Lavagem das escadarias da Catedral atrai multidão
Centenário de Jorge Amado em Ilhéus terá atrações nacionais e internacionais
Prazo de matrícula para alunos que desejam ingressar na rede municipal termina dia 20
Saúde realiza ações para o combate a dengue em Ilhéus
“A Mesma Coisa Diferente” chega ao Teatro Municipal
Lavagem das escadarias da Catedral atrai multidão
Depois da realização da Puxada do Mastro, no último dia 8, na Estância Hidromineral de Olivença, mais um rito que integra as homenagens a São Sebastião, santo padroeiro dos estivadores e machadeiros de Ilhéus, foi cumprido no último sábado (14). Centenas de pessoas se reuniram na Praça Dom Eduardo, centro da cidade, para participar dos festejos da Lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião. Promovido pelo Sindicato dos Estivadores, com o apoio pela Prefeitura de Ilhéus, o evento reuniu nativos, e principalmente, turistas, que puderam participar de um momento marcante no calendário festivo do município.
O evento foi iniciado em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, na avenida Dois de Julho. Mais de 200 baianas formaram o cortejo, que contou ainda com a presença dos estivadores, membros de entidades afro, entre elas Dilazenze, Mini Kongo e Zambiaxé; e de terreiros de candomblé da cidade, além de grupos de capoeira e as tradicionais carroças enfeitadas. O cortejo percorreu as principais ruas do centro até chegar à avenida Soares Lopes e seguir em direção à praça Dom Eduardo, local onde mais pessoas se juntaram a festa.
Tradicional participante do cortejo e lavagem, o prefeito Newton Lima liderou um grupo com a participação dos secretários de Governo, Alisson Mendonça; do Turismo, Paulo Moreira; da Educação, Lidiney Campos; da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso; os vereadores Zé Neguinho e Carmelita Ângela, além de assessores e políticos. Segundo Newton Lima, a lavagem das escadarias da Catedral representa a manifestação do povo de Ilhéus e hoje faz parte do calendário turística, atraindo milhares de visitantes para a cidade.
O secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, ressaltou o compromisso do prefeito Newton Lima com o turismo ilheense, proporcionando meios para a realização dos festejos. Para o secretário de Governo da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, o incentivo ao turismo e à cultura tem sido uma das prioridades do governo, no sentido de garantir as manifestações populares e incentivar a economia local.
Ritual festivo – Enquanto as baianas lavavam simbolicamente os degraus, com muita água de cheiro e pedidos de proteção a São Sebastião e aos orixás – já que é uma festa onde predomina o sincretismo religioso –, o cantor Lito Cruz e banda comandaram a festa em cima do mini trio Mini Tom. Após cumprir o ritual, o cortejo e a multidão seguiram até a avenida Dois de Julho, onde barracas típicas e shows de artistas locais aguardavam o público para dar continuidade ao festejo.
A festa, realizada há mais de quatro décadas, é considerada uma junção entre o sagrado e o profano, em homenagem ao santo mártir. Enquanto que a Puxada do Mastro e a Lavagem das Escadarias da Catedral marcam esse sincretismo, a novena cumpre programação religiosa promovida pela Diocese de Ilhéus. Este ano, com o tema “Por uma igreja em estado permanente de missão” a novena segue até o dia 19, data dedicada ao santo.
Para o dia 20 estão programados alvorada de fogos às 0h, missa solene às 9h30min, procissão às 17 horas com saída da Catedral, percorrendo as principais ruas do centro, retornando à Catedral, e nova missa solene, a partir das 18h30min, que também será celebrada na Catedral de São Sebastião.
Centenário de Jorge Amado em Ilhéus terá atrações nacionais e internacionais
Ilhéus já está se preparando para comemorar o centenário do escritor Jorge Amado, um evento que promete ficar na história da cidade. A festa, que acontecerá entre os dias 5 a 12 agosto, mês de aniversário do escritor Jorge Amado, vai contar com shows de artistas nacionais, feira literária com escritores internacionais, festivais de teatro, dança e música, além de um festival gastronômico. Toda a festa será coordenada pela empresa Maná Produções, responsável há mais de 10 anos pelo Festival Folclórico de Parintins, dos bois Caprichoso e Garantido, um dos maiores eventos do planeta, e a Parada GLBT de São Paulo, evento que reúne todos os anos cerca de três milhões de pessoas.
De acordo com o diretor-presidente da Maná Produções, André Guimarães, o Centenário Jorge Amado de Ilhéus, que servirá como referência para o mundo, contará com três etapas. A primeira será a revitalização do Quarteirão Jorge Amado, dividindo o espaço em roteiros de visitação, transformando num dos maiores pontos turísticos da Bahia. O projeto prevê também a restauração da Casa de Jorge Amado, através de parcerias entre as empresas públicas e privadas. A casa onde o escritor passou grande parte de sua infância e adolescência será totalmente recuperada para receber ainda mais ilheenses e turistas encantados pelas obras de Jorge Amado.
Mas o ponto alto das comemorações, segundo explicou o presidente da Maná Produções, será o Festival Amar Amado, entre os dias 5 a 12 de agosto, que contará com uma série de atividades, incluindo shows de artistas nacionais aberto ao público, festival gastronômico, exposições e mostras de dança e teatro. Também será realizado um festival literário contando com a presença de escritores nacionais e internacionais, além de apresentações de artistas que interpretarão as obras do escritor Jorge Amado.
Outro marco das comemorações será o projeto de transformar Ilhéus no dia 10 de agosto, dia do aniversário de Jorge Amado, na capital da Bahia. A idéia, que será apresentada ao governador Jaques Wagner, é de que nesse dia a capital da Bahia seja transferida, simbolicamente, de Salvador para Ilhéus, onde o governador assinará atos e despachará com secretários e assessores. Há também a solicitação para que a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, participe das comemorações do centenário do escritor Jorge Amado em Ilhéus.
O projeto do Centenário de Jorge Amado foi apresentado na semana passada ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que garantiu todos os esforços necessários da prefeitura para viabilizar as comemorações. A proposta também foi apresenta aos secretários municipais, assessores e à sociedade civil organizada, que tiveram a oportunidade de sugerir e esclarecer as dúvidas. De acordo com André Guimarães, todos os recursos para a viabilização das obras e atividades do projeto Centenário de Jorge Amado serão assegurados através do apoio de empresas públicas e privadas, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Prazo de matrícula para alunos que desejam ingressar na rede municipal termina dia 20
Termina na próxima sexta-feira (20) o prazo para os estudantes de outras unidades educacionais que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus. Ao todo, estão sendo oferecidas 12.106 vagas. Na última semana, a Secretaria de Educação de Ilhéus divulgou portaria que dispõe sobre chamada pública para matrícula nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a secretária da Educação, Lidiney Campos, o documento tem o objetivo de auxiliar à população a respeito de todas as informações que envolvem o procedimento, facilitando o atendimento dos alunos e o processo de inclusão e permanência.
De acordo com o documento, o atendimento à demanda de matrícula, rematrícula e transferência dos alunos na rede municipal de ensino será definido por endereço residencial ou endereço indicado por pai ou responsável. As unidades educacionais deverão preparar suas equipes para acolher, orientar e informar as famílias sobre todas as questões que envolvam a matrícula. Ainda de acordo com a portaria, a matrícula só será efetivada pelo pai ou responsável legal do aluno e, na existência de vagas remanescentes no decorrer do ano letivo, a compatibilização automática de matrícula deverá ser realizada de forma ininterrupta em todas as etapas/modalidades de ensino, inclusive EJA.
Para garantir o atendimento à demanda, a matrícula em todas as etapas e modalidades de ensino só será efetivará após a adoção dos procedimentos de cadastramento e compatibilização automática, que deverá considerar a demanda registrada na secretaria da escola, as vagas existentes nas unidades educacionais de cada bairro ou distrito. Também consta no documento, que caso haja a impossibilidade de atendimento, a Secretaria da Educação deverá garantir a continuidade dos estudos em outra escola do mesmo bairro ou distrito.
A portaria traz ainda informações a respeito de procedimentos necessários para a rematrícula, cadastramento para matrícula nas unidades educacionais que oferecem educação infantil, documentos necessários tanto na matrícula como para a rematrícula em todas as modalidades (educação infantil, ensino médio, fundamental e Educação para Jovens e Adultos-EJA), calendário de matrícula, entre outras informações. Os interessados podem ter acesso ao conteúdo completo da portaria através do site oficial da Prefeitura de Ilhéus <www.ilheus.ba.io.org.br> ou nos murais localizados na sede da Secretaria de Educação, Anexo de Secretarias e nas unidades escolares.
Documentação necessária – Vale ressaltar que os alunos de outras unidades educacionais que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus deverão procurar as unidades escolares que desejam estudar munidos dos seguintes documentos: histórico escolar ou atestado de escolaridade (validade de 60 dias), certidão de nascimento, duas fotos 3×4, comprovante de residência, cópia do cartão Bolsa Família (se for beneficiário do programa), CPF e RG do responsável ou do aluno, caso já seja maior, e pasta individual do estudante.
Saúde realiza ações para o combate a dengue em Ilhéus
A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Endemias, vem realizando ações diversas ações que vão desde o combate e prevenção em imóveis e locais da cidade até ações educativas junto à população. A intenção é manter um ritmo regular de trabalho contra a dengue, no intuito de enfrentar possíveis epidemias. Semanalmente é realizada reuniões com os supervisores no intuito de avaliar os resultados alcançados, além de programar ações e estratégias para o combate ao vetor, principalmente nos bairros com maiores índices.
Outra ação realizada é o uso da Maquina Costal (fumacê transportado por agentes) para o bloqueio ao vetor da doença. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica da cidade. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto as formas de prevenção contra a dengue. Além disso, estão sendo programados novos mutirões de limpeza em bairros como Banco da Vitória Vilela, Novo Vilela, Pontal, Esperança, Nelson Costa e nos Altos do Basílio Coqueiro e Tapera.
As ações contra a dengue em Ilhéus contarão, a partir deste mês de janeiro, com um aporte financeiro de cerca de R$ 142 mil para auxilio e implantação de novas ações. Esta assistência financeira, segundo a portaria nº 2.557 do Ministério da Saúde, será realizada aos municípios prioritários e capitais para vigilância e controle vetorial da dengue. Para utilização da verba está sendo está realizado um planejamento priorizado ações como melhoria das condições de trabalho no campo, garantia de insumos, viabilização do trabalho conjunto com Posto de Saúde da Família e Agentes Comunitários, além de garantir a visita a cada imóvel no mínimo quatro vezes ao ano.
Lira- O município de Ilhéus estará realizando o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) nos meses de janeiro, março e outubro. O Lira de janeiro foi realizado entre os dias 3 a 5 deste mês. Os índices foram bastante heterogêneos, com bairros com baixos índices e outros com até com 0% de infestação. Isso demonstra que em alguns bairros a população está mais sensibilizada com a causa da dengue, e os trabalhos educativos e de mobilização tiveram um impacto mais favorável, o que ressalta ainda mais a importância da comunidade na luta contra o mosquito.
Medidas simples como manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere, pode ajudar no combate a dengue. Segundo o levantamento, o índice geral do município foi de 9%. Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto do Carvalho com 30%, Banco da Vitória com 22%, seguidos do Alto do Coqueiro (20,8%), Novo Vilela (21,9%) e Basílio (17%). A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.
“A Mesma Coisa Diferente” chega ao Teatro Municipal
Na próxima sexta-feira (20), às 21 horas, o Teatro Municipal de Ilhéus vai receber o espetáculo “A Mesma Coisa Diferente”, do humorista André Lucas. Com direção de Chico Anysio e em única apresentação na cidade, o show humorístico conta a participação em áudio de artistas consagrados como Antônio Fagundes, Marília Pêra, Flávia Alessandra, Carlos Alberto do Nóbrega e do próprio Chico Anysio. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Municipal custando R$ 40,00 a inteira e a meia entrada R$ 20,00.
O show está em cartaz desde 2011 e já divertiu muitas pessoas em várias capitais e cidades do país. De acordo com André Lucas, em seu espetáculo de aproximadamente 1h15min, sua “missão é fazer o Brasil rir”. O humorista, considerado filho de Chico Anysio, não nega suas origens e mostra seu talento desde os tempos de adolescente, interpretando os personagens criados pelo pai, no programa Galera do Chico, na Rádio Globo do Rio de Janeiro.
De acordo com Chico Anysio, André Lucas é o terceiro melhor humorista do país. A carreira de sucesso começou em 1984, mas foi uma década depois, em 1994 que conseguiu um de seus maiores e mais conhecidos personagens, o “Seu Aranha”, na inesquecível Escolinha do Professor Raimundo; cujo bordão “Para com ilsso, deixa dilsso!”, se tornou nacionalmente conhecido e reproduzido pelo público.
O humorista participou de vários outros programas como A Praça é Nossa do SBT, Show do TOM na Rede Record e Zorra Total, na TV Globo. O publico que já assistiu “A Mesma Coisa Diferente” garante que o espetáculo funciona como uma terapia intensa de humor e gargalhadas, proporcionadas pela experiência e dedicação do humorista. De acordo com ele, “tudo isso é fruto de muito trabalho, pesquisa e uso inteligente de uma experiência acumulada ao lado dos maiores nomes do humor nacional”.