Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Ilhéus e região (Sindicacau) trocaram experiências durante uma semana com colegas da indústria moageira da Holanda, Gana e Brasil.
Entre os dias 11 e 15, Luis Fernandes, presidente, e Wilson Drisostes, secretário do sindicato, participaram de palestras, seminários e visitas na capital de Gana, Acra.
No seminário, promovido pela ONG TIE-Holanda, foram discutidas estratégias de negociação, debates e aplicação do mapeamento comparativo nos locais de trabalho, ampliação da rede de troca de informações e experiências de trabalhadores das multinacionais Cargill, ADM COCOA e Barry Callebaut.
O principal assunto debatido nessa edição do seminário foi o enfrentamento da terceirização e dos baixos salários oferecidos.
Para Luiz Fernandes, as organizações parceiras têm que buscar novas ferramentas para enfrentar as mudanças impostas pelo capital e garantir melhores condições de trabalho e vida para os funcionários.
No retorno a Ilhéus, Fernandes anunciou a realização na cidade do IV Encontro Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Moageiras de Cacau, em outubro.