Porto de Ilhéus vai ganhar terminal de passageiros
Programa Caminhos da Escola beneficia Ilhéus com novos ônibus
Ilhéus vai receber equipamentos para prática de exercícios físicos
Porto de Ilhéus vai ganhar terminal de passageiros
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, está mantendo uma série de contatos com os governos Federal e Estadual com a finalidade de ampliar a infraestrutura do Porto de Ilhéus. Segundo o prefeito é preciso investir recursos na construção de um terminal de passageiros, no sentido de assegurar a permanência do turismo de cruzeiro na cidade.
Explica o prefeito que os grandes transatlânticos de turismo são responsáveis pela dinamização da economia de Ilhéus, gerando emprego e renda. Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal do Turismo (Setur), durante a alta estação, os turistas de cruzeiros geram um receita de cerca de R$ 6,5 milhões. “Esses turistas aumentam o consumo em lojas, restaurantes, casas de artesanato, táxis, vans, ônibus, dentre outros segmentos”, avalia Newton Lima.
Com a chegada de navios de turismo em Ilhéus, no sul da Bahia, visitantes do Brasil e estrangeiros ocupam o centro histórico e o comércio, mudando a rotina da cidade e dinamizando a economia local. “A temporada começou em outubro do ano passado e se estenderá até abril, com uma visitação de cerca de 130 mil turistas, um aumento de 15% em relação ao último verão”, comemora o secretário do Turismo, Paulo Moreira.
Recomendações das operadoras – Para manter o fluxo de navios de cruzeiro operando no Porto de Ilhéus as operadoras recomendam a realização de um trabalho de aproximação entre os armadores e as empresas locais que prestam serviço para os navios, tais como taxistas, operadores, guias, Secretaria de Turismo e autoridades competentes, para que possam entender melhor as expectativas dos cruzeiristas, assim como o serviço oferecido a bordo de navios de cruzeiros.
As operadoras demonstraram preocupação com a limpeza das instalações portuárias, principalmente nos dias de atracação dos transatlânticos de passageiros, já que existe uma grande movimentação de cargas, especialmente cacau e soja. Elas também reclamam da Resolução da Autoridade Portuária, que limita a atracação de apenas um navio de passageiros por dia, e pedem a implantação de um terminal de passageiros para fomentar ainda mais o turismo local e futuras operações de embarque e desembarque.
Em recente visita da Diretora de Operações da MSC Cruzeiros e coordenadora de Infraestrutura e Operações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Márcia Leite, a Ilhéus, ficou demonstrada a intenção das empresas em continuar operando na cidade. Entretanto, a falta de infraestrutura e a prática das altas tarifas eram consideradas fatores impeditivos.
Informa Márcia Leite que em sete anos a MSC Cruzeiros aumentou o número de hóspedes em 42 vezes, chegando aos 300 mil hóspedes. Nesse mesmo período, a quantidade de navios teve uma média de crescimento anual de 38%, o que demonstra uma atividade em pleno crescimento.
Durante uma palestra no auditório do navio Orchestra (MSC), Márcia Leite elogiou a cidade e disse ser uma das preferidas pelos cruzeiristas, por ser conhecida no mundo todo através de sua história, contada nos livros do escritor Jorge Amado. “Entretanto, temos que ter as condições ideais de operação”, explicou. Quem também revelou ser um grande admirador da cidade e da história de Ilhéus foi o comandante do Orchestra MSC, Giuliano Bossi, que visita a região com regularidade, mesmo fora do seu trabalho.
Para o secretário do Planejamento, Indústria e Comércio da Prefeitura de Ilhéus,Alisson Mendonça, para continuar aumentando o fluxo de turistas, especialmente os de cruzeiros, é de fundamental importância a construção do Terminal de Passageiros, que deverá ser feita em parceria com a Codeba, a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária e empresas privadas.
Algumas reuniões já foram realizadas entre o prefeito Newton Lima, o secretário Municipal do Planejamento, Alisson Mendonça, o secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, Codeba e a Mineração Mirabela. O tema principal foi a construção do terminal de passageiros e todas as partes envolvidas se comprometeram participar da construção, numa área compreendida entre o Porto e a Concha Acústica.
Explica Mendonça, que o projeto conceitual do terminal já foi elaborado e apresentado pela entidade que representa os práticos, restando apenas a aprovação para que seja transformado em projeto executivo, dentro dos padrões estabelecidos pelo ISPS Code (Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias). “Agora, estamos conversando com os parceiros investidores, que utilizarão o terminal como exposição para os seus produtos. Com isso, poderemos propiciar ao trade turístico a uniformização do acesso ao terminal de passageiros”, ressalta Alisson.
Características do cruzeiro – Para o agente de viagens Alfredo Landin a atividade turística de cruzeiros é uma das que mais cresce no mundo e tem a possibilidade de migrar para qualquer parte do mundo sem grandes problemas. Ele ressalta que Ilhéus é um destino importante, mas que precisa se estruturar com rapidez para continuar a receber os cruzeiros marítimos.
Segundo Landin, sua agência, a Encantur é operadora de excursões da MSC e essas paradas dos navios são planejadas com no mínimo um ano de antecedência. “Esse é um mercado agressivo e os resultados mostram o crescimento vertiginoso da atividade, com aumentos recordes a cada ano. E Ilhéus não pode se dar ao luxo de ficar de fora desse importante mercado. Com a união de forças da Prefeitura, Estado e iniciativa privada, temos certeza da continuidade da operação em nossa cidade”, pontuou.
Estrutura Portuária – O porto de Ilhéus tem 432m de cais para atender toda a demanda e terminal cargueiro, conta o coordenador de Gestão Portuária. Segundo o superintendente do Porto de Ilhéus, Eduardo Melquiades, já existem obras de melhoria e ampliação de infraestrutura para potencializar o porto em função dos portes de navios e de novas cargas que estão emergindo na região.
O Porto de Ilhéus recepciona navios cruzeiros desde 1992 e poucas adequações específicas para a essa atividade foram executadas. Em virtude disso, um termo foi firmado e cabendo à Prefeitura tomar as providências necessárias para que o porto permitisse o transporte interno específico para os passageiros se deslocarem até o local de receptivo, ao lado do porto, sem nenhum inconveniente ao passageiro.
Programa Caminhos da Escola beneficia Ilhéus com novos ônibus
O transporte escolar diário destinado aos alunos da Educação Básica da rede pública de Ilhéus voltado, principalmente, para atender aos que residem na zona rural de Ilhéus recebeu um importante reforço no início deste mês com a chegada de dois ônibus totalmente adequados às condições das estradas vicinais e às normas de acessibilidade e com itens de segurança básicos, a exemplo do cinto de segurança. A frota foi adquirida por meio de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Caminhos da Escola.
Os novos veículos foram recebidos pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima e pela secretária de Educação, Lidiney Campos. “Com esta ação buscamos atender os discentes que residem no campo. Ressaltamos que o programa é direcionado para os alunos que residem na zona rural, cujas localidades não possuem unidades escolares nas proximidades, nem linhas de transporte regular”. Até os próximos dias, o governo municipal deve receber mais três novos veículos: dois ônibus e um microônibus, completando uma frota de cinco veículos.
Os veículos da categoria reforçada, além de itens básicos de segurança, possuem capacidade para 44 passageiros, configurável para até 59 passageiros, condicionada à faixa etária dos alunos, que atendam os dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro. O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 pelo Governo