Congresso Nacional realizou sessão comemorativa do centenário de Jorge Amado

Por iniciativa do deputado Roberto Freire (PPS-SP), o Congresso Nacional realizou, na última segunda-feira, sessão comemorativa do centenário de nascimento do escritor e político Jorge Amado. Em discurso emocionado de homenagem ao companheiro de PCB (Partido Comunista Brasileiro), Freire preferiu concentrar-se sobre o “sempre irrequieto” ser político. O filho do escritor, João Jorge, estava presente na sessão.

O deputado lembrou que o escritor, embora filho de um grande proprietário de terras de cultivo de cacau, Jorge Amado, desde jovem, sensibilizou-se pela realidade social “onde quer que desembarcasse”.

Jorge Amado foi um parlamentar ativo em plenário e nas comissões. Denunciava espezinhamentos a parlamentares de esquerda e concentrava sua atuação na luta pela ampliação das liberdades individuais e políticas e na defesa das propostas do PCB. Apresentou 15 propostas de emenda ao projeto de Constituição, dentre as quais destacam-se a que acabava com a censura prévia para publicação de livros e periódicos e a que, pela primeira vez, garantia direitos autorais.

O constituinte Jorge Amado se orgulhava de duas propostas que viraram lei: a de garantia de liberdade religiosa e a que refere-se à facilidade para que a imprensa e as editoras obtivessem papel de impressão a preços acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *