Além de contribuir com o meio ambiente, a nova formatação da fatura foi concebida para ter um layout mais moderno e proporcionar mais praticidade ao cliente. Para divulgar a mudança, a Coelba colocou no ar desde o último domingo, dia 29/01, uma campanha que inclui comercial de TV, spot de rádio, anúncio em jornais e sites informativos, além de banners explicativos e cartazes em todas as agências de atendimento e pontos Coelba Serviços. A campanha ficará no ar durante 15 dias. Um vídeo didático com todas as informações sobre a nova conta também estará disponível para os clientes no site da distribuidora (www.coelba.com.br) e nas agências de atendimento.
HISTÓRICO – Em novembro de 2006, as distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN), integrantes do Grupo Neoenergia, inovaram ao fornecer aos clientes um novo modelo de fatura com um formato gráfico colorido e com mais campos de informação. Por pouco mais de cinco anos, o formato ajudou a tornar as informações comerciais mais transparentes. Nesta nova etapa, que também abrangerá os três estados, além de manter o conteúdo de interesse dos clientes, está sendo priorizada a relação com o meio ambiente. Nas três concessionárias do Grupo, a redução no consumo de papel será de 26 toneladas por mês, o equivalente a 312 toneladas por ano.
O conceito da nova conta está fundamentado na Política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, criada em 2005 para nortear o modelo de gestão do Grupo Neoenergia, visando agregar valor ao negócio e contribuir para uma sociedade sustentável, e na Declaração de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia, documento no qual o Grupo e suas empresas controladas assumem o compromisso de ter uma gestão corporativa orientada para a sustentabilidade, tanto em relação aos negócios atuais, quanto aos futuros. Além disso, também está alinhado aos Princípios do Pacto Global, iniciativa da ONU que tem o Grupo Neoenergia e as três distribuidoras – Coelba, Celpe e Cosern -, como empresas signatárias desde 2007.
SOBRE O FSC E A CERTIFICAÇÃO – O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada no início da década de 90 com o intuito de contribuir para a promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo. Com sede em Bonn, na Alemanha, está presente em mais de 70 países.
O conceito da certificação florestal surgiu em resposta à preocupação em relação às florestas mundiais e consiste na valorização de produtos originados do manejo responsável das florestas. O selo FSC é a ferramenta de controle da produção florestal, que tem por objetivo orientar o consumidor em suas decisões de compra. Em suma, ele oferece um link confiável entre a produção e o consumo responsáveis de produtos florestais, permitindo que consumidores e empresas tomem decisões em prol das pessoas e do ambiente. (Fonte: www.fsc.org.br)
SOBRE A COELBA – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sétima em volume de energia fornecida. Nestes mesmos termos, ocupa a primeira posição entre as concessionárias do Norte – Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, a Coelba atende a mais de 14 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km2. Hoje, a empresa conta com mais de 5 milhões de clientes, sendo 88% destes, clientes residenciais.
SOBRE O GRUPO NEOENERGIA – O Grupo Neoenergia é o terceiro maior investidor privado do setor elétrico brasileiro, com investimentos acumulados no Brasil de R$ 18,3 bilhões desde a sua constituição, em 1997, até o ano de 2010. O Grupo atua em toda a cadeia de produção da energia elétrica – geração, transmissão, comercialização e distribuição – sendo formado por 26 empresas, com negócios em 12 estados do País, que ao fim de 2010 empregavam diretamente 5.095 colaboradores e outros 19.122 prestadores de serviços.
No mercado de distribuição, é o maior grupo privado em número de clientes, com concessões nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde são atendidas 9,1 milhões de unidades consumidoras pelas empresas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Na geração, possui capacidade instalada de aproximadamente 1.554 megawatts (MW) e ampliará esse número para 4.048 MW até 2018 com novos projetos em desenvolvimento.