Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de obras e serviços no Distrito Industrial
Para prefeito de Ilhéus cacau deve continuar sendo a marca da região
Antônio Olímpio lançou livro com receitas de peixes e frutos do mar
Atlântico vence e conquista o título 2ª Copa Gabriela de Futebol Feminino
Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de obras e serviços no Distrito Industrial
A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Desenvolvimento Urbano; Infraestrutura; e Segurança, Transporte e Trânsito, está realizando, desde a última terça-feira (10) um grande mutirão com a execução de obras e serviços públicos no Distrito Industrial. A iniciativa faz parte de um compromisso firmado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, com a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia (Sudic) e o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares (Sinec), com o objetivo de melhorar as condições físicas e de acesso ao Distrito Industrial e atrair mais empresas para a cidade.
Na sexta-feira (13), o prefeito Newton Lima – acompanhado da equipe de secretários e assessores – visitou o Distrito Industrial de Ilhéus, com a finalidade de acompanhar a execução das obras e se encontrar com os empresários do Polo de Informática e diretores da Sudic. Na oportunidade, os empresários agradeceram a atenção do prefeito em atender ao pleito e se colocaram à disposição para a realização de novas parcerias que serão firmadas.
Mutirão – Para garantir maior agilidade nos serviços, um grupo de 70 servidores das diversas equipes está no local desempenhando atividades como roçagem, capinagem, limpeza e raspagem de meio-fio, poda de árvores, limpeza de passeios e operação tapa-buracos. Os serviços, segundo adiantou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Benilson Veloso, devem ser concluídos até esta quarta-feira (18). Até a manhã desta segunda-feira (16) cerca de seis caminhões caçambas de lixos e entulhos já haviam sido retirados do local.
Além de toda a limpeza, a Prefeitura de Ilhéus também está realizando o serviço de iluminação. Já nesta terça-feira estarão sendo colocadas 76 lâmpadas em todas as ruas do Distrito Industrial de Ilhéus. Outra ação importante é a melhoria dos acessos. De acordo com Benilson Veloso, os serviços contemplam ainda a roçagem de pontos considerados fundamentais, que são os trevos que dão acesso ao Distrito Industrial, melhorando o aspecto visual de uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento da cidade.
A decisão de realizar esse amplo mutirão de limpeza em todo o Distrito Industrial foi tomada em uma reunião realizada na última terça-feira, na Prefeitura de Ilhéus, contando com a participação de representantes do Sinec e da Sudic. Na oportunidade, os empresários e os representantes do Estado fizeram um relato da atual situação do Distrito Industrial e do potencial de crescimento, sobretudo do Polo de Informática e solicitaram o apoio da Prefeitura na garantia da limpeza, iluminação e realização de serviços de manutenção.
Durante o encontro com os empresários, o secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, também responsável pela Secretária de Governo e Ações Estratégicas, garantiu que a consolidação do Distrito Industrial tem sido uma prioridade do governo Newton Lima. “Temos compromisso com os setores produtivos, responsável pela geração de empregos e renda em Ilhéus e que contribui significativamente para a arrecadação de tributos, cujos repasses são utilizados em obras e serviços para a população”, assegurou. Logo depois foi criada uma comissão formada pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Segurança, Transporte e Trânsito, que está desenvolvendo o mutirão no local.
Para prefeito de Ilhéus cacau deve continuar sendo a marca da região
Com a presença do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, engenheiro agrônomo Erikson Camargo Chandoha, o diretor da CAR, José Vivaldo Mendonça, o diretor-geral da Ceplac, Jay Wallace, e o superintendente Juvenal Maynart, a Ceplac comemorou na manhã do último domingo (15), o Dia Internacional do Cacau, na sua sede regional. Na abertura do evento, o prefeito ilheense, Newton Lima, saudou os dirigentes e os produtores, que souberam e sabem vencer os graves desafios advindos com a vassoura-de-bruxa, que tantos problemas causaram à economia, tanto em nível municipal quanto familiar.
De acordo com o prefeito, hoje todos estão mais otimistas com o futuro da região cacaueira, pois o trabalho desenvolvido pela Ceplac, num esforço conjunto com todos os produtores, vem sendo possível vislumbrarmos dias ainda melhores para a nossa tão festejada lavoura. “Com esta união de forças, e com o apoio das esferas estadual e federal, temos todas as condições de, mesmo buscando diversificar a nossa economia, salvaguardar esta lavoura responsável direta pela nossa pujança do passado, para que continue presente e perene, sendo a principal marca da nossa região”, ressaltou.
Ressaltou, Newton Lima, em seu pronunciamento, que para a economia regional avançar, é necessário agregar valores, revisar conceitos e práticas, e aplaudir o esforço da Ceplac, que, hoje estará lançando, através de seus pesquisadores, o seu mais novo projeto para a modernização da gestão da cacauicultura. “Acreditamos no sucesso desse empreendimento, pois, se fosse o contrário, nenhum dos senhores estariam aqui, para não só participar deste novo desafio, como dar, cada um a sua parcela de contribuição, em busca de uma região mais forte, mais pujante e mais justa com os seus filhos”, finalizou.
Evento – Os festejos foram marcados por palestras, homenagens aos cacauicultores que se destacaram durante 2011, e ainda pela assinatura de convênio realizada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Erikson Chandoha, com a finalidade de repassar recursos para o Instituto Biofábrica ampliar sua capacidade de produção de mudas de cacau.
Os pequenos agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema também se fizeram presentes ao evento para protestar mais uma vez sobre a pretendida demarcação de terra indígena promovida pela Funai, visando beneficiar a etnia Tupinambá, que, em sua grande maioria vive em áreas da Estância Hidromineral de Olivença. Além da possível perda de terras agrícolas, os produtores se queixam das constantes invasões de fazendas, onde nos últimos dias, supostos indígenas, já se apoderaram de 10 propriedades, com o uso de arma de grosso calibre.
Newton Lima se mostrou preocupado com as consequências de um possível conflito armado entre índios e fazendeiros. Além disso, também demonstrou receio em relação à queda de arrecadação do município, caso se concretize a demarcação de uma reserva Tupinambá na região sul de Ilhéus. “A área que está no estudo da Funai é a região mais diversificada do sul da Bahia. Se essa demarcação ocorrer, Ilhéus perderá cerca de 25% de sua receita”, afirmou o prefeito.
Antônio Olímpio lançou livro com receitas de peixes e frutos do mar
Um público variado formado por juízes, advogados, jornalistas, professores, chefes de cozinha e profissionais das mais diversas áreas prestigiou, na noite da última sexta-feira (13) o lançamento do livro “Os Peixes e os Frutos do Mar à Mesa”, de autoria do ex-prefeito de Ilhéus e atual presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Antônio Olímpio Rhem da Silva, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. O volume, de 308 páginas, publicado pela editora Mondrongo Livros, de Ilhéus, traz dezenas de receitas, todas elas testadas por Antônio Olímpio e aprovadas por amigos e familiares.
O livro traz uma linguagem de muito bom gosto, e com textos introdutórios de Edvaldo Brito, professor emérito das Universidades Federal da Bahia e Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), Roberto Veras, diretor executivo da Revista Ecoaventura, e do próprio autor que salienta não ser chefe de cozinha, mas que banca o cozinheiro desde os dezoito anos de idade, quando residia no Rio de Janeiro, e sentia inevitável saudade da comida caseira. Assim, suas primeiras experiências culinárias se deram com receitas passadas por sua mãe. Durante o lançamento Antônio Olímpio autografou os livros, contou histórias e apresentou algumas das receitas que traz nesta edição. Também adiantou que novos livros já estão prontos para serem encaminhados para a editora.
Amante da pesca esportiva, Antônio Olímpio conhece de perto as peculiaridades de cada peixe e dos frutos mar inseridos nas receitas que compartilha no livro, revelando os macetes que aprendeu ao longo de mais de 60 anos. Algumas receitas, conforme revela o autor, são originais e outras – a esmagadora maioria – são constantes de livros e revistas de autores variados, copiadas de chefes de cozinha e muitas vezes adaptadas ao nosso paladar, substituindo alguns ingredientes, que não são encontrados na hora da preparação do prato, ou por entender que esse ou aquele tempero se adaptava melhor à receita.
Advogado e instrutor de vários cursos de culinária, Antônio Olímpio explica que as receitas contidas nesse livro são iguarias da cozinha nacional e internacional, que sofreram modificações – radicais ou ligeiras – para que se casassem melhor com o gosto regional. “Quem cozinha sabe muito bem que é necessário espírito inventivo e coragem para fazer experiências novas, combinando ingredientes inusitados e aparentemente incompatíveis”, orienta o autor.
Atlântico vence e conquista o título 2ª Copa Gabriela de Futebol Feminino
O time do Atlântico garantiu a invencibilidade, mostrou todo o favoritismo e conquistou, na tarde do último sábado (14), no estádio Mário Pessoa, o título de bicampeão da II Copa Gabriela de Futebol Feminino, uma competição realizada pela Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desporto, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, do vereador Paulo Carqueija e do Partido da Mobilização Nacional (PMN). Na segunda colocação ficou o time do Palmeiras, que fez uma boa campanha durante todo o campeonato, mas que na final perdeu para o Atlântico pelo placar de 5×1.
Antes da partida da final aconteceu a disputa de terceiro e quarto lugares. O time Real Madrid levou a melhor sobre o Ilhéus, com a vitória por 2 a 0, com gols de Tainara e Verônica, conquistando a terceira colocação. Já a grande final teve inicio às 17 horas uma partida bastante disputada. E o Atlântico sagrou-se campeão da II Copa Gabriela ao derrotar o Palmeiras por 5 a 1, com gols de Jaciane, Jéssica, Daiane e dois de Mônica Lima. Já o time do Palmeiras descontou com o gol da jogadora Camila.
Iniciada no último dia 27 de maio, a segunda edição da Copa Gabriela contou com a participação dos times de Ponta do Ramo, Sambaituba, Juerana e Paulista do bairro do Malhado, além das equipes do Real Madri, Ilhéus, Atlântico e Palmeiras, que estão na fase final. No total, cerca de 200 atletas participaram da competição. O objetivo, segundo informou o presidente da Liga Ilheense de Futebol Feminino e superintendente de Esportes da Prefeitura, Carlos Augusto Faria, foi divulgar e incentivar o futebol feminino, promover a integração entre as jogadoras da sede e do interior e revelar grandes atletas nesta modalidade.
Banheiros – Além de incentivar e apoiar o esporte feminino, a Prefeitura de Ilhéus acaba de anunciar reformas no estádio Mário Pessoa, com a proposta de melhorar as acomodações para as atletas e garantir mais comodidade para o público. De acordo com o superintendente de Esportes, Carlos Augusto Faria, já está sendo desenvolvido um projeto junto com os técnicos da Prefeitura visando a construção de dois vestiários femininos independentes, contando com banheiros próprios. Também serão construídos dois blocos de banheiros para o público. Tudo isso, segundo Carlos Augusto Faria, já foi autorizado pelo prefeito Newton Lima e as obras deverão ser iniciadas nos próximos dias.