PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Em Ilhéus, Estádio Mário Pessoa é vistoriado por técnico do Comitê Organizador Local da Fifa

MSC pretende operar com maior  transatlântico da frota em Ilhéus

Devoção e tranquilidade marcaram festa para Iemanjá em Ilhéus

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em Ilhéus, Estádio Mário Pessoa é vistoriado por técnico do Comitê Organizador Local da Fifa

Nesta sexta-feira (3), o Estádio Mário Pessoa, principal palco do futebol ilheense, recebeu a visita do arquiteto Airton Gianchini, vistoriador do Comitê Organizador Local (COL) da Fifa. Acompanhado do coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa (Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo do Brasil), Marco Costa, o técnico foi recebido pelo prefeito Newton Lima, secretários e assessores municipais. A cidade de Ilhéus, que concorre com o Mário Pessoa e com o Canabrava Resort, é candidata a      ser um dos centros de treinamento de seleções (CTS) durante o Mundial de 2014.
No Mário Pessoa, a exemplo das vistorias realizadas em outros campos de futebol, Airton Gianchini levou em consideração diversos aspectos, tais como o gramado, o processo de irrigação, as medidas do campo, os principais acessos, as arquibancadas, o centro de imprensa, as áreas de estacionamento e o entorno do estádio. De acordo com o coordenador de Relações Internacionais da Secopa, Marco Costa, além do estádio, outros critérios são fundamentais para que um município se qualifique como CTS. Entre eles, a rede hoteleira e a existência de aeroportos com capacidade para receber aviões de, no mínimo, 100 passageiros. “Além de tudo isso, no caso de Ilhéus, também são significativos outros aspectos, como sua importância turística e a distância da cidade para Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, acrescentou o coordenador da Secopa.
Na visão do secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, a escolha de Ilhéus como CTS vai representar um ganho para toda a Costa do Cacau, “uma vez que a região também será contemplada com o fluxo de pessoas que estará aqui durante o período de treinamento das seleções”, afirma. O secretário lembra que, além dos atletas, dirigentes e comissão técnica, os CTS também serão freqüentados por profissionais de imprensa, patrocinadores, torcedores, familiares e autoridades governamentais, entre outros. “Por isso, é fundamental que os municípios que compõem a Costa do Cacau estejam integrados, visando oferecer a melhor estrutura em hospedagem e opções de lazer”, diz.
Após ressaltar que serão definidos, no mínimo, 64 centros de treinamento em todo o país, o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa, informa que a escolha definitiva dos CTS só ocorrerá em dezembro de 2013. “Até março deste ano, estaremos divulgando o resultado da primeira janela, trabalho que envolve as cidades vistoriadas em 2011. O resultado das cidades que integram a segunda janela, abrangendo as localidades visitadas este ano, deve sair até o mês de dezembro”, detalha Marco Costa, salientando que a terceira janela ocorrerá no próximo ano.
Secopa – A Secopa foi criada para exercer as funções de coordenação, acompanhamento e fiscalização das ações e projetos do Governo do Estado nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, turismo, segurança, construção da nova arena (Arena Fonte Nova) e outras correlatas, com vistas a preparar a cidade de Salvador, a região metropolitana e os municípios do entorno, para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Somando-se a estas funções, a Secopa também surgiu para articular e compatibilizar ações, no âmbito estadual, com as responsabilidades dos outros entes federados (Prefeitura e União). De igual modo, cabe ainda ao órgão exercer, de forma decisiva, papel articulador junto às entidades esportivas, especialmente a FIFA, à             iniciativa privada e demais órgãos estatais, paraestatais e da sociedade civil organizada.

MSC pretende operar com maior  transatlântico da frota em Ilhéus

Durante encontro realizada quinta-feira (2), à bordo do transatlântico MSC Orchestra, a empresa manifestou interesse em incluir Ilhéus na rota de um dos seus maiores transatlânticos, o Fantasia, na próxima temporada. Para que isso aconteça, a MSC –  através da sua diretora de operações, Márcia Leite, e o comandante do transatlântico MSC Orchestra, Guiliano Bossi – convidou para uma reunião o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o representante da Codeba, Henrique Celestino da Silva, e representantes da praticagem do porto para apresentar as características do transatlântico e expor as condições para a atracação.
Segundo Márcia Leite, a inclusão do MSC Fantasia é uma sugestão do comandante Bossi, que irá comandar o transatlântico na próxima temporada. Porém para que o navio possa atracar em Ilhéus é necessária a realização de obras de infraestrutura, como a implantação de “cabeços de amarras” para a atracação, além de assegurar apenas um navio no cais. Essas exigências decorrem do cumprimento do navio – 333 metros –, já que o cais possui 432 metros de extensão. O calado mínimo de 9,30 metros é outro requisito para a operação do navio e que o Porto de Ilhéus pode atender desde já, conforme garantiram a direção da Codeba e os representantes da praticagem.
O MSC Fantasia tem capacidade para acomodar 4.400 hóspedes e possui uma tripulação formada por 1.400 pessoas, daí a preocupação da empresa com a infraestrutura e a logística de atendimento, no sentido de que os turistas aproveitem o máximo de Ilhéus. Segundo o prefeito Newton Lima, já está em fase avançada a elaboração do projeto do terminal de passageiros, que terá capacidade de proporcionar um receptivo de alto nível aos turistas. “Estou em permanente contato como presidente da Codeba, José Rebouças, e até março o projeto definitivo estará pronto e a construção está prevista para junho próximo”, informou Newton Lima.
O secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, ressaltou o interesse de Ilhéus em ampliar a participação no turismo de cruzeiro e para isso algumas iniciativas estão sendo realizadas, a exemplo da abertura de novos locais de visitação. “Junto com as operadores de turismo, estamos incentivando proprietários de fazendas a investir no turismo rural, bem como promovendo ações de conscientização junto aos empresários do ramo turísticos, como bares, restaurantes e hotéis. Outra ação que temos feito junto com outros parceiros é a capacitação de guias e motoristas de vans e táxis, para que prestem um serviço de qualidade ao turista”, ressaltou.
Na mesma linha, o secretário do Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Gerson Marques, destacou as ações do município com o objetivo de melhorar a aparência da cidade, notadamente no quarteirão Jorge Amado, centro da cidade, além das áreas de praias, nos equipamentos turísticos e na limpeza pública. Gerson ressaltou, ainda, os festejos do Centenário de Jorge Amado, inclusive com a instalação da capital da Bahia em Ilhéus por um dia, em 10 de agosto, aniversário do escritor. Para o operador da MSC em Ilhéus, Alfredo Landim, a cada dia Ilhéus tem se preparado para oferecer um serviço de qualidade aos turistas, o que vem sendo reconhecido pelas empresas e visitantes.

Devoção e tranquilidade marcaram festa para Iemanjá em Ilhéus

 Durante toda a quinta-feira (2 de fevereiro), dia de homenagens à Iemanjá, foi bastante intenso o movimento de devotos e visitantes nos barracões montados pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo, na praça Dom Eduardo, centro da cidade, e na praia da Maramata, na zona sul. Nos locais, que funcionaram como ponto de recolhimento das oferendas para a Rainha do Mar, o público pode receber banhos de água de cheiro, e agradecer por graças alcançadas ou pedir proteção e saúde à Orixá.
Conhecida por sua vaidade, Iemanjá recebeu diversos presentes, entre eles, flores, espelhos, perfumes e estojos de maquiagem. A festa contou com a participação de representantes de diversos terreiros, entre eles, o Sultão das Matas, de Mãe Carmosina, Ilé Axé Balloni, de Pai Toninho, Ilé Guauania de Oiá, de Mãe Laura, e Oxalá, de Pai Atanagildo, além de blocos afro e grupos de capoeira. Cerca de três mil cruzeiristas, que visitaram a cidade à bordo do transatlântico MSC Orchestra também participaram das homenagens e aproveitaram a oportunidade para conhecer mais sobre a tradicional festividade.
Depois de depositar as oferendas e cumprir os ritos nas tendas, o cortejo do centro, formado por baianas, mães e filhas de santo, integrantes de grupo de capoeira e devotos, seguiu em direção à praia do Cristo onde se juntou ao público que esperava no local. Já na zona sul, o público que compareceu à praia da Maramata acompanhou o cortejo que levou os balaios com oferendas. No mar, as duas procissões marítimas se encontraram e juntas seguiram rumo ao alto-mar onde os balaios foram depositados.
Por orientação da Polícia Militar, a Secretaria de Turismo resolveu suspender as apresentações artísticas que estavam programadas para a festa em homenagem a Iemanjá. A segurança da população foi garantida com a presença do grupamento da Guarda Municipal, que disponibilizou viatura e duas motos, o que fez com que a festa fosse marcada pela tranquilidade e pelas demonstrações de devoção. A programação foi encerrada após o retorno do cortejo marítimo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante das insinuações e declarações prestadas nas redes sociais, blogs e sites e da Nota publicada pela Rede Globo de Televisão, a Fundação Cultural de Ilhéus vem a público informar que:
1)    No dia 26.01.2012, não houve em nossa cidade nenhuma seleção ou testes para contratação de atores e atrizespara fazer parte da novela Gabriela, Cravo e Canela, sendo de nossa total concordância a declaração dada pela Emissora em Nota Oficial em seu site;
2)    A bem da verdade, o que houve foi que o SenhorRosival Silva, produtor de pesquisa de campo, contratado pela empresa CIA Produção, fez um contato direto com a Assessoria da Fundação Cultural de Ilhéus, para realizar uma pesquisa de campo com imagens de possíveis figurantes em Ilhéus/BA;
3)    A referida CIA Produção, empresa do Rio de Janeiro que presta serviços na contratação de figurantes para a Rede Globo de Televisão, enviou doisprestadores de serviços para captarem imagens de possíveis figurantes, ou seja, pessoas que caracterizassem lavadeiras, trabalhadores rurais e peões que montassem cavalos, seguindo orientações do “briefing” ou ordem de serviço, passado pela Assistente de Direção da novela Gabriela, Cravo e Canela;
4)    Pensando na democratização e participação do maior número possível de artistas e aspirantes à figuração, a Assessoria da Fundação Cultural de Ilhéus criou gratuitamente um banner eletrônico que circulou nas redes sociais, concedeu entrevistas em emissoras locais, conseguindo mobilizar exatas 1.096 pessoas inscritas e não os números astronômicos veiculados anteriormente pela mídia;
5)    É de fundamental importância mencionar que, além de não ter havido nenhuma seleção, não houve qualquer cobrança de taxa. Todos os inscritos, assim comotodos os colaboradores da Fundação Cultural de Ilhéus, que prestaram serviços na referida pesquisa de campo e coleta de imagens, trabalharam voluntariamente; inclusive, a título de apoio também não houve nenhuma cobrança de taxa pela utilização das instalações do Teatro Municipal de Ilhéus;
6)    Declarações, notas ou informações pessoais de funcionários ou parceiros da Fundação Cultural de Ilhéus, são de responsabilidade dos próprios autores, não caracterizando a opinião oficial da nossa Instituição Cultural;
7)    Informamos que a Fundação Cultural de Ilhéus já entrou em contato com o produtor Rosival Silva para que o mesmo retorne o mais breve possível à cidade de Ilhéus, para prestar os devidos esclarecimentos; e também nos colocamos à disposição, principalmente nesta segunda feira (06.02), em horário comercial, para atendimento a todos os interessados, inclusive aqueles que queiram retirar o nome da lista de pesquisa de campo;
8)    É triste constatar que depois de tantos esforços da Presidência da Fundação Cultural de Ilhéus, trabalhando em prolda regravação de uma novela que recolocará Ilhéus no cenário nacional e internacional, tenha ocorrido o referido fato, que repercutiu de forma negativa em uma cidade que caminha para ser referência no Turismo Cultural do Brasil;
9)    Por fim, registramos as nossas desculpas por possíveis transtornos causados e reafirmamos, através da extensa folha de bons serviços prestados à população, o profissionalismo, transparência e honradez da equipe da Fundação Cultural de Ilhéus.

Maurício Corso
Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *