Ilhéus acompanha verificação dos seus limites territoriais
Prefeitura realiza diagnóstico da folha salarial em Ilhéus
Porto de Ilhéus receberá em fevereiro mais nove paradas de transatlânticos
Estacionamento oferece 600 vagas e melhora fluxo na área comercial
Escritor de Juazeiro do Norte lança livro em Ilhéus, dia 3
Ilhéus acompanha verificação dos seus limites territoriais
Acompanhado de secretários e técnicos do Município, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou, terça-feira (31), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de reunião com a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento da Bahia, e técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro teve como finalidade apresentar aos municípios o planejamento das ações do projeto de atualização das divisas intermunicipais do estado, em conformidade com a lei 12.057, de 11-01-2011.
O prefeito Newton Lima ressaltou a importância da verificação dos limites territoriais como forma de planejar os investimentos, como é o caso de Ilhéus que vem recebendo grandes investimentos públicos e privados. Newton Lima disse que seu governo tem se preocupado com os limites com outros municípios e reafirmou o compromisso com a legalidade, frisando que a lei favorece o que está fixado na história dos limites entre Ilhéus e Itabuna. “Vamos estabelecer um debate civilizado em torno do assunto, pois sabemos que as duas cidades possuem ponto em comuns, embora vamos defender nossos interesses em todas as instâncias legais possíveis”, reiterou.
Segundo o superintendente da SEI, Geraldo Reis, os conflitos sobre os limites territoriais têm criado uma instabilidade administrativa, daí a importância do trabalho de verificação dos limites territoriais. Nesta quarta-feira (1º), as instituições envolvidas iniciaram, em conjunto com os municípios envolvidos, os levantamentos dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul. As equipes realizarão as vistorias em 14 divisas, sendo que nove delas apresentam discrepâncias, além de 22 limites legais e outros 37 limites sem informações, totalizando 82 limites intermunicipais. O trabalho tem prazo de 15 dias para a execução em campo e reuniões com os municípios envolvidos.
Segundo o Presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual João Bonfim, os conflitos entre os limites dos municípios já duram cerca de 60 anos, e a execução desse levantamento, que será transformado em projeto de lei, representa uma visão de estadista adotada pelo governador Jaques Wagner. Informa, ainda, o deputado João Bonfim, que a intenção é buscar um entendimento entre os municípios conflitantes, porém o critério a ser utilizado é eminentemente técnico.
De acordo com o planejamento e metodologia adotada pela SEI e a Comissão Especial da Assembleia, o Território Litoral Sul foi dividido em cinco áreas distintas, que serão verificadas pelos técnicos da SEI, do IBGE e da Comissão, sempre com o acompanhamento dos municípios. O município de Ilhéus está incluído na área 2, junto com os municípios limítrofes de Itajuípe, Barro Preto, Itabuna e Buerarema. Ilhéus ainda está incluído nas áreas 3, com os municípios de Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí e Itapé, bem como na área 4, junto com os municípios de Uma, Arataca, Santa Luzia e Canavieiras. Para acompanhar os técnicos, o prefeito Newton Lima designou o chefe de Gabinete José Nazal Soub e o diretor da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Paulo Andrade Araújo.
Prefeitura realiza diagnóstico da folha salarial em Ilhéus
Com a finalidade de realizar um amplo diagnóstico em sua folha de pagamento mensal, corrigindo possíveis erros ou falhas e buscar um melhor desempenho dentro dos limites de investimentos, a Prefeitura de Ilhéus acaba de assinar contrato com a Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que, a partir de agora tem um prazo estipulado de 120 dias para apresentar um relatório final deste levantamento. Vale ressaltar que esse trabalho não tem caráter de auditoria, pois o que se busca é manter o equilíbrio financeiro dentro dos preceitos legais.
Neste sentido, na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito Newton Lima promoveu uma reunião em seu gabinete com as secretarias afins e o coordenador do projeto, Ivan Cardoso, que fez uma explanação sobre o trabalho que irá desenvolver na Prefeitura. Segundo ele, a proposta é envolver os setores administrativo, financeiro e de recursos humanos, realizando-se este levantamento em cinco etapas, quais sejam: diagnóstico interno; estabelecimento de metas; formulação de estratégias operacionais; controle e acompanhamento; e apresentação final do relatório.
Como são duas áreas que absorvem uma maior quantidade de servidores, sejam efetivos ou contratados, além de comissionados, o prefeito Newton Lima requereu que as secretarias da saúde e da educação tenham preferência neste diagnóstico, pois existem sérias demandas a serem solucionadas. “Somente com este levantamento será possível adotar as medidas saneadoras e promover as mudanças necessárias para corrigir as falhas”, ressaltou o prefeito.
Para colaborar de forma mais direta com o coordenador do projeto, foram indicados pelo prefeito os secretários da Administração, Fernando Hughes; da Saúde, Alexandre Simões; da Educação, Lindiney Campos; além do Subprocurador-geral Ricardo Machado. Ele também solicitou a Ivo Cardoso que apresente quinzenalmente um relatório das ações já desenvolvidas, com o intuito de acompanhar os trabalhos e, caso necessite, apresentar sugestões.
Porto de Ilhéus receberá em fevereiro mais nove paradas de transatlânticos
O mês de fevereiro começa movimentado no Porto Internacional de Ilhéus com a chegada de transatlânticos trazendo para a cidade milhares de turistas. De acordo com a programação, nesta quarta-feira (1º) chegou à cidade o navio Costa Pacífica, de bandeira italiana, um dos mais luxuosos da frota da Costa Cruzeiros. Com 1.504 cabines, o Costa Pacífica tem 290 metros de cumprimento e transporta até 3.792 passageiros. O navio tem outra parada programada para Ilhéus no dia 22 de fevereiro.
Já nesta quinta-feira (2 de fevereiro) chega à cidade o navio MSC Orquestra, uma das embarcações mais nova da frota MSC Cruzeiros. A bordo do luxuoso transatlântico MSC Orchestra os passageiros ficam encantado com a enorme variedade de instalações para entretenimento. O navio ostenta um total de 16 conveses, com complexos de sauna e banheiras de hidromassagem, uma ampla variedade de restaurantes e pizzarias aconchegantes de ambiente familiar. O MSC Orquestra retornará à cidade nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro. Já o transatlântico Grand Mistral faz uma única parada na cidade no dia 6. Ainda nesse mês de fevereiro Ilhéus receberá o navio MSC Música, que faz novas visitas à cidade nos dias 14 e 20.
A temporada de paradas de navios em Ilhéus segue a todo vapor em março, com as visitas do MSC Orquestra (dias 1º e 12), Aida Cara (6), Costa Pacífica (13), MSC Armonia (20) e Costa Fortuna (22). A última parada de navio em Ilhéus da temporada 2011/2012 está prevista para o dia 5 de abril, com o MSC Armonia, navio também da frota da MSC Cruzeiros que é repleto de ambientes luxosos e agradáveis e com diversas opções de descanso e diversão.
Desde o dia 4 de novembro de 2011 até abril deste ano está agendado um total de 45 paradas de navios no Porto de Ilhéus. Logo que desembarcam na cidade os turistas são recebidos por uma equipe composta por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs” e assistem a apresentações de grupos de capoeira e blocos afros. O receptivo oferecido aos turistas também foi ampliado com o objetivo de prover bem-estar e comodidade aos visitantes com um novo estande, folheteria e um grande mapa da cidade. No local, um guia de atendimento, fluente em três línguas, esta à disposição dos passageiros, prestando as primeiras informações sobre a história e principais atrações do município.
Do porto os turistas seguem para visitar os pontos turísticos da cidade. Dentre os locais mais visitados estão as praias e o Quarteirão Jorge Amado, onde se concentra parte do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade e palco das principais obras do escritor grapiúna. Também são visitadas as igrejas antigas, as fazendas de cacau, os distritos do município e ainda cidades vizinhas. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de U$S 75.00.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, diz que a chegada dos transatlânticos é de fundamental importância para movimentar a economia da cidade. Segundo ele, a chegada desses cruzeiros, todos eles de alto luxo, é aguardada com bastante expectativa pelo comércio local, pois movimenta alguns setores da economia, como os restaurantes, a frota de táxis, mercado de artesanato, dentre outros.
