Curso capacitou jovens a agirem como protagonistas e agentes de mudanças socioeconômicas de suas comunidades
A Bahia Mineração – BAMIN e comunidade de Ilhéus comemoram mais uma importante conquista para cidade, a conclusão do curso de Formação Cidadã de Jovens, que alcançou o número de 50 beneficiados. Agora, estes jovens, estudantes da rede pública, estão capacitados a se integrarem como protagonistas e agentes de mudanças socioeconômicas em suas comunidades de origem.
O curso cumpriu o objetivo de desenvolver o jovem enquanto sujeito social – ou seja, enquanto pessoa e cidadão -, por meio do aprofundamento de suas relações consigo mesmo, com o semelhante, com grupos de outros jovens e com a comunidade. Para isso foram abordados conteúdos nas áreas de identidade, comunicação, participação social e direitos humanos.
A formação aconteceu durante dois meses de cursos, totalizando 124 horas/aula. Inicialmente, o curso estava aberto a 30 jovens, mas devido à grande procura, a turma foi ampliada para 50 beneficiados. O evento de encerramento aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Ilhéus.
O primeiro grupo a se apresentar foi o de jovens do Colégio da Polícia Militar que mostraram a criação de uma página na rede social do FACEBOOK intitulada JOVEM ATITUDE. Em seguida, o grupo do colégio Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) apresentou o resultado de suas pesquisas sobre política e educação em slides. A terceira apresentação foi feita pelos jovens do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev), que exibiram em slides as páginas de um jornal impresso voltado para questões da juventude. Por último, o colégio Modelo exibiu um Blog criado para interagir com os colegas dos outros colégios e amigos, onde todos poderiam discutir e postar suas ideias.
Depois das apresentações, o diretor do CEEP, Jailson Teles, agradeceu a oportunidade que os jovens receberam com o curso de Formação Cidadã de Jovens. A mãe de uma das jovens beneficiadas, a jornalista Beth Garabini, também pediu a palavra, para dizer aos jovens recém-formados que abracem toda oportunidade de conhecimento que aparecer. As duas manifestações mostram a aceitação e o entusiasmo provocado pelo curso em Ilhéus.
O Curso de Formação Cidadã de Jovens foi idealizado pela BAMIN e executado pelo Instituto Aliança, Organização Sem Fins Lucrativos especializada no trabalho de educação cidadã de jovens. A ação integra o Projeto Transformar, desenvolvido pela BAMIN para beneficiar a comunidade de Ilhéus e região.