Notícias do Colégio Vitória
Prezados (as),
Na data em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 05 de junho, o Colégio Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, divulga ações e projetos do setor.
Visita ensina sobre diversidade da flora
Ecoteens amplia consciência ambiental
Aula de campo em reserva de Mata Atlântica
Aula de Geografia em ambientes litorâneos
Em aula de campo da disciplina de Ciências, os alunos da 6ª série do Colégio Vitória, em Ilhéus, aproximam teoria da prática analisando a diversidade das espécies da flora. A visita à Feira de Flores de Holambra acontece nesta quarta-feira (06), às 9h. “Os alunos estudam o Reino Vegetal que compreende, aproximadamente, 380 mil espécies de plantas. Sabendo que elas são essenciais à sobrevivência dos seres vivos e que desempenham diversas funções nos ecossistemas, poderemos comparar representantes dos principais grupos de vegetais”, explica a professora Therezinha Vasconcelos.
Ecoteens amplia consciência ambiental
O Colégio Vitória aderiu ao projeto de conscientização ambiental do Ministério Público Estadual e lançará nesta terça-feira (05), às 15h, na sede da escola, o seu 1º. Eco Teens. O tema do jornal é ‘Tudo se relaciona com tudo’ e o conteúdo editorial das pautas foi sugerido pelos próprios alunos. No lançamento, os estudantes farão apresentações de ballet, poesia e vídeo.
A ação é uma parceria entre Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Apoio em Medidas Alternativas e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Nas escolas públicas e particulares que aderem ao projeto, o jornal é financiado com o dinheiro de multas aplicadas contra infratores ambientais.
Aula de campo em reserva de Mata Atlântica
Para observar em campo as ações de conservação das florestas e nascentes de rios, as turmas da 5ª série do Colégio Vitória, em Ilhéus, visitaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mãe da Mata no distrito de Maria Jape, na zona rural do município. O objetivo da aula externa foi confirmar e vivenciar o conhecimento adquirido na teoria, em sala, na disciplina de Ciências, com a professora Ana Marta Almeida.
Os alunos fizeram o percurso de uma trilha ecológica, em meio à mata, para aprender sobre a importância da conservação de espécies da fauna e flora, como árvores centenárias, a exemplo da Gindiba, além de verificar a beleza da nascente de um rio e sua expansão ao longo do leito. As turmas também avaliaram os impactos negativos da ação humana, como o efeito da erosão comparando o processo de desgaste do solo com cobertura vegetal e sem a proteção natural.
“Experiências como essas aprimoram o conhecimento, traduzindo na formação consciente do cidadão, com a percepção da importância de conservar os recursos naturais da região onde vivemos”, destaca a professora Ana Marta. Na visita, o lanche foi à base de frutas provenientes da área. A experiência da aula de campo também foi acompanhada pelas professoras de Filosofia, Priscila Falcão Santana, e de Ciências, Terezinha Vasconcelos.
Aula de Geografia em ambientes litorâneos
Integrada à disciplina Geografia, a aula de campo da 7ª série do Ensino Fundamental fez o estudo das dinâmicas naturais dos ambientes litorâneos e as transformações decorrentes das relações entre homem e natureza. O destaque foi para as paisagens naturais e os agentes formadores e transformadores do relevo. As turmas aprofundaram conhecimentos sobre ambientes costeiros, observando os movimentos das correntes marítimas e seu trabalho de modelagem das praias.
O trabalho, coordenado pelo professo Emerson de Lima Nascimento, foi realizado nas praias de São Miguel, Norte, Avenida e Nova Brasília. Também foram observadas as transformações ocorridas após a construção do Porto do Malhado e a erosão provocada pelas águas fluviais que depositam sedimentos na Baía do Pontal, além do estuário formado pelas desembocaduras dos rios Cachoeira, Itacanoeira e Santana.