade”, comenta. Para o chefe do Executivo ilheense, além de melhorar o acesso, o Projeto Orla Sul tem a proposta de deixar a cidade mais agradável, garantindo, também, a segurança dos ciclistas e a instalação de equipamentos importantes voltados para acessibilidade. “Essa será a nova entrada para as praias do sul que os turistas irão conhecer no próximo verão. Uma via moderna, bonita, confortável e, acima de tudo, de visual inigualável”, comemora o prefeito Newton Lima.

 

Prefeitura programa mutirão de serviços públicos para o São Miguel

Na manhã desta segunda-feira (20) a secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus enviou homens e máquinas para realizar uma série de intervenções no bairro São Miguel, localizado na zona norte de Ilhéus. Os serviços foram assegurados pelos secretários do Desenvolvimento Urbano, Benilson Veloso, e da Infraestrutura, Angelito Dias Filho, durante reunião mantida semana passada com diversas lideranças daquele bairro.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Benilson Veloso, as intervenções inerentes à sua Pasta foram iniciadas com a execução dos serviços de roçagem, poda de árvores, limpeza de passeios e ruas, bem como a limpeza de terrenos baldios. “Colocamos as equipes nas extremidades do bairro e todos os serviços necessários serão feitos em conjunto”, disse Benilson.

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Angelito Dias, os serviços executados pela sua secretaria ainda não foram executadas em função das recentes chuvas, que impedem, por exemplo, a operação tapa-buracos. “Já planejamos a recomposição do pavimento asfáltico, mas estamos aguardando as condições ideais para a sua aplicação nas ruas”, informou.

Informa, ainda, Angelito Dias, que as ruas que não estão pavimentadas serão requalificadas com a colocação de cascalho, evitando, assim, pontos de atoleiros. Esses serviços também só podem ser executados após dois ou três dias de estiagem. “Agora só nos resta aguardar uma trégua da precipitação pluviométrica para realizamos a Operação Tapa-buracos e a recomposição das ruas do bairro”, assegurou o secretário.

Informa o secretário Benilson Veloso, que está planejada a realização de diversos serviços conjuntos entre as secretaria da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, com a finalidade de manter os serviços públicos funcionando. “Temos a determinação do prefeito Newton Lima de dar continuidade desses serviços em toda a cidade, para que a população não sofra com a descontinuidade da prestação dos serviços”, concluiu.

 

Crie promove Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Até a próxima quinta-feira (23) o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) comemora a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com uma série de atividades. Além de preparar uma programação com horários de atendimento exclusivos para os alunos e pais que utilizam os serviços oferecidos diariamente no horário oposto ao turno escolar, o Crie vai promover uma série de atividades diferenciadas, visando contemplar as necessidades de autocuidado, alimentação, jogos e artes, que alunos precisam para ter um melhor desempenho acadêmico e social.

A programação especial para a semana começou nesta segunda-feira, com o Dia da Saúde, oportunidade em que os alunos participaram de diversas ações ligadas ao tema, como cuidados com higiene. Já nesta terça-feira (21) os integrantes do Crie participam do Dia da Culinária e de atividades relacionadas ao preparo de alimentos e de lanches, noções para uma alimentação saudável, entre outros temas. Na quarta-feira (22) é a vez dos estudantes participarem do Dia do Desenho e da fotografia. Na quinta-feira (23) o último dia da programação da Semana da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla será encerrada com o Dia dos Jogos.

A coordenadora do Crie, Lucília Lopes, explicou que cerca de 60 pessoas, entre alunos e pais, participam das atividades propostas pelo Crie nos turnos matutino e vespertino. “Este também é um momento de integração entre a equipe de profissionais do centro e a comunidade atendida”. Este ano, o Crie registrou a entrada de 349 alunos com necessidades educacionais especiais. “Deste total, cerca de 70% devem continuar até o fim do ano participando das atividades do centro”.

O Crie é um centro de referência que desde 2001 dá suporte aos alunos da rede municipal de ensino que possuem algum tipo de deficiência. Sua equipe multidisciplinar, formada por 10 profissionais realiza serviço especializado de aprendizagem com alunos da rede municipal de ensino, no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. O Crie está localizado na avenida Itabuna, nº 1.956, e realiza atendimento ao público das 7h30min até às 17h30min. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231-5909.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *