Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito discute com empresários melhorias no transporte coletivo

Relatório sobre limpeza de área dos Kafmann é entregue à Justiça

Secretaria de Assistência Social e Trabalho funciona em novo endereço

Ilhéus presente em encontro com capoeiristas de vários países



Prefeito discute com empresários melhorias no transporte coletivo

Com a proposta de resolver os muitos problemas observados no sistema de transportes coletivos e oferecer aos ilheenses um serviço de melhor qualidade, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu com os representantes das empresas que atuam na cidade para buscar as soluções, principalmente no tocante ao transporte de estudantes da zona rural do município. Participaram também do encontro os secretários municipais do Governo, Alcides Kruschewsky; da Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça; dos Serviços Urbanos, Carlos Freitas; e de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto; além dos proprietários e gerentes das empresas São Miguel e Viametro.

Durante a reunião, o prefeito Newton Lima cobrou soluções para a situação dos transportes dos estudantes da zona rural de Ilhéus. De acordo com o prefeito, a legislação determina que os transportes escolares sejam utilizados apenas pelos estudantes da rede municipal. Com isso os estudantes da rede estadual estão sendo obrigados a utilizar os transportes convencionais, ou seja, os mesmos ônibus dos demais moradores, viajando em veículos lotados e muitas vezes dividindo os espaços com mercadorias. Por esse motivo, Newton Lima cobrou que mais veículos sejam colocados nessas linhas de maior movimento para transportar, exclusivamente, os estudantes da rede estadual.

Os representantes das empresas solicitaram um estudo da demanda em cada distrito e se comprometeram em colocar, já a partir desta semana, mais ônibus em horários específicos para atender aos alunos da zona rural. Outro problema apontado pelo prefeito Newton Lima foi em relação aos estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz e a demanda que surgirá nos próximos anos, a partir da implantação de equipamentos educacionais e programas sociais e habitacionais. Newton Lima adiantou que já existe uma demanda nos transportes e que o problema poderá se agravar ainda mais com a instalação de equipamentos como o Ifet e também o Programa Minha Casa, Minha Vida, implantado na região de Banco da Vitória e Salobrinho. As empresas também se comprometeram em resolver essa questão a partir da necessidade e o crescimento do número de passageiros.

Outro avanço nas discussões foi a informação de que as empresas de transportes coletivos estão realizando uma pesquisas para observar todo o deslocamento de passageiros, com o objetivo de melhor atender aos usuários. A proposta é reduzir o tempo de espera nos pontos e assegurar um melhor serviço. Para o prefeito Newton Lima, todas essas melhorias precisam ser colocadas em prática de imediato, para que o cidadão ilheense e os turistas possam dispor de um sistema de transporte que atenda às suas necessidades.

 

Relatório sobre limpeza de área dos Kafmann é entregue à Justiça

 

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus encaminhou relatório à Procuradoria Geral do Município com as informações sobre os trabalhos de limpeza realizados no terreno onde se encontram as ruínas da antiga fábrica de chocolate dos Kaufmann. De posse do relatório, a Procuradoria informará à Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, através de fotos e documentos, o cumprimento da decisão judicial que autorizou a limpeza da área, com a finalidade de combater focos de dengue, com a retirada de lixo, entulho, além da roçagem em toda a extensão do terreno.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a antiga fábrica de chocolate, é hoje um local de risco no centro de Ilhéus, com dezenas de focos de dengue, além de ser utilizado com “banheiro público”, dormitório de moradores de rua e ponto de tráfico de drogas. Para atender reivindicação dos moradores e comerciantes da vizinhança, a secretária resolver promover uma limpeza completa daquela área, com a finalidade de eliminar os pontos de risco à saúde da população.

Carlos Freitas informa que, como existe uma Ação Demolitória proposta pelo Município, a limpeza das ruínas da antiga fábrica de chocolate de propriedade dos Kaufmann somente foi possível de ser executada após decisão judicial. “Fotografamos e filmamos todos os serviços realizados para mostrar as condições em que se encontravam os restos de estruturas em concreto armado e de algumas poucas paredes de alvenaria, recobertos por mato alto, entulho depositado por terceiros. Documentamos todas as fases: antes, durante e depois, para a segurança do Município”, ressaltou.

Informa o coordenador dos serviços, Júlio Cezar de Oliveira Gomes, que foram necessários três dias de intenso trabalho para a limpeza e retirada de todo o entulho e mato existente no local. Para realizar o serviço de limpeza foram mobilizados 30 operários da secretaria além de uma máquina pá-carregadeira e diversos caminhões caçambas. “Todo o trabalho foi feito com o máximo cuidado, no sentido de atender as determinações judiciais”, explica Júlio Gomes.

Num balanço realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, foram retiradas do local nove caçambas de entulho de seis metros cúbicos cada, num total de 54 metros cúbicos de entulho, terra e lixo, incluindo, também, a roçagem e a remoção de toa a vegetação existente no local. “Com essa ação atendemos a população do entorno das ruínas da antiga fábrica de chocolate, além de eliminar, temporariamente, focos da dengue e outros problemas existentes no local”, conclui Júlio Gomes.

 

Secretaria de Assistência Social e Trabalho funciona em novo endereço

A partir da próxima segunda-feira (28) a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus fará suas atividades em novo endereço. Por conta de uma reforma na sede da secretaria, o atendimento ao público passará a ser feito na sede provisória, localizada na Avenida Soares Lopes, nº 1724 (antiga sede do Creas).

A reforma ainda não tem data prevista para terminar. A secretaria vai continuar a atender os usuários a partir das 8 à 14 horas, com exceção do programa Bolsa Família, que funciona das 7 às 13 horas. Os serviços oferecidos na secretaria como os programas PETI, ProJovem, BPC, e Plantão Social, também continuam com atendimento normal na nova sede da secretaria.

 

Ilhéus presente em encontro com capoeiristas de vários países

 

Integrantes da Associação Cultural Negra Raiz de Capoeira vão representar Ilhéus em encontro internacional de capoeiristas, que será realizado neste final de semana – 26 e 27 –, no município de Santo Antonio de Jesus. Organizado pelo mestre Zé Pequeno, da Associação de Capoeira Axé Bahia, o evento terá a presença de mestres, instrutores e alunos oriundos da França, Austrália, Canadá e Argentina, assim como de vários estados brasileiros. De Ilhéus, seguem Rafael Gomes e Tiago Nascimento (Tatu). O apoio é da Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Esporte.

Rafael Gomes, responsável pela Associação Cultural Negra Raiz de Capoeira, disse que a academia já formou alunos, professores, instrutores, estagiários e graduados que se tornaram monitores do projeto Capoeira Transforma. A iniciativa tem parceria com escolas das redes pública e particular de ensino e associações de moradores de Ilhéus. A meta é atender todos os bairros, e para isso, a entidade está em busca de apoio no comércio e nas repartições públicas.

Criada em março de 2005, a associação conta com núcleos nos bairros Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória e Jardim Savóia, nas localidades rurais de Urucutuca e Sambaituba, além da sua sede que funciona no bairro Hernani Sá. Rafael Gomes ressaltou que o projeto absorve jovens com idade a partir de 5 até 15 anos, de ambos os sexos. Lá, recebem atividades socioeducativa, capoeira, samba de roda e maculelê. Os jovens também aprendem a confeccionar pandeiro e berimbau. A inscrição gratuita. Informações adicionais podem ser obtidas através do blog www.negraraizcapoeira.blogspot.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *