PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Newton Lima apresenta casas do PAC II aos futuros moradores

Assistência Social de Ilhéus entrega enxovais a gestantes

Feira de Saúde da Mulher é realizada com sucesso

Alto do Coqueiro e Banco da Vitória recebem mutirão de combate à dengue

Odontomóvel atende em bairros e distritos

Newton Lima apresenta casas do PAC II aos futuros moradores

As 272 unidades residenciais que estão sendo construídas no Condomínio Bosque Verde, no bairro Teotônio Vilela, foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira (8) pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, representantes da Gmec Projetos e Obras (GPO), secretários municipais, da Caixa Econômica Federal, vereadores e futuros habitantes. O conjunto residencial está sendo implantado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e se destinam aos moradores da favela conhecida como Rua do Mosquito (em frente à estação rodoviária).

Durante o evento, a GPO fez uma demonstração em vídeo da responsabilidade social  que envolve a implantação do condomínio, com estudos prévios de impacto socioambiental. “Não estamos aqui apenas construindo casas, mas tornando realidade o sonho de centenas de famílias que deixarão de conviver num ambiente insalubre para residir em condições dignas”, disse o prefeito Newton Lima, salientando que o condomínio possui toda a infraestrutura necessária para proporcionar uma vida digna aos novos moradores.

As obras de construção das 272 habitações populares do Condomínio Bosque Verde deverão ser entregues aos moradores em setembro próximo do próximo ano. Com recursos de aproximadamente R$ 18 milhões, oriundos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), e em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura, as obras também envolvem intervenções urbanísticas. Além da construção das casas, o projeto prevê saneamento básico, rede de águas, drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação de ruas e criação de uma ciclovia.

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Paulo Goulart, os imóveis residenciais serão destinados às famílias que atualmente residem em áreas de encostas e na Rua do Mosquito, situada em frente à estação rodoviária de Ilhéus. “Na sequência, visando à recuperação ambiental do local, estaremos removendo o aterro que possibilitou as invasões e providenciando logo depois o replantio com vegetação nativa”, informa. Na opinião do vereador Reinaldo Oliveira (Zé Neguinho), o prefeito Newton Lima vem dando um passo importante na solução do problema habitacional, com a construção de casas populares para a comunidade carente.

O vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela) destacou o esforço empreendido por Newton Lima no sentido de transformar Ilhéus numa cidade moderna e desenvolvida. “A comunidade do Vilela sofre com inúmeras carências e agora conta com a parceria do prefeito, que, na medida do possível, sempre se dispôs a atender nossas reivindicações. Agora, o Vilela será um bairro em que a população terá orgulho de morar”, ressaltou. Para a vereadora Professora Carmelita, aos poucos, as famílias, especialmente as mulheres estão conseguindo ter direito ao emprego, à dignidade, a exemplo das casas que irão receber. “O Dia Internacional da Mulher é uma data especial para dar essa boa nova”, ressaltou.

Responsabilidade social – O diretor regional para o Norte e Nordeste da GPO, Sávio Andrade, destacou a importância do trabalho social que vem sendo realizado com as famílias contempladas. “Antes de efetivar a remoção dessas pessoas, fizemos um amplo trabalho de conscientização. O objetivo foi mostrar que elas sairão de áreas de risco para passarem a morar em casas dignas, com direito a luz, esgoto, pavimentação e água encanada. Na verdade, trata-se de um amplo processo de inclusão social”, comenta, acrescentando que o projeto social inclui o oferecimento de cursos pré-profissionalizantes capazes de incrementar a renda familiar.

O gerente de contratos da GPO, Deusdedith Lima Filho, informa que a obra contabiliza resultados positivos, principalmente para o bairro Teotônio Vilela, a exemplo do impacto econômico, uma vez que cerca de 80% da mão-de-obra utilizada de operários é recrutada no próprio bairro. “Além disso, nunca é demais lembrar que todas as compras necessárias ao bom andamento dos trabalhos estão sendo realizadas no comércio local, gerando emprego e renda no local”, ressaltou.

As 272 habitações populares estão sendo erguidas numa área total de 93 mil metros quadrados, denominada Condomínio Bosque Verde. Cada unidade residencial possui 130 metros quadrados, sendo 32 metros quadrados de área construída. Cada unidade terá sala, cozinha, banheiro e dois quartos.

 

Assistência Social de Ilhéus entrega enxovais a gestantes

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher – comemorado em 8 de março –, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus entregou, nesta última quarta-feira (7), no auditório da Justiça Federal, enxovais para 115 gestantes. Participaram do evento secretário Ari Silva Santos, representando o prefeito Newton Lima, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, a vereadora Professora Carmelita, além de familiares das gestantes beneficiadas.

Cada gestante que durante o período da gravidez participou das palestras em seus respectivos grupos de convivência nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), recebeu um kit completo para o recém-nascido, contendo 27 itens. O evento contou com música ao vivo, exibição de vídeos e apresentação cultural do grupo de adolescentes “Atitude Jovem”, que mostrou ao público músicas de combate e prevenção às drogas, violência e DST.

Segundo secretário de Governo, Edinei Mendonça, essa atividade deve ser lembrada não pelo bem material, mas pela dedicação e pelo compromisso das pessoas que tornaram o evento possível de acontecer. De acordo com o secretário Ari Santos, a distribuição desses kits é uma forma de garantir que essas mulheres cumpram o pré-natal, pois durante o período da gravidez elas são acompanhas pela equipe. Ainda segundo ele, após o nascimento da criança, as mães serão acompanhadas por seis meses pelo Cras, com orientações sobre vacinação de cuidados com o bebê e higiene.

Em Ilhéus existem cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Localizados na Barra, Olivença, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória, essas unidades através das suas equipes multiprofissionais, realizam atividades com grupos de gestantes, idosos e atuam no encaminhamento de pessoas da comunidade e abrangência territorial para outros serviços da Assistência Social. Cada Cras reuniu um grupo com 23 grávidas para apresentar temas recorrentes à situação.

O grupo de gestantes recebeu palestras com fisioterapeutas e oficinas sobre amamentação, DST e acompanhamento do pré-natal. Cada kit que será recebido por elas, é composto por itens como banheira, sabonete, fraldas de pano e descartáveis, chupeta, mamadeiras, talco, colônia, algodão, manta, entre outros utensílios. Para Maria Alda Santos, moradora do Teotônio Vilela, que frequenta o Cras do bairro há cerca de três anos, “a atenção dada pelo Cras e as atividades que participo são sempre bem realizadas e gratificantes para nós que fazemos parte desta comunidade”, afirmou.

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O trabalho do Cras visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

 

Feira de Saúde da Mulher é realizada com sucesso

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta quinta-feira (8) pela Secretaria da Saúde de Ilhéus, com uma Feira de Saúde voltada para o público feminino. Instalada no calçadão Jorge Amado no centro de Ilhéus, o evento chamou a atenção dos pedestres, que paravam para participar dos serviços oferecidos. A feira recebeu pela manhã a visita do prefeito Newton Lima e do Secretário da Saúde, Alexandre Simões, que ressaltou a importância das políticas de saúde da mulher para o município.

Foram oferecidos os mais variados tipos de serviços como exame preventivo e exame clínico da mama, além de palestras e folhetos voltados para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Além disso, foram oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis, aferição de pressão e teste e avaliação de diabetes, e atividades físicas no início da manhã. O Núcleo da Mulher participou da feira com enfoque para a campanha contra violência a mulher. O odontomóvel também disponibilizou serviços odontológicos para os participantes.

A professora Tiane Dantas disse que ficou impressionada com a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos. “O que mais gostei foram as palestras sobre câncer de mama e de colo de útero. Aprendi informações importantes e que ainda não sabia sobre o assunto”. Já a aposentada Margarida Silva disse que adorou a iniciativa e que “alguns serviços ficam mais acessíveis a população dessa forma”. A feira teve início às 9 horas e seguiu durante todo o dia, com o encerramento às 17 horas.

 

Alto do Coqueiro e Banco da Vitória recebem mutirão de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância a Saúde e da Coordenação de Endemias vem realizando um planejamento estratégico para o combate da dengue em Ilhéus. Entre as ações articuladas, está a programação de faxinaços nos bairros que possuem maior índice de infestação. Neste sábado serão realizado dois mutirões: um no Alto do Coqueiro e o outro no Banco da Vitória.

Nesta sexta-feira (9), véspera do mutirão, serão entregue pelos agentes de endemias sacos de lixo para a população destes bairros. Eles são orientados a realizar uma limpeza no quintal e áreas de sua casa, verificando se há possíveis locais para criadouro do mosquito. No sábado, durante o mutirão, os sacos são recolhidos. Paralelamente, a equipe da Vigilância Sanitária realiza um trabalho educativo com distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas. Além disso, terrenos e ruas serão capinados e os locais que apresentarem locais de riscos serão limpos. A ação conta com o apoio e participação da população local. Em 2012 já foram realizados faxinaços no Alto do Carvalho e Novo Vilela.

A coordenação de Endemias no município já está elaborando um cronograma para a realização dos próximos mutirões. Outra ação realizada é o uso da maquina costal (fumacê, transportado por agentes) para o bloqueio ao vetor da doença. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica da cidade. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto as formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão a visitação as casas, palestras em escolas, reuniões com comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde, e instituições religiosas dos bairros.

A população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. “As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranquilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere’’ afirmou Orlando Mendes, chefe da Coordenação de Endemias. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

 

Odontomóvel atende em bairros e distritos

Uma das principais funções da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel) da Secretaria de Saúde é levar serviços de qualidade e gratuito à população de bairros e distritos mais afastados do centro, assim como na zona rural. Essa é uma das estratégias adotadas pela gestão municipal para facilitar o acesso das pessoas que vivem em locais mais distantes aos serviços de saúde. Neste mês de março a unidade irá visitar ao todo 16 localidades, incluindo atividades em parcerias com os mutirões de saúde e com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Os primeiros atendimentos de março foram realizados no dia 6 no distrito de Aritaguá, dia 7 em Vila São João, e no dia 8 no centro cidade – no calçadão da Jorge Amado –,  na feira de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para encerrar a semana o ônibus realiza atendimento nesta sexta-feira (9), no mutirão de saúde da atenção básica que será realizado no bairro Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II.

Seguindo a programação, a equipe da Secretaria de Saúde contemplará ainda a escola da localidade de Itariri (dia 12), Valão em Itariri (13), Barra (14), Couto (15), e mutirão de saúde do Teotônio Vilela, com atendimento em frente à Associação de Moradores (16). No dia 19, o ônibus segue para o distrito de Santa Maria, no dia 20 visita a localidade de Búzios e no dia 21 é a vez da população de Olivença ser beneficiada, com atendimento no Creas, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Para encerrar as atividades do mês de março, a equipe realiza atendimento no mutirão na rua Lírio (dia 22), no bairro Nelson Costa; na Vila Juerana (23); Mamoã (26); mutirão bairro da Conquista (27);  distrito de Ponta do Ramo (28); mutirão do Iguape (29); e no Assentamento PA Vitória (30).  Todos os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras além da distribuição de material informativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *