Faculdade de Ilhéus promove doação de sangue durante o Trote Solidário

          Em um só dia, a Faculdade de Ilhéus conseguiu promover a coleta de 98 bolsas de sangue, durante o Trote Solidário realizado na última terça-feira, dia 13, com os calouros dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição. Segundo informou a diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, essa campanha é realizada na instituição, desde 2007, e “outras iniciativas serão promovidas para colaborar com o banco de sangue da cidade e ajudar a salvar vidas”, acrescentou.   
         A coleta foi realizada por funcionários do Banco de Sangue de Ilhéus, coordenada pelo enfermeiro Adelson Bispo, e auxiliada por estudantes do nono semestre do curso de Enfermagem da Faculdade. O público alvo foram os alunos ingressantes no ensino superior, mas a ação solidária se estendeu a toda comunidade acadêmica. O coordenador do curso de Enfermagem, professor Robson Vidal, elogiou a disposição dos alunos e ressaltou que “a doação de sangue torna-se um exemplo de cidadania e amor ao próximo, pois nos momentos mais críticos da vida – o risco de morte, esse simples ato, anônimo e afetuoso, salva vidas”.


      Segundo Adelson Bispo, no Banco de Sangue de Ilhéus, numa manhã, são coletadas de 12 a 15 bolsas de sangue e durante o dia chega a 25, enquanto que a necessidade média diária é de 35 a 40 bolsas, para atender aos hospitais de Ilhéus e de cidades circunvizinhas. “Para suprir a demanda, a gente utiliza a estratégia de convocação familiar, quando um paciente chega para efetuar procedimentos que necessitem de sangue. No Banco de Sangue, todos passam a conhecer a importância da doação de sangue e alguns se tornam doadores voluntários. As parcerias que temos conseguido espontaneamente com as faculdades e igrejas têm nos ajudado muito.”, acrescentou.  
     Mais Sangue – Apesar das campanhas, o Banco de Sangue de Ilhéus continua precisando de doadores. Segundo o Ministério da Saúde, são condições básicas para doar sangue: ter aspecto saudável e declaração de bem-estar geral; ter idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos, somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia. É necessário também peso mínimo de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
     No dia da doação, as recomendações são: nunca doar sangue em jejum; fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação; interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
     Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou em amamentação; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *