As associações ilheenses de bodyboarding e surf participaram do curso de capacitação de lideranças promovido por uma empresa privada afim de facilitar o entendimento da parte contábil e formatação de projetos das associações municipais.
A única entidade desportiva presente ao curso forma a AIBB e AIS, além de associações de moradores, pescadores, artesãos, pequenos produtores, apoio ao câncer, entre outros.
O curso ajudou a esclarecer alguns aspectos, já que a maioria das lideranças presentes não tinha a situação de suas entidades regularizada perante a receita federal e demais órgãos competentes.
O jornalista e promotor de eventos esportivos na Bahia, Victor Kruschewsky, comentou um pouco a iniciativa: “Foi interessante a ação da empresa em ajudar algumas entidades, mas achei que ela poderia fazer um pouco mais quitando as pendências das associações envolvidas no curso e dando uma assistência contábil às mesmas, mesmo que com um prazo estipulado”, afirmou.
“A maioria desses líderes que estão aqui faz tudo por amor, possui pouca noção do que uma associação precisa em questão burocrática. Querem ajudar sua comunidade e não sabem o caminho, não possuem verba. Alguns nem têm o dinheiro da passagem ou alimentação. Foi uma passo importante, mas uma empresa desse porte pode fazer mais. Espero que a empresa entenda isso e se comprometa ainda mais com a comunidade”, concluiu.
Em julho, a cidade de Ilhéus receberá um estudo completo sobre os indicadores sociais, feito pela Kairós Desenvolvimento Social, conceituada empresa no ramo que já fez o estudo em locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, São Luís, Betim, Guarujá, Teresópolis e outras.
Só para se ter uma noção, alguns índices apontam Ilhéus com mais de 50% da população vivendo com meio salário mínimo, além de 30% de analfabetos.