Cerca de três mil pessoas prestigiam a abertura do “São João nos Bairros”
Empresa vence licitação para transporte escolar e serviço segue sem interrupção
Tomam posse os novos membros do Conselho Municipal do Fundeb
Saúde realiza atividades diferenciadas no mês de maio
Seast comemora Dia das Mães
Cerca de três mil pessoas prestigiam a abertura do “São João nos Bairros”
Cerca de três mil pessoas prestigiaram a abertura do “São João nos Bairros” em Ilhéus, ocorrida neste último domingo (6), no Teotônio Vilela, zona oeste da cidade. Desenvolvido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto tem a finalidade de fortalecer as grandes festas populares, contribuindo para o enriquecimento do calendário festivo do município. Este ano, o “São João nos Bairros” está homenageando duas personalidades da vida cultural brasileira, através do tema “Aqui Jorge Amado conta e Luiz Gonzaga canta – 100 anos de cantos e contos”.
Desde as primeiras horas da noite, a avenida Governador Paulo Souto foi inteiramente tomada pelo público, que teve a oportunidade de saborear o tradicional e irresistível forró pé de serra ao som das bandas “Nélio e Jovita” e “Capricho do Forró”. Além de palco e banheiros químicos, o “São João nos Bairros” foi enriquecido pela realização de diversas brincadeiras, montagens teatrais, quadrilha junina, concurso da rainha do milho e barracas de comidas e bebidas típicas. Prestigiada por crianças, adolescentes, adultos e idosos, a festa contou com o apoio das polícias Militar e Civil, da Guarda Civil Municipal e dos agentes de trânsito da Prefeitura de Ilhéus.
O evento, que ajudou a aquecer significativamente as vendas do comércio local, também foi prestigiado por diversas autoridades, a exemplo dos secretários municipais de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, e de Turismo, Paulo Moreira, além do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, e da vereadora Carmelita Ângela. De acordo com a programação, as próximas localidades a receberem o “São João nos Bairros” são o Malhado, no próximo dia 20 de maio; o Hernani Sá (Urbis), no dia 3 de junho; e a Estância Hidromineral de Olivença, no dia 17 de junho.
O “São João nos Bairros”, que também está sendo realizado no município circunvizinho de Itabuna, é divulgado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo de Televisão, por meio de chamadas de público, que informam a programação do evento, as principais atrações e alguns aspectos da estrutura. “Com esta iniciativa, e em parceria com as prefeituras de Ilhéus e Itabuna, nosso desejo é resgatar as tradições folclóricas da nossa Terra”, afirma o diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga.
São João de Ilhéus – Durante a assinatura do Termo de Compromisso entre a Prefeitura e a TV Santa Cruz, o prefeito Newton Lima e o secretário do Turismo, Paulo Moreira, garantiram que o São João de Ilhéus 2012 será realizado no período de 23 a 27 de junho, mais uma vez no Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Canavieiras. No ano passado, o evento atraiu, todas as noites, milhares de pessoas da cidade e de vários pontos do Sul da Bahia, que tiveram a oportunidade de curtir uma bela infraestrutura e o som de grandes atrações musicais.
Empresa vence licitação para transporte escolar e serviço segue sem interrupção
Com o objetivo de obedecer aos preceitos da transparência e da gestão democrática e participativa, a Prefeitura de Ilhéus promoveu licitação na modalidade pregão presencial referente à contratação de empresa especializada na realização do transporte escolar dos alunos que residem na zona rural. A abertura dos envelopes da proposta de licitação foi realizada na última sexta-feira (4) e contou com a participação de seis empresas, sendo duas de Ilhéus, duas de Salvador, uma de Vitória da Conquista e uma de Araci.
Atualmente o serviço é prestado por meio de contrato emergencial, beneficiando 2.243 alunos do ensino fundamental que moram na zona rural de Ilhéus. De acordo com o supervisor do Núcleo de Contratos e Convênios do município, Jorgeney Argolo Souza, uma das principais exigências da licitação diz respeito ao tempo de uso dos veículos que serão utilizados para tal finalidade. Pelo processo licitatório, os ônibus devem ter tempo médio de uso de até 10 anos, já microônibus, vans e kombis, até cinco anos. “Desta forma, garantimos veículos mais bem conservados, melhorando a qualidade do serviço prestado”, ressaltou.
Ainda segundo o supervisor do Núcleo, Jorgeney Argolo, por se tratar de uma área muito extensa e formada por muitos distritos, vilas e povoados, a zona rural foi dividida em dois lotes, tendo a proximidade entre as localidades como requisito fundamental. Após a abertura dos envelopes e análise das propostas de preços e de habilitação das empresas presentes, a Viação Campo Verde sagrou-se vencedora e ficará responsável pelo lote 2. Já a empresa que ficará responsável pelo lote 1 deverá ser conhecida nos próximos dias, acredita Jorgeney, quando a Procuradoria Jurídica do Município deverá julgar recurso impetrado por duas empresas que participam do processo.
A empresa Viação Campo Verde já realiza o transporte de uma parte dos 2.243 alunos, referente ao lote 2, por meio de contrato emergencial. Com o resultado da licitação – favorável à empresa – ela passará a atuar por contrato previsto na licitação, até o fim do ano letivo 2012. Ao todo, serão utilizados 22 veículos – sendo 18 ônibus, duas vans, um microônibus e uma kombi – para o transporte dos alunos nos dois lotes previstos no processo licitatório.
Tomam posse os novos membros do Conselho Municipal do Fundeb
Os novos membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de Ilhéus tomaram posse na tarde da última sexta-feira (5), durante solenidade realizada na sede da entidade, situada na Barra de Itaípe. Na oportunidade, também foi realizada a eleição da nova diretoria, que passa a ter agora como presidente o professor Osman Nogueira e como vice-presidente a servidora pública municipal Cecília Borges.
O papel do Conselho é acompanhar a aplicação dos recursos do Fundeb no município e, ao mesmo tempo, ser o elemento de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais. Fazem parte do Conselho Municipal do Fundeb de Ilhéus 24 membros, representantes do poder Executivo Municipal, dos professores da Educação Básica, diretores, da APPI-APLB/Sindicato, dos servidores técnico-administrativos, dos segmentos pais, estudantes do ensino básico fundamental, estudantes secundaristas e ainda do Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Conselho de Alimentação Escolar.
A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, destacou a atuação do Conselho do Fundeb como uma forma positiva do exercício da cidadania, onde os segmentos estão representados e com a função de acompanhar a gestão pública, fiscalizando a aplicação dos recursos. “E isso fortalece a administração municipal”, garantiu. Lidiney Campos ressaltou, ainda, que o Conselho do Fundeb tem atuado de forma responsável e consciente do seu papel, agindo com cidadania, o que faz com que a gestão democrática seja cada vez mais fortalecida.
O novo presidente do Conselho do Fundeb, Osman Nogueira, avaliou que esse é um dos mais importantes conselhos de todos os existentes na cidade, porque consegue fazer um envolvimento maior das pessoas e das mais diferentes representações. Nogueira informou que junto com a importância do conselho vem também a responsabilidade de cada um dos seus integrantes em atuar com imparcialidade e com transparência. “Ser conselheiro é saber que é necessário compromisso e responsabilidade”, destacou.
Entre as atribuições do Conselho está a de acompanhar e exercer controle social sobre os recursos oriundos do Fundo, supervisionar o censo escolar anual e participar da elaboração da proposta orçamentária, examinar os registros contábeis, elaborar e aprovar seu Regimento Interno e desempenhar outras funções que venham a ser estabelecidas, eventualmente, por legislação específica. Os membros da entidade ressaltam ainda que o Conselho não é unidade administrativa do governo local, porém sua atuação deve ser pautada no interesse público, buscando o aprimoramento da relação formal e contínua com a Prefeitura, responsável pela gestão e aplicação dos recursos do Fundo, para que o acompanhamento seja efetivo.
Saúde realiza atividades diferenciadas no mês de maio
O departamento de Atenção Básica, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), desenvolve neste mês de maio diversos projetos em parceria com os postos e unidades de saúde. Nos próximos dias 9 e 11 de maio, o Basílio e no bairro Nossa Senhora da Vitória, respectivamente, receberão o evento “O Dia da Beleza”, em homenagem ao Dia das Mães, celebrado em todo mundo no segundo domingo de maio.
Durante o evento, que acontecerá em estandes próximos às unidades de saúde, serão oferecidos serviços como cabelereiro, manicure, pedicure e maquiagem. Também serão realizadas palestras com temáticas voltadas ao universo feminino, além da distribuição de brindes. O Nasf promoverá, ainda, durante todo mês de maio, palestras sobre exploração e abuso sexual. As atividades serão realizadas para pais e alunos em diversas escolas municipais e estaduais. As palestras serão ministradas pelas psicólogas da equipe de Nasf, Terezinha Oliveira e Maria da Glória Lacerda.
Outro importante projeto realizado pelo Nasf e que também terá início em maio é a Oficina de Cuidadores de Idosos. O curso de capacitação é voltado para pessoas que cuidam de pacientes acamados, e visa ensinar procedimentos para evitar escaras, cuidar do movimento e da alimentação, proporcionando maior qualidade de vida para o cuidador e para seu paciente. Entre as temáticas das palestras estão: alimentação correta, tratamento com medicamentos, mobilidade e motricidade, adaptação ambiental e prevenção a quedas, e o cuidado emocional do cuidador.
A captação de participantes foi efetuada pelos agentes comunitários de saúde do bairro, que identificaram pessoas da localidade que possuíam pacientes com esse perfil em casa. Segundo a coordenadora do Nasf em Ilhéus, Mychella Góis, a oficina é um projeto piloto e a intenção é melhorá-lo para que seja levado a outras comunidades do município. A capacitação para cuidadores de idosos acontecerá nos dias 9, 16, 22 de maio, no pátio da Igreja Católica da Barra, das 17 às 19 horas. A oficina é uma realização do Nasf em parceria com a unidade de saúde da Barra e dos alunos de medicina e enfermagem da Uesc.
Seast comemora Dia das Mães
O Dia das Mães é uma data comemorada com muita alegria. É com esse espírito que a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus irá realizar um café da manhã, para celebrar a data na próxima quarta-feira (9) a partir da 7 horas. Com concentração na praça Castro Alves, o grupo de mães dará início a uma caminhada comemorativa pela avenida Soares Lopes até a sede da secretaria.
De acordo com o secretário Ari Santos Silva, essa é uma data em que devemos prestar a devida homenagem a essas mulheres que por muitas vezes estão inseridas em programas sociais e merecem ser lembradas como mães e cidadãs. “Com isso estamos fortalecendo a cidadania”, destacou.
Assim que as mães participantes chegarem à sede da secretaria participarão de sorteio de brindes, além de serem homenageadas e saborearem o café da manhã. Cada um desses grupos faz parte dos serviços oferecidos pela secretaria como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
Em Ilhéus existem cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e estão localizados na Barra, Olivença, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Essas unidades contam com equipes multiprofissionais, que realizam atividades com grupos de gestantes, idosos e encaminhamento de pessoas da comunidade para outros serviços da Assistência Social.
Já o Creas disponibiliza acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público-alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.