Saúde realiza entrega de cadeiras de rodas para pacientes do NAE

O Núcleo de Atendimento Especializado (NAE) da Secretaria da Saúde de Ilhéus realizou a doação de 130 novas cadeiras de rodas aos seus pacientes. A ação faz parte do programa de doação de órteses e próteses, que recebe uma verba destinada a compra destes meios auxiliares de locomoção. As cadeiras chegaram à sede do núcleo no início deste mês. Para proporcionar mais celeridade na entrega dos equipamentos e garantir maior comodidade aos pacientes com deficiência física, grande parte das cadeiras está sendo entregues nos domicílios por uma equipe da Secretaria.

O secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, fez questão de acompanhar a entrega dos equipamentos. “É emocionante participar da felicidade dos pacientes ao receberem o novo equipamento. Muitas cadeiras eram velhas, outras inadequadas ao tipo de deficiência ou ainda alugadas, trazendo uma grande despesa às famílias. A novas cadeiras visam prezar pela saúde do paciente como também proporcionar uma possibilidade de reinserção deste no ambiente social”, ressaltou.

 

Durante a entrega, a equipe do NAE fez uma demonstração das instruções para o manuseio e cuidados com o novo equipamento. As cadeiras são de excelente qualidade, confortáveis e revestidas em aço. Segundo a coordenadora do núcleo, Alessandra Pedroso, a entrega das cadeiras de rodas atende a uma demanda reprimida, já que desde 2009 não havia concessão de nenhuma cadeira. “Nesta gestão conseguimos esta liberação da verba para atender esta solicitação”. Alessandra explicou, ainda, que podem receber o benefício todos os pacientes cadastrados e atuantes no núcleo, mediante a prescrição médica.

 

O cadastramento dos pacientes é realizado apenas através da apresentação de documentos pessoais e relatórios médicos para realização de uma avaliação pelo grupo especializado do local. A equipe interdisciplinar do NAE é formada por fisioterapeutas, ortopedistas, clínico geral, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistente social, musicoterapeuta, arteteraputa, técnicos em enfermagem, técnicos administrativos e auxiliares de serviços gerais. Todo atendimento realizado é gratuito.

 

O local tem como público-alvo deficientes físicos de todas as idades com deficiência instalada, paralisia cerebral, pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) ou outros acidentes com repercussão física, crianças de zero a quatro anos de idade que necessitem de estimulação precoce e pacientes do programa de ostomia. O NAE oferece ainda o serviço de concessão de outros equipamentos como muletas, andadores, órteses e próteses de alta complexidade. O Núcleo de Atenção Especializada funciona das 7 às 17 horas. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3633-5640.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *