PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Contas da Prefeitura de Ilhéus estão à disposição da população

Creas Violência realiza campanha de combate a violência sexual

Crie de Ilhéus vai comemorar Dia Nacional do Sistema Braile

Profissionais da educação participam de formação do Pacto Todos pela Educação

Matrículas do ProJovem Urbano serão encerradas nesta sexta-feira em Ilhéus

Contas da Prefeitura de Ilhéus estão à disposição da população

Qualquer cidadão pode ter acesso a todo o balanço financeiro do município de Ilhéus referente ao ano de 2011. Os documentos já estão à disposição da população desde o último dia 1º, no antigo Clube dos Comerciários, na praça J. J. Seabra, ao lado da Câmara Municipal, e podem ser analisados num prazo de 60 dias, conforme prevê a legislação. A movimentação financeira do ano passado poderá ser consultada diariamente, das 8 às 18 horas, onde os cidadãos terão a oportunidade de observar os pagamentos, processos licitatórios, o recebimento de receitas e até os demonstrativos financeiros.

A iniciativa de disponibilizar esses documentos para a população, segundo avaliou o prefeito Newton Lima, faz parte da relação de transparência do governo municipal, incentivando os cidadãos a acompanhar a administração da cidade, além de atender a determinação da Constituição da República Federativa do Brasil, art. 95, § 2°; da Constituição do Estado da Bahia; da Lei Complementar 101/2000 e a Resolução n° 318/97 do TCM/BA. “Colocar à disposição o balanço financeiro da cidade visa também estimular a população a conhecer, mais efetivamente, a realidade das prefeituras através de sua dinâmica financeira”, disse o prefeito.

Para garantir a orientação, o apoio e organização dos trabalhos, funcionários públicos municipais foram designados para acompanhar todo o procedimento, colocando a documentação à disposição dos cidadãos. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Antônio Batista, as visitas são feitas por meio de agendamento, visando fazer com que o procedimento ocorra com mais tranquilidade. E as visitas já estão sendo feitas pela sociedade civil organizada. Um espaço climatizado foi montado pela Prefeitura de Ilhéus para garantir melhores condições de trabalho para as pessoas que desejam consultar as contas do Executivo Municipal.

De acordo com o edital 001/2012, publicado no último dia 23 de março, não será permitido retirar peças dos documentos colocados em disponibilidade pública, nem riscar ou rasurar, ficando os infratores sujeitos a penalidade. A solicitação de cópias de documentos pode ser feita pelas entidades da sociedade civil organizada através de ofícios encaminhados ao prefeito Newton Lima. E para que não ocorram prejuízos nas pesquisas dos cidadãos, o serviço funciona de forma ininterrupta, das 8 às 18 horas, com equipes de funcionários que se revezam no apoio para a comunidade.

 

Creas Violência realiza campanha de combate a violência sexual

Durante o feriado da semana santa, quando aumenta o fluxo de turistas em Ilhéus, a equipe do Programa Creas Violência realizou uma ação na rodovia BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Estadual. A ação faz parte de uma campanha de combate a violência sexual de crianças e adolescentes e é gerenciada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que funciona na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.

A campanha consiste em combater e prevenir o abuso sexual de menores na região, buscando a conscientização das pessoas através da entrega de kits contendo lixo para carro, adesivo, boné e folder contendo as informações sobre como denunciar e o que caracteriza o abuso sexual. As denúncias podem ser feitas anonimamente através do Disque 100. A distribuição dos kits teve como finalidade conscientizar os motoristas, passageiros e motociclistas, que trafegavam pela BR-415.

De acordo com o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, é preciso combater todo o tipo de violência e o trabalho articulado entre o Creas Violência e outros programas da secretaria, ajudam a combater essa prática. “Nossa intenção é fortalecer essa prática de conscientização da população, através de mensagens educativas, além de ações efetivas nos locais onde os problemas já existem, buscando o fortalecimento das relações familiares”, ressaltou Ari Silva Santos.

Trabalho – O Creas oferece acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público-alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.

Infelizmente, no município de Ilhéus, o número de atendimentos de vítimas de exploração sexual tem crescido constantemente e a falta de denúncia desses casos faz com que muitos jovens permaneçam sofrendo essas agressões. A proposta do Creas Violência é combater e enfrentar este tipo de violência, com o apoio da sociedade e através de atividades que resgatem nestes indivíduos a auto estima e desenvolvimento pessoal.

 

Crie de Ilhéus vai comemorar Dia Nacional do Sistema Braile

Para comemorar o Dia Nacional do Sistema Braile, o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) de Ilhéus estará realizando na próxima quinta-feira (12), no Largo Cultural em frente ao Teatro Municipal, uma série de atividades artísticas, educacionais e na área da saúde, como forma de mostrar o trabalho desenvolvido na cidade através desse programa. Como parte das atividades, que acontecerão das 9 às 13 horas, serão realizadas panfletagens, divulgação dos trabalhos do Crie e também será feita a aferição da pressão ocular, buscando assim orientar os pacientes para os riscos do glaucoma.

O Dia Nacional do Braille no Brasil é comemorado no dia 8 de abril. E Ilhéus vai comemorar a data no dia 12, com apresentações artísticas dos alunos assistidos pelo Crie. O braille é um sistema de escrita e leitura baseado na percepção pelo tato destinado a pessoas que têm deficiência visual. A instituição do Dia Nacional do Braille no Brasil homenageia o dia de nascimento do primeiro professor cego brasileiro, José Álvares de Azevedo, que estudou o método em Paris e passou a ensiná-lo e a difundi-lo no Brasil, tendo recebido o título honorífico de Patrono da Educação dos Cegos no Brasil.

Desde que foi implantado na cidade, o Crie de Ilhéus vem sendo apontado como modelo na área de inclusão, dando suporte aos alunos que possuem algum tipo de deficiência. Atualmente a rede municipal de ensino de Ilhéus conta com uma equipe multidisciplinar formada por 10 profissionais que realizam serviço especializado de aprendizagem com alunos no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual.

Em 2011 o Crie comemorou 10 anos de atuação com a institucionalização, através do decreto de assinado pelo prefeito Newton Lima, formalizando e legalizando o seu funcionamento, oportunizando convênios e aquisições de recursos federais entre Prefeitura e FNDE. As unidades do Crie de Ilhéus são dotadas de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, podendo estender-se a estudantes de escolas mais próximas.

A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, explica que trabalho do Crie, inclui atendimento educacional especializado em recursos pedagógicos, conduzido por um professor capacitado, que suplementa alunos com altas habilidades e superdotação. Esse trabalho tem como foco alunos com limitações ou deficiências, dificuldades de comunicação, altas habilidades, além de deficiências como autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral, dentre outros. A rede municipal de ensino conta ainda com nove intérpretes de libras para atender aos alunos com necessidades especiais das unidades escolares, atuando juntamente com os professores nas salas de aulas, realizando a tradução simultânea na língua de sinais.

 

Profissionais da educação participam de formação do Pacto Todos pela Educação

Com o intuito de apresentar o programa Pacto Todos pela Educação a diretores, supervisores, orientadores e professores da rede municipal de ensino de Ilhéus e implantar a proposta didática “Alfabetizar Letrando”, a Secretaria de Educação promove nesta quarta-feira (11) a I Formação do Pacto – Todos pela Educação, a partir das 9 horas, no Teatro Municipal. O evento marca o início dos ciclos de formação desenvolvidos pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Educação.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Educação, Lidiney Campos, serão beneficiadas 40 pessoas por grupo, num total de 120 professores, já que o programa é destinado apenas às crianças do 1° Ano (Ciclo II – Fase I). “Esta será uma excelente oportunidade para orientar sobre a organização didática do material e a sua utilização, vivenciar o planejamento das atividades alfabetizadoras de acordo a proposta pedagógica e apresentar as estratégias de acompanhamento presencial e a distância”, informou.

A programação da capacitação será iniciada pela manhã com a apresentação da operacionalização do Pacto nos Municípios e de sua estrutura organizacional. Neste primeiro momento, além dos profissionais da educação, a programação também será voltada para representantes e pais de alunos. À tarde, o evento prossegue na Escola Padre Luiz Palmeiras, no Pontal, onde os profissionais da educação participam de reflexões teóricas e metodológicas da Proposta para Alfabetizar Letrando; apresentação do material; ações para estimular a criatividade na organização do material didático; apresentação dos instrumentos de acompanhamento e orientações sobre o acompanhamento de formação em sala de aula.

