PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Saúde realiza ações pelo Dia Mundial da Hepatite

Rio do Engenho comemora festa da padroeira Senhora Sant’Ana

Idosos fazem parte de Festa de integração

Ilheense conquista medalhade prata em seletiva de Tae Know Do

Saúde realiza ações pelo Dia Mundial da Hepatite

No dia 28 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial da Hepatite. A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Em Ilhéus, a data será lembrada pela Secretaria da Saúde com diversas ações que visam o combate e a prevenção dessa doença. Nesta sexta-feira (27), será montado um estande de apoio que funcionará durante todo o dia, das 9 às 17 horas, na praça J. J. Seabra, em frente ao Palácio de Paranaguá,.

O objetivo é chamar a atenção da população para as formas de transmissão da hepatite, ampliando o acesso à informação e estimulando a vacinação, principalmente entre os jovens e grupos considerados vulneráveis. Neste dia, será oferecido serviço de teste rápido para detecção de hepatites B e C para público em geral, aconselhamento e encaminhamento de pacientes e distribuição de material informativo. Como prevenção para a Hepatite B o estande oferecerá vacinação gratuita. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina só poderá ser administrada em crianças a partir de um ano e em jovens com até 24 anos de idade.

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para a outra. As hepatites A, B, C, D e E são virais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite B. Esse grupo é exposto a complicações como a cirrose e o câncer de fígado, que acabam gerando a necessidade de um transplante. No Brasil, estima-se que existam dois milhões de portadores crônicos de hepatite B.

Os casos crônicos geralmente são assintomáticos e as manifestações surgem quando a doença já se encontra em estágio avançado. Alguns dos principais sintomas apresentados são o cansaço ou a fadiga, febre, dor abdominal, dores de cabeça ou no corpo e icterícia (coloração amarelada nos olhos e na pele). As hepatites A e E geralmente são transmitidas através de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B, C e D são transmitidas através de sangue contaminado, ato sexual ou ao nascimento (contato do sangue contaminado da mãe com o feto).

 

Rio do Engenho comemora festa da padroeira Senhora Sant’Ana

A comunidade católica do distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, comemora até este domingo (29) a festa em louvor a Senhora Sant’Ana, padroeira desta localidade. O novenário, iniciado no último dia 20, acontece até a noite de sábado (28), com celebrações todas as noites, sempre às 19 horas, no Santuário de Sant’Ana, a segunda igreja rural mais antiga do Brasil. Esse ano o tema central da festa é “Formamos a igreja missionária vivendo em comunidade”.

O domingo (29), dia consagrado à santa, os festejos começam à zero hora, com a alvorada festiva. Às 9h30min acontece a caminhada de fé pelas principais ruas do Rio do Engenho. Logo depois será celebrada a missa solene, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento. As comemorações também terão espaço para a festa profana, com a apresentação de bandas regionais em um palco armado na praça do distrito, animando os ilheenses e turistas.

História – A Igreja Nossa Senhora de Santana, localizada na comunidade do Rio do Engenho, é considerada a segunda capela rural mais antiga do Brasil. Antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, o Rio do Engenho foi a sede, a partir de 1548, do primeiro engenho de açúcar e aguardente da Capitania. Nos dias de hoje, entretanto, a maior atração da localidade é a Capela de Nossa Senhora de Sant’Ana, erguida pelos jesuítas em 1563. Segundo os historiadores, a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil. Tanto as ruínas do engenho, quanto o santuário de Senhora Sant’Ana, se encontram tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Já Santa Ana, ou Sant’Ana, cujo nome é de origem hebraica que significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.  São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha Maria, aquela que havia de ser a mãe de Jesus.

 

Idosos fazem parte de Festa de integração

Nesta sexta-feira (27) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus realiza um baile da terceira idade para os idosos que participam dos grupos de convivência do programa. O evento será realizado na Cruzada do Bem pelo Bem, que receberá, a partir das 13h30min, grupos de idosos que frequentam as sedes dos Cras de Ilhéus. A equipe das unidades do Cras tem como objetivo gerar integração entre os idosos que participam das atividades propostas pelo programa.

De acordo com o secretário da pasta, Ari Santos, a secretaria não tem medido esforços para melhor atender seus beneficiários. Ainda de acordo com ele, essas atividades são promovidas para gerar a integração entre os grupos e também ajudam a avaliar os pontos positivos das atividades desenvolvidas pelos programas.

O Cras é um serviço do Governo Federal que atrela ações de proteção e enfrentamento a situações de risco em áreas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos tanto entre famílias como também na comunidade, criando grupos de convivência com idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado.

O programa funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de possuir também a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras instaladas nos bairros de maior índice de vulnerabilidade social. No município, as sedes se encontram nos bairros do Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Barra, Teotônio Vilela e Olivença. Além dessas ações, o Cras também está realizando neste mês, em cada uma de suas unidades, o Dia da Beleza. Durante o mês, em cada semana um dos Cras irá realizar um dia de beleza para as mulheres que estão cadastradas em suas unidades. O evento conta com a participação de cabeleireiro, manicure, maquiagem e massagem.

 

Ilheense conquista medalhade prata em seletiva de Tae Know Do

Mais uma vez, o município de Ilhéus foi bem representado no Tae KnowDo, uma das modalidades esportivas que mais crescem em todo o país. No último final de semana (22 e 23), a atleta Luana Santos Castro, de 15 anos, obteve um excelente desempenho na seletiva dos Jogos Estudantis 2012, disputada no Clube dos Bancários, na cidade de Salvador. Após derrotar seis adversárias, Luana perdeu a última luta por pontos, ficando com a segunda colocação e, consequentemente, com a medalha de prata.

Luana Castro, que para participar da seletiva contou com o apoio da Superintendência Municipal de Esportes, é aluna da Associação Leandro Ferreira e pratica TaeKnow Do há cerca de dois anos. Apesar do pouco tempo no esporte, a atleta já é faixa verde e vem colecionando títulos nos mais diversos campeonatos que tem disputado em Ilhéus e em outras cidades baianas. Luana vai se preparar, agora, para disputar o Campeonato Baiano de Tae KnowDo 2012, do qual é a atual campeã na sua categoria.

Entre as suas principais vitórias, Luana Santos Castro possui um campeonato baiano (2011), uma Taça de Salvador (2012), uma Copa Porto Seguro (2012) e um Open de Ilhéus (2012). Para o superintende municipal de Esportes, Carlos Augusto Faria, é importante garantir a presença de atletas ilheenses nas competições esportivas, tanto em nível estadual quanto em nacional, como forma de incentivar novos desportistas na cidade. “E isso não apenas nos esportes tradicionais, mas, também, nas modalidades que vêm ganhando força nos últimos anos, como as artes marciais”, enfatiza Faria.

Origem – O TaeKwon Do é uma arte marcial que deu origem a um esporte de combate. A modalidade surgiu como forma de renascimento, depois do período de dominação da Coréia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais. Atualmente, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, o Tae Know Do teve seu “batismo de fogo”, quandose apresentou como um esporte de exibição, seguindo com este status nos Jogos de Verão de 1992.

Em 1993, o Tae Know Do foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000. Em sentido global, Tae Know Do indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e dos punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, tudo isso para a rápida destruição do oponente.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *