O presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Elionaldo de Faro Teles, estará em Ilhéus, no Sul da Bahia nesta sexta-feira (25), para participar do lançamento do Projeto “Cacau para Sempre”. O evento acontecerá no Teatro Municipal, a partir das 14 horas.
O “Cacau para Sempre” é uma ação desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), com o objetivo de apoiar e incluir socioprodutivamente 20 mil famílias de agricultores familiares produtoras de cacau. Estão inclusos no Projeto, comunidades rurais, remanescentes de quilombos, aldeias indígenas e assentados de reforma agrária, dos Territórios Extremo Sul, Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jequiriçá, e Médio Rio de Contas. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza Rural – (FUNCEP).
A ação faz parte do Programa Vida Melhor, do governo estadual, e tem como meta principal a inclusão de cidadãos baianos que se encontram dentro da faixa da pobreza, por meio da produção de cacau de qualidade e da conservação produtiva do sistema cabruca (caracterizado pelo plantio do cacau sob a sombra das árvores da mata atlântica, após a mata ter sido raleada).
O projeto prioriza a utilização estratégica das seguintes ações: a recuperação e construção das estruturas produtivas do processo de beneficiamento da amêndoa do cacau (barcaças, cochos de fermentação, secadores e fornos); recomposição do estande com mudas de procedência garantida (plantio, replantio e clonagem); enriquecimento da Cabruca com essências florestais nativas e com espécies de valor econômico, a exemplo de flores tropicais, frutíferas e palmito, além da valorização e do fortalecimento das associações e cooperativas, viabilizando os processos de certificação e adequação socioambiental das propriedades rurais atendidas.
“O Cacau para Sempre” conta com o apoio da EBDA, da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), da Secretaria da Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).