Primeiras oito mil toneladas de níquel são embarcadas no Porto do Malhado

Projeções de crescimento das exportações, através de Ilhéus, exigem a construção do Porto Sul

Deputado Federal Josias Gomes
“Há uma inequívoca necessidade de construção do Porto Sul em Ilhéus, necessidade esta cada vez mais evidente, como, agora, no primeiro carregamento de níquel, no Porto do Malhado, em Ilhéus, de oito mil toneladas da commodity, que nos projeta a um futuro bem próximo, no qual os volumes de exportação vão ficar crescentemente maiores, com a construção da Ferrovia Oeste-Leste, pela adição de mais minérios, e de muito grão, tudo produzido no território baiano ou em estados vizinhos”.

Essa é a posição do deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, sobre o embarque, com destino à Finlândia, de níquel produzido na cidade de Itajibá, que fica a cerca de 140 quilômetros de Ilhéus.  A carga, avaliada em US$ 30 milhões, conforme matéria veiculada na edição desta sexta-feira, 25, pelo jornal Valor Econômico, é apenas a primeira produzida pela empresa Mirabela Mineração do Brasil, subsidiária da Mirabela Nickel, com sede na Austrália.

 

Segundo projetam os dirigentes da empresa, a previsão é de que, já no próximo ano, a Mirabela deverá estar produzindo 25 mil toneladas de níquel contido, a partir das reservas de níquel sulfetado, o mais procurado, e mais raro, dos dois tipos de níqueis, no mundo, existentes nas minas de Santa Rita, em Itajibá. Ainda segundo a direção da empresa, a ferrovia Oeste-Leste atravessará as terras das minas, e há planos para construção de um ramal até o galpão de estocagem.

Os números da Mirabella são extraordinários do ponto de vista da produção e do resultado econômico da atividade. A mina baiana a céu aberto é a maior descoberta de níquel sulfetado do mundo nos últimos 20 anos, desde a Voyce”s Bay, da Vale Inco, no Canadá, segundo a empresa. Com reservas provadas somando 120 milhões de toneladas de níquel sulfetado, Santa Rita tem vida útil de pelo menos 20 anos, o que a coloca como a segunda maior do mundo neste ranking, depois da mina da Vale Inco.

“São três ainda as preocupações que temos – avaliou Josias Gomes – quando observamos as imensas possibilidades da Bahia no campo das commodities: a primeira, com relação a essa necessidade de aumentar a capacidade de exportação da cidade de Ilhéus, pela construção do Porto Sul, ao mesmo tempo em que se conclui a Ferrovia Oeste-Leste; a segunda, com uma indispensável, e urgente, mudança na política econômica nacional – aliás, já defendida pela presidenta Dilma Roussef – a fim de que possamos agregar valor, antes de exportar, às commodities; e, a terceira, com a política de transferência de royalties aos municípios brasileiros, por parte das empresas mineradoras, que resultará em benefícios efetivos ao conjunto da população”.

 

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