O elenco do Teatro Popular de Ilhéus está empolgado com os excelentes resultados alcançados no início de 2012.
Na primeira semana do novo ano, o TPI recebeu duas grandes notícias: a indicação para o Prêmio Shell, na categoria especial, com o espetáculo “O Inspetor Geral”, e a seleção para o Festival de Teatro de Curitiba.
Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro, na 24ª edição, tornou-se uma das mais tradicionais premiações da cena teatral brasileira. O foco principal da premiação é reverenciar os talentos das artes, celebrando o povo brasileiro e suas histórias. A categoria Especial, que tem o TPI como indicado, contempla contribuições diretamente ligadas à cena teatral, como Direção de Movimento. Também receberam este prêmio, autores de publicações referentes ao teatro, profissionais ligados à preparação vocal e corporal, e até mesmo uma fábrica de tecidos, a Werner, uma fiel e constante parceira do teatro.
Segundo o site oficial: “os vencedores de cada categoria recebem uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais). A premiação é oferecida aos maiores destaques da temporada teatral, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias: Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenário, Iluminação, Música, Figurino e Especial”. A data da cerimônia de premiação ainda não foi definida, mas será realizada no primeiro semestre de 2012.
O Festival de Teatro de Curitiba, rumo à vigésima primeira edição, é conhecido como “Fringe”, termo escocês que em português significa “franja” ou “margem”. Tem a inspiração de uma mostra escocesa que surgiu em 1947 no Festival Internacional de Edimburgo, quando grupos que não estavam na programação oficial criaram uma mostra paralela. O Fringe é um panorama completo do teatro brasileiro e representa uma oportunidade de conhecimento e troca entre artistas de todos os cantos brasileiros. O Teatro Popular de Ilhéus vai apresentar dois espetáculos, os aclamados Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito, e o Inspetor Geral. As apresentações acontecerão no início de abril, no Museu Oscar Niemeyer e no auditório dos Correios.
Para fechar esse texto, vale destacar que o TPI será abordado na série de documentários da SESC-TV: Teatro e Circunstância. O programa trata das tendências na arte cênica e nos meios de produção que possibilitam o uso de espaços diversos, além do palco. Com direção de Amilcar Claro e roteiro de Sebastião Milaré, a gravação vai ocorrer neste sábado, 14 de janeiro, às 15 horas, na Casa dos Artistas, em Ilhéus.