Matrículas da Rede Municipal de Ilhéus continuam até o dia 20
Projeto de saneamento básico de bairros da Zona Sul de Ilhéus será apresentado nesta quinta-feira
Prefeitura de Ilhéus inicia vistoria em veículos de transporte escolar, turismo e carros de som
Município de Ilhéus está apto a elaborar Plano Municipal de Segurança Pública
Saúde recebe verba para combate a dengue em Ilhéus
Matrículas da Rede Municipal de Ilhéus continuam até o dia 20
As matrículas para os estudantes de outras unidades educacionais que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus estão sendo feitas até o próximo dia 20 de janeiro. Para isso os alunos ou responsáveis deverão procurar as unidades escolares que desejam estudar, de preferência nas proximidades de suas residências, munidos de documentos como: histórico escolar ou atestado de escolaridade (validade de 60 dias), certidão de nascimento, 02 fotos 3×4, comprovante de residência, cópia do cartão Bolsa Família (se for beneficiário do programa), CPF e RG do responsável ou do aluno, caso já seja maior, e pasta individual do estudante.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, inicialmente foram atendidos os alunos da casa, com a renovação da matrícula durante o mês de dezembro. Agora é a vez dos alunos novos, de outras redes de ensino. Ela informou que para o ano de 2012 estão sendo oferecidas 12.106 vagas, distribuídas em 45 unidades escolares municipais de Ilhéus, sendo 32 escolas na sede, 13 no campo e 06 conveniadas, atendendo as etapas de ensino como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Assim como no ano passado, a Rede Municipal de Ilhéus estará realizando a efetivação da matrícula de maneira totalmente informatizada, como objetivo de otimizar o processo, tornando-o mais seguro, rápido e eficiente. Além da matrícula, os pais e alunos poderão receber em cada escola todas as informações necessárias para que os estudantes conheçam as unidades e possam garantir as suas vagas nas escolas públicas da rede municipal, facilitando assim o processo de inclusão e permanência.
A secretária Lidiney Campos assegurou ainda que estão sendo implementadas uma série de condições para maximizar a matrícula na rede pública municipal de ensino, como o fortalecimento do Programa Bolsa Família nas escolas, já que a garantia do benefício depende do acompanhamento e monitoramento da freqüência escolar; a igualdade de acesso aos alunos, evitando favoritismo, permitindo o estudante de se matricular sem precisar de autorização de direção, além de assegurar a proximidade da escola e da casa do aluno, garantindo muito mais comodidade.
Projeto de saneamento básico de bairros da Zona Sul de Ilhéus será apresentado nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (12), a partir das 18h30min, será apresentado à comunidade da Zona Sul de Ilhéus o projeto executivo da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros do Pontal, Jardim Atlântico, Nelson Costa, São Francisco, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória. A consulta pública, que acontecerá na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na praça Nourival Cardoso do Hernani Sá, contará com a presença de representantes da YC Engenharia Ltda, empresa de Minas Gerais vencedora da licitação, e da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).
Durante a reunião, o engenheiro da YC, Everardo Tupinambá, estará detalhando o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros contemplados, trabalho contratado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O evento, que deverá ser prestigiado por autoridades, estudantes e lideranças comunitárias locais, também contará com a presença de biólogos e assistentes sociais, que estarão prestando informações nas demais áreas dos estudos realizados.
A obra de saneamento básico nos bairros contemplados da Zona Sul de Ilhéus, que deverá beneficiar diretamente cerca de 45 mil pessoas, é uma antiga reivindicação das comunidades locais e uma luta permanente do prefeito do município, Newton Lima. Na visão dele, é fundamental que a cidade, através das parcerias firmadas com os governos federal e estadual, continue sendo favorecida por obras, projetos e serviços estruturantes capazes de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.
Saneamento – Em linhas gerais, saneamento básico é o conjunto de ações voltadas para a coleta e para o tratamento de esgoto. Todavia, também pode significar qualquer atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial e a destinação dos resíduos sólidos, visando a saúde em geral das comunidades.
Entre os procedimentos ligados ao saneamento básico, destacam-se o tratamento de água, a canalização e o tratamento de esgotos, a limpeza pública de ruas e avenidas, a coleta e o tratamento de resíduos orgânicos (via de regra, em aterros sanitários regularizados). Com estas medidas, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e a proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, afirmam os especialistas, garante-se, também, a preservação do meio ambiente.
Prefeitura de Ilhéus inicia vistoria em veículos de transporte escolar, turismo e carros de som
Os permissionários do serviço de transporte escolar, de turismo e carros de som devem comparecer, ainda este mês, à sede da Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus para realizar vistoria visando a renovação do alvará de circulação. Iniciado na última semana, o procedimento está sendo realizado na Avenida Governador Roberto Santos, nº 86-A, bairro Esperança, no período das 8h às 12h. Antes da vistoria, os interessados devem comparecer ao setor de Protocolo, situado no anexo de secretarias da Prefeitura Municipal de Ilhéus, a partir do meio-dia, para abrir processo.
Os permissionários de carro de som devem comparecer ao setor de protocolo, munidos de cópias do alvará de circulação, da carteira de habilitação e do documento do veículo. Já os permissionários do transporte escolar devem estar munidos de cópias do alvará de circulação, de carteira de habilitação, do documento do veículo, antecedentes criminais, certidão de condutor e uma foto de 3×4. Os interessados em continuar atuando no serviço de transporte de turismo devem apresentar o alvará de circulação, carteira de habilitação e documento do veículo, além de antecedentes criminais.
Na opinião do secretário responsável pela pasta que coordena a ação, Marcelo Barreto visa proporcionar maior segurança para os usuários dos serviços em Ilhéus. ”A vistoria é obrigatória e o permissionário deve realizar o procedimento o mais breve possível”. Após o período da vistoria, a secretaria inicia a fiscalização visando coibir a prática do transporte clandestino. “Os veículos que estiverem realizando o transporte de estudantes de maneira irregular, ou seja, sem passar pela vistoria, poderão sofrer multas e até ser apreendidos”.
Ainda como parte do procedimento para ter acesso à renovação do alvará, o proprietário precisa atender a uma série de exigências legais. Durante a vistoria, explica o coordenador do setor de transportes da Secretaria, Marcelo Lemos, “técnicos da Setrans observam as condições internas e externas do veículo, a exemplo dos pneus, chaparia, estofados, cinto de segurança e freios, entre outros itens obrigatórios de segurança. A expectativa, de acordo com Marcelo Lemos, é que cerca de 150 veículos, entre carros e carros, passem pelo procedimento que segue até o dia 20 deste mês.
Município de Ilhéus está apto a elaborar Plano Municipal de Segurança Pública
A partir de agora o município de Ilhéus encontra-se apto a elaborar o seu Plano Municipal de Segurança Pública, numa parceria entre as forças policiais e o Poder Público. Para chegar a esta posição, na manhã desta terça-feira (10), no salão nobre do Palácio Paranaguá, o Instituto de Promoção de Segurança Pública Municipal (Prosem), num trabalho que contou com apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Faculdade de Ilhéus, apresentou durante reunião coordenada pelos secretários Alisson Mendonça (Governo) e Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), o Diagnóstico da Violência e da Criminalidade em Ilhéus.
De posse deste minucioso diagnóstico, o Gabinete de Gestão Integrada criado pelo prefeito Newton Lima através de Decreto, não só poderá fornecer informações precisas ao Ministério da Justiça, como também solicitar investimentos para o combate nas áreas de maior risco, a exemplo das localidades interioranas (distritos, vilas e povoados), que apresentam um alto índice de criminalidade e com sérias deficiências no policiamento diário.
Durante a apresentação do diagnóstico, um estudo que envolve o período de 2007-2010, deixou patente qual o bairro ilheense que ocupa a primeira posição no ranking da violência. Trata-se do bairro do Malhado, na zona Norte da cidade, que contabilizou 73 homicídios, deixando o Teotônio Vilela – que sempre teve a fama do mais violento – na segunda posição com o registro de 32 mortes, menos da metade do primeiro colocado.
Outro dado que também surpreendeu aos presentes refere-se ao número de casos por afogamentos nos anos de 2006 a 2010, computando-se 85 óbitos, o que terminou sendo o responsável por 35% das mortes ocorridas durante este mesmo período. Todos estes dados, além de inúmeros outros contidos no diagnóstico, colocam Ilhéus na quarta posição de violência entre as cidades que possuem entre 100 e 250 mil habitantes.
De mãos desses dados, afirma o secretário Marcelo Barreto, “vamos buscar agilizar a elaboração do nosso Plano Municipal de Segurança Pública, atendendo uma determinação do prefeito Newton Lima, que quer deixar esta área bastante avançada no sentido de que possamos reverter estes números desfavoráveis, e assim podermos oferecer uma cidade mais segura aos cidadãos”, finalizou.
Saúde recebe verba para combate a dengue em Ilhéus
As ações contra a dengue em Ilhéus contarão a partir deste mês de janeiro com um aporte financeiro de cerca de R$ 142 mil para auxilio e implantação de novas ações. Esta assistência financeira, segundo a portaria nº 2557 do Ministério da Saúde, será realizada aos municípios prioritários e capitais para vigilância e controle vetorial da dengue. Para o recebimento da verba a Secretaria municipal da Saúde assinou um termo de compromisso e elaborou o o plano de contingência no mês de dezembro por técnicos da saúde.
O plano de Contingência indica a estrutura organizacional e de apoio planejada pela Secretaria da Saúde do município para o caso de uma situação de epidemia. Segundo Cássia Virgínia, diretora do departamento de Vigilância a Saúde, este recurso em específico é destinado a promoção e prevenção para combate a dengue. “O departamento está realizando um planejamento, priorizado ações como melhoria das condições de trabalho no campo, garantia de insumos, viabilização do trabalho conjunto com Posto de Saúde da Família e Agentes Comunitários, além de garantir a visita a cada imóvel no mínimo 4 vezes ao ano”.
Dados- O município de Ilhéus estará realizando a Lira (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) nos meses de janeiro, março e outubro. O Lira de janeiro foi realizado entre os dias 3 a 5 deste mês. Segundo o levantamento, o índice geral do município foi de 9%. Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto do Carvalho com 30%, Banco da Vitória com 22%, seguidos do Alto do Coqueiro (20,8%), Novo Vilela (21,9%) e Basílio (17%).
Segundo Cássia Virgínia, os índices foram bastante heterogêneos, com bairros com baixos índices e outros com até com 0% de infestação. Ela afirma que, nestes bairros a população está mais sensibilizada com a causa da dengue, e os trabalhos educativos e de mobilização tiveram um impacto mais favorável. Um exemplo disto é o bairro do Salobrinho, que no Lira de outubro de 2011 apresentou um índice de 19,8% e no de janeiro apresentou 10% de índice.
Dessa forma, continua sendo extremamente importante a participação da população, que pode ajudar com algumas atitudes simples de prevenção. ‘’As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranqüilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere’’ afirmou Cássia.