Estacionamento oferece 600 vagas e melhora fluxo na área comercial
As áreas de estacionamento localizadas no centro da cidade costumam ser bastante requisitadas durante todo ano pelos condutores que precisam deixar seus veículos nesses locais. Com a chegada do verão, as vagas se tornam ainda mais disputadas e muitas ruas e demais espaços públicos acabam servindo de estacionamento irregular, prejudicando o fluxo do trânsito numa das áreas mais movimentadas da cidade.
Desde o fim do ano passado, a Prefeitura de Ilhéus, através do grupo de Trabalho do Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus (PRC), construiu um novo espaço destinado a servir de estacionamento, localizado no início da avenida Soares Lopes, nas imediações da Estação de Bombeamento da Embasa. A área, que tem capacidade para receber até 600 veículos, recebeu novo sistema de iluminação e foi totalmente demarcada e sinalizada, visando proporcionar mais comodidade e segurança aos motoristas e seus carros.
A medida teve como foco principal receber os veículos que antes eram estacionados ao lado ou sob o canteiro central, também localizado na avenida Soares Lopes. De acordo com o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, a ação é considerada infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito, presente no artigo 181, inciso 8. “Enquanto uma àrea vinha sendo estudada no sentido de suprir essa demanda, a Prefeitura vinha utilizando o bom senso e tolerando a prática. Porém, com a criação desse novo espaço passamos a contar com o bom senso da população para que não utilizem mais o canteiro central como espaço de estacionamento, sob pena de multa”, informou.
No local, assim como em outros pontos do centro da cidade, agentes de trânsito orientam os motoristas que se direcionem ao novo estacionamento. O espaço, explicou o secretário Marcelo Barreto, visa ainda suprir a demanda dos condutores que estacionam em outras ruas do centro e dificultam a mobilidade urbana. A fiscalização do estacionamento prossegue durante todo o ano, com o objetivo de organizar e melhorar o trânsito naquela área.
Escritor de Juazeiro do Norte lança livro em Ilhéus, dia 3
A Academia de Letras de Ilhéus, localizada na rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, centro, abrirá suas portas nesta sexta-feira, 3, às 19 horas, com o objetivo de promover o lançamento do livro “A um sopro do Infinito”, de autoria de Geraldo Menezes Barbosa, jornalista e escritor da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. O autor vem a Ilhéus para lançar a sua obra, à convite do seu conterrâneo, José Leite de Sousa, comerciante na cidade e já agraciado com a comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus por sua efetiva participação no desenvolvimento da cidade.
O livro “A um sopro do Infinito” é um romance da vida real abordando temas parapsicológicos, míticos e místicos, colhidos na vivência da alma e sociologia do Nordeste, na cidade dos milagres, Juazeiro do Norte. As personagens são reais e os fatos, expostos no expressionismo comportamental do ambiente, foram testemunhados pelo autor em lances os mais inusitados.
Relatos impressionantes e inexplicáveis tendo como protagonista, Maria do Carmo, cuja visão, dotada de desconhecida profundidade, penetra o interior do corpo das pessoas e vai identificar seus órgãos internos, sistema nervoso, circulação sanguínea, doenças infecciosas, degenerativas ou a plena saúde do paciente. Mais poderoso que os Raios X , o olhar desta mulher diagnostica até o que vai pelas profundezas da alma e das emoções mais íntimas do ser humano, como se fora um livro aberto.
Em plena abordagem romanceada e diante da realidade dos acontecimentos, o autor busca ajuda de uma personagem, no caso, o leitor, a se comprometer como testemunha dos fatos e discussões que acontecem em características transcendentais, em quase todo o tema romanceado. Em síntese, o escritor Geraldo Menezes Barbosa, abre uma assertiva entre a realidade da vida terrena e os fenômenos “extra-paranormais” de uma vidente, mostrando existir um Ser Supremo que age em todas as coisas finitas e infinitas, estabelecendo que o Homem possui sua parte imortal, o espírito, que retorna às origens Divina, através de, apenas, um sopro para o Infinito.
AUTOR –Geraldo Menezes Barbosa é odontólogo, jornalista desde adolescente, quando ajudava na gráfica do seu pai na edição do jornal “Juazeiro do Cariri”. São mais de 50 anos escrevendo crônicas diárias, consagrando-se como formador de opinião pública, respeito popular, pelo que recebeu o troféu de reconhecimento outorgado pela Associação Cearense de Rádio e Televisão. Escreveu também cinco livros, três deles ultrapassando a terceira edição.