Nota Fiscal Eletrônica foi foco de curso com fiscais tributários
Unidades do Cras e Projovem de Olivença funcionam em novo endereço
Várias ações marcam 1ª edição do Dia do Bem em Ilhéus
Abertas inscrições para a I etapa de duathlon Terrestre em Ilhéus
Nota Fiscal Eletrônica foi foco de curso com fiscais tributários
Fiscais do Setor de Administração Tributária da Prefeitura de Ilhéus encerraram nesta quinta-feira (24) as atividades do curso de capacitação sobre o novo sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O curso iniciado na última quinta-feira (23) é ministrado pelo representante da empresa E & L, Weberth Bonow. Segundo o secretário da Fazenda, Jorge Bahia, o novo sistema vai permitir maior agilidade na comunicação entre a Prefeitura e o contribuinte, visando otimizar a renda do município.
Com este novo sistema, os auditores e fiscais contarão com fácil acesso aos dados dos contribuintes, legislação e regulamentos tributários e ao sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e, de qualquer local, basta ter sinal da operadora de celular, podendo emitir notificações, auto de Infração, documento de arrecadação e extratos fiscais dos contribuintes. Podendo acompanhar em tempo real toda emissão, cancelamento e pagamento de notas fiscais emitidas pelo sistema.
A eficácia da fiscalização e de outros setores da administração tributária depende, ademais, da realização, em bases permanentes, de programas de treinamento, atualização e qualificação profissional. “Sem programas de treinamento de boa qualidade, o corpo técnico dificilmente terá condições de acompanhar as mudanças no âmbito nacional e internacional e o aumento do grau de complexidade da atividade econômica em muitos segmentos do setor privado”, afirmou o supervisor do setor de Administração Tributária, Adriano Sales.
O município também vem investindo o aparelhamento tecnológico da administração tributária e do sistema de fiscalização, a exemplo da aquisição de 10 computadores portáteis tipo subnotebook – netbooks, que foram entregues aos fiscais do setor de tributos na tarde da última terça-feira (22) pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Os equipamentos visam facilitar o trabalho dos agentes, que estarão conectados em rede com os computadores da Secretaria da Fazenda de Ilhéus, visando combater com a evasão fiscal no município. “A informação é um insumo fundamental para a administração e fiscalização de tributos. É indispensável, portanto, realizar investimentos adicionais para aumentar e modernizar os recursos de informática à disposição do sistema de fiscalização”, afirmou.
Unidades do Cras e Projovem de Olivença funcionam em novo endereço
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus informa aos moradores de Olivença e das localidades circunvizinhas que a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Olivença está funcionando em novo endereço: rua Coronel Nonato do Amaral, nº 55 (próximo ao Restaurante Baião de 2), e não mais na rua Cláudio Magalhães (próximo à igreja de Nossa Senhora da Escada).
Cada unidade do Cras atua na prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e atua no sentido de potencializar a proteção social e diminuir a vulnerabilidade e risco social das famílias localizadas nesses bairros. De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Cras funciona como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além do Cras, o espaço também abriga uma das unidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) do município.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos. O acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família também é outro papel do Cras. Além de Olivença, Ilhéus conta com outras quatro unidades do Cras, localizadas nos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória e na Barra de Itaípe.
Várias ações marcam 1ª edição do Dia do Bem em Ilhéus
A Prefeitura, clubes de serviços, instituições públicas e privadas, a Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus promovem neste sábado (26), das 8 às 13 horas, no calçadão da rua Jorge Amado, o primeiro Dia do Bem. A data será marcada pela prestação de serviços gratuitos a toda população. No local, serão instalados toldos para a prestação de serviços de aconselhamentos e serviços na área da saúde, jurídica, oportunidades de emprego e serviços sociais, além das unidades móveis do Samu, Odontomóvel e Caravana Cultural.
Nos auditórios da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) serão realizadas palestras gratuitas a respeito de saúde, prevenção contra as drogas, planejamento familiar, diabetes, bem-estar social, sexualidade responsável, educação, meio ambiente, cultura e cidadania, dentre outras. Uma das salas da Fundaci será destinada ao corte de cabelos e em outra funcionará o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A praça do Teatro será o palco para apresentações culturais de teatro, música, dança e oficinas artísticas para crianças e jovens. “O evento é uma realização de dezenas de voluntários que estão dispostos a fazer o bem sem olhar a quem”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, um dos organizadores do evento.
O Dia do Bem nasceu de uma iniciativa voluntária de instituições beneficentes dos estados do Amapá e Pará, onde ganhou notoriedade. A partir deste ano, a iniciativa será realizada em todas as Casas da União no Brasil, instituições de caráter filantrópico ligadas ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, que comemora 50 anos de existência em 2011. A ação, que já se repete há alguns anos nos dois estados com parceiros públicos, privados e ampla cobertura da mídia, ganhou uma data especial, 26 de março, que será o dia onde instituições beneficentes de todo o Brasil e também do exterior, desenvolverão inúmeras atividades gratuitas nas mais diversas áreas.
A programação contará ainda com orientações na área da saúde para combate à dengue, prevenção à hipertensão arterial, cadastramento de doadores para reposição do Banco de Sangue do Hospital São José. A comunidade também está sendo convidada a doar alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos que posteriormente serão destinados às famílias carentes e ações beneficentes na cidade. As boas práticas esportivas e de lazer também estarão presentes no Dia do Bem, com a realização do Duathlon no bairro Hernani Sá, que está sendo organizado pela Superintendência Municipal de Esportes e demais parceiros, no período da tarde.
“A realização do Dia do Bem é um ato solidário e de fraternidade humana que vem trazendo diversos benefícios para a comunidade, tanto para quem pratica o bem quanto para quem recebe o bem. É alegria e bem estar garantidos para toda família”, disse Maurício Corso, que também é presidente da Casa da União de Ilhéus.
Abertas inscrições para a I etapa de duathlon Terrestre em Ilhéus
Os interessados em participar da I Etapa do Circuito Ilheense de Duathlon, que será realizado a partir das 15h30min deste sábado (26) poderão se inscrever até momentos antes do horário de início da prova na sede da Associação de Moradores do Hernani Sá, bairro que vai abrigar a iniciativa. A prova tem percurso – totalmente plano e executado sem interrupção – de 1,6 quilômetro de corrida, 16 quilômetros de ciclismo e mais 1,6 quilômetro de corrida. A prova é realizada pela Superintendência Municipal de Esportes, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com as secretarias Municipal de Turismo, e da Segurança, Transportes e Trânsito.
A principal preocupação dos organizadores é esclarecer as dúvidas daqueles que pretendem participar da competição. “As corridas inicial e final são completadas em uma volta no eixo principal da Urbis, enquanto o ciclismo em 10 voltas. Qualquer bicicleta é permitida, desde que suas partes estejam em perfeito funcionamento. É exigido o uso de capacete de ciclismo”.
Variação do Triathlon, o Duathlon foi criado para desenvolver as modalidades da corrida e do ciclismo, bem como para facilitar as provas multiesportivas em locais sem lagos e praias. A Superintendência de Esportes da Prefeitura de Ilhéus e os organizadores da prova estão negociando junto a uma empresa do ramo de bicicletas o oferecimento dos capacetes emprestados para pessoas que não possuem o acessório.
Com exceção do centro da cidade, o bairro Hernani Sá é o primeiro bairro a receber o evento, que também está programado para acontecer na avenida Litorânea Norte, no dia 21 de maio, e no Teotônio Vilela, no dia 24 de setembro. As inscrições ainda podem ser feitas na Banca Ilhéus Revistas, instalada em frente ao largo cultural (praça do Teatro Municipal) e na Associação de Moradores do Hernani Sá, na praça principal da Urbis. A Banca Ilhéus Revistas e a Associação de Moradores do Hernani Sá apóiam o evento.