O advogado e professor de Direito Penal, Djalma Eutímio de Carvalho, morreu hoje dia 28 de fevereiro, na praia do Cristo, em Ilhéus. As primeiras informações dão conta de que ele caminhava pela praia e resolveu dar um mergulho, mas não conseguiu retornar à superfície.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou ressuscitá-lo, mas sem sucesso. Uma equipe do Samu 192 chegou ao local e constatou a morte do advogado que era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e de faculdades particulares de Ilhéus.
De origem humilde e discípulo do professor Francolino Neto, resultando daí a escolha pela disciplina Direito Penal, Djalma Eutímio era considerado uma revelação do Direito no sul da Bahia. (Do Pimenta).
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Joaquim Bastos, bastante abalado, disse ao Jornal Bahia Online que está decretando três dias de luto oficial na instituição. “`Perdemos um excelente profissional, novo, competente e esforçado”, afirmou.
O corpo de Djalma Eutímio seguiu para Itabuna, onde foi feito a necropsia para saber a causa da morte. Depois foi trazido, de volta, para Ilhéus.
O Jornal Bahia Online apurou que há pelo menos 15 dias, o advogado usou, provavelmente por indicação de um cardiologista, um equipamento que monitora batimentos cardíacos.
Um breve curriculo de Djalma obtido na Plataforma Lattes:
Djalma Eutímio de Carvalho
Era Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1994), e era Professor Auxiliar desta Universidade. Tinha grande experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal. Militava nas áreas penal, cível, tributária eleitoral, com escritório profissioal na Praça Coronel Pessoa, nº 89, Ed. Centro Empresarial Misael Tavares, sala 405, Centro, Ilhéus (BA). Atuou na função de Procurador Especializado Fiscal da Prefeitura Municipal de Ilhéus, nas áreas administrativa e judicial, tendo exercido o referido cargo comissionado, de 1997 a 2004.
Velório acontece no salão do Tribunal do Juri, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, na cidade de Ilhéus. O enterro será às 10h desta terça-feira no cemitério da Vitória.
Com enorme tristeza recebi a notícia do falecimento do eminente Professor DJALMA EUTÍMIO DE CARVALHO. Discípulo do Prof. FRANCOLINO NETO, Djalma foi um dos maiores criminalistas do Estado da Bahia e, certamente, o maior de nossa Região. Tive a honra de trabalhar com este brilhante professor no corpo docente da Faculdade de Direito da UESC, que neste ano completa o seu cinquentenário.
O legado do professor Djalma está imortalizado tanto em suas obras como o Curso de Direito Penal e o Curso de Direito Processual Penal, ambas publicadas pela editora Forense e, também, em suas lições em sala de aula.
Ao tempo em que presto as minhas homenagens ao saudoso amigo e professor, deixo os meus sentimentos a toda sua família.
Respeitosamente,
Manoel Carlos de Almeida Neto
Secretário-Geral do Tribunal Superior Eleitoral