Já na quinta-feira (12), apenas Supervisores ou Orientadores e Professores do 1º Ano das Escolas Municipal de Educação Infantil do Teotônio Vilela, Basílio, Barra de Itaípe, do Iguape, Cantinho do Recreio, Heitor Dias, Professor Osvaldo Ramos, Marianne Eckes, Vovô Isaac, Dom Eduardo, Centro Educativo Fé e Alegria e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) participam do Planejamento da 1ª Etapa (1º Mês), das 8 às 17h30min, na Escola Padre Luiz Palmeiras.

Na sexta-feira (13), também na Escola Padre Luiz Palmeiras, é a vez dos supervisores e/ou orientadores e professores do 1º Ano das Escolas Nucleadas de Areia Branca, Aritaguá II, Aritaguá I, Castelo Novo, Banco do Pedro, Inema, Pimenteira, Sambaituba, Olivença, Santo Antônio e do Couto participarem da atividade, no mesmo horário. A segunda etapa da capacitação será encerrada no dia 16, com a participação de supervisores ou orientadores e Professores do 1º Ano das escolas Municipal Pequeno Príncipe, Nelson de Oliveira, Pinóquio, Profº Paulo Freire, Gisélia Soares, Dom Valfredo Tepe, Salobrinho, Pequeno Davi, Vila Nazaré, Barão de Macaúbas e Batista Memorial.

 

Matrículas do ProJovem Urbano serão encerradas nesta sexta-feira em Ilhéus

Serão encerradas nesta sexta-feira (13), em Ilhéus, as matrículas do ProJovem Urbano, programa do Governo Federal destinado a jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas que ainda não concluíram o ensino fundamental. Através do programa, que possui duração de 18 meses, os participantes terão a oportunidade de concluir o antigo curso ginasial (8ª série) e também de fazer uma qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade, além de aulas de informática e auxílio financeiro de R$ 100,00.

As matrículas estão sendo realizadas na própria Secretaria Municipal da Educação (Seduc), situada na avenida Soares Lopes, número 840, sempre das 12 às 18 horas. Com 200 vagas e início das aulas previsto para o dia 7 de maio, o ProJovem Urbano será realizado no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, no período da noite.Como requisitos, além de serem alfabetizados, osinteressados devem apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos: histórico escolar, CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência (todos em cópia e original).

O ProJovem Urbano objetiva promover a inclusão social do jovem de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizado, não concluiu o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mercado de trabalho, de modo a propiciar-lhe oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. De forma específica, a iniciativa tem como finalidade primeira proporcionar formação integral, por meio de uma efetiva associação, entre: formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; qualificação profissional, com certificação de formação inicial; e participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.Nessa perspectiva, o programa tem como propostas centrais are-inserção dos jovens no processo de escolarização;a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;a participação dos jovens em ações coletivas;a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação; ea ampliação do acesso dos jovens à cultura.

Características – O ProJovem Urbano foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos. O trabalho assume também caráter experimental ao basear-se em novos paradigmas, constituindo sua proposta curricular a partir de conceitos inovadores que dão suporte à articulação entre o ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária, visando, sobretudo, à formação integral do jovem, considerado como protagonista de sua formação.

Segundo os técnicos doGoverno Federal, ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e, ao mesmo tempo, se reposicionem quanto a sua inserção social e profissional.Nessa perspectiva, após o curso, espera-se que o jovem passe a ser capaz de afirmar sua dignidade como cidadão, trabalhador e ser humano; utilizar a leitura e a escrita, assim como outras formas contemporâneas de linguagem, para se informar e aprender, expressar-se, planejar e documentar, além de apreciar a dimensão estética das produções culturais;compreender os processos sociais e os princípios científicos e tecnológicos que sustentam a produção da vida na atualidade;utilizar tecnologias de informática necessárias à busca de informações e à inserção cultural e profissional;desenvolver competências necessárias para o desempenho de uma ocupação que gere renda;estabelecer um projeto de desenvolvimento profissional, considerando suas potencialidades, suas necessidades de aprendizagem e as características de seu contexto de trabalho;acessar os meios necessários para exercer efetivamente seus direitos de cidadania, tais comoobter ou renovar documentos pessoais e usar os serviços da rede pública disponíveis para os jovens e suas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *