O Projeto Mais Educação do Governo Federal, promovido pelo Colégio da Polícia Militar de Ilhéus, iniciou no 31 de maio (quinta-feira) as atividades educativas do ano de 2012 com visitas monitoradas na Casa de Cultura Jorge Amado e Academia de Letras de Ilhéus (ALI), localizados no Quarteirão Jorge Amado, Centro histórico de Ilhéus.
Dentro do contexto do Centenário de Jorge Amado, a coordenadora pedgógica Ana Rita e equipe do Mais Educação organizaram um passeio literário, focalizando a vida e a obra do notável escritor e cidadão ilheense. Nos centros culturais visitados por um grupo composto de 30(trinta) alunos, foi possível aliar estudo, lazer e prazer.
Na Casa de Cultura Jorge Amado, considerada como museu e um dos cartões postais mais visitados do Brasil, os participantes foram recepcionados por Aurita Freitas Carvalho Santos, monitores Gabriel Frenandes Silva e Safira Bianca Jesus dos Santos, ator Jozé Delmo e o acadêmico da cadeira de Jorge Amado e Zélia Gattai, número 13, escitor Pawlo Cidade. Os dois artistas abrilhantaram a recepção, respectivamente, com perfomace envolvendo o imaginário grapiúna ( que compreende as terras da cultura do cacau, com destaque para Ilhéus e Itabuna, como celeiros culturais) e depoimento inédito sobre a relevância da obra jorgeamadiana e o palace da família Amado.
Na Academia de Letras de Ilhéus, carinhosamente conhecida como “casa das letras”, a recepcionista Eliene Hygino recebeu a todos com uma animada recepção e informou sobre a dinâmica e histórico da ALI, despertando curiosidade a respeito da vida cultura e organização de uma academia de letras.
“Destacamos que esse tipo de atividade enriquece a formação cultural e desenvolve o sentimento de pertencimento da cidade, assim sendo, ampliamos o olhar sensível e fortalecemos a preservação de nosso patrimônio histórico e cultural”, sintetizou o professor Alderacy Pereira da Silva Júnior