O secretário estadual da agricultura, Eduardo Salles, e o surfista Jojó de Olivença prestigiaram o lançamento do Salon du Chocolat, ocorrido ontem (31/05), no Restaurante Mangiare em São Paulo. Eles foram recebidos pelo empresário, Diego Badaró, da AMMA Chocolate, e pelo presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio – realizadores do evento internacional, que ocorre pela primeira vez em um país produtor de cacau, mais especificamente em Salvador entre os dias 6 e 8 de julho no Centro de Convenções da Bahia.
Um cardápio foi especialmente elaborado para o lançamento, que reuniu diversos jornalistas paulistas, tendo como estrela maior o chocolate da Amma produzido a partir de amêndoas colhidas no sul da Bahia. “Se o Brasil tem o melhor cacau do mundo ele pode ter também o melhor chocolate”, comemorou Eduardo Salles, embalado pelo bom desempenho do cacau produzido no Estado no mercado internacional.
O Salon também será a oportunidade para a discussão de assuntos importantes para a cadeia produtiva: “nossa principal preocupação nesse momento é integrar o produtor com a cadeia do chocolate”, explicou Badaró. A programação do evento ainda contará com o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, que reunirá especialistas internacionais no assunto, e uma visita técnica à fazendas de Ilhéus. “Queremos mostrar os diferenciais do produto da nossa região, que, além de tudo, tem um caráter conservacionista, através do Sistema Agroflorestal CacauCabruca”, acrescentou Durval Libânio.
Entusiasta de bons hábitos alimentares, Jojó de Olivença, lembrou que o chocolate não apenas é um guloseima, como também um alimento importante que ajuda na saúde do sistema cardiovascular. “O cacau e o chocolate hoje fazem parte da minha dieta, e são excelentes para minha performance como atleta” disse o bi-campeão.
E nesta terça-feira, dia 5, é a vez da Bahia receber o lançamento deste grande evento que reunirá desde os produtores da amendôa até as principais chocolateiras mundiais – passando pelos melhores chocolatiers artesanais. O encontro será realizado na Fundação Casa de Jorge Amado, às 18h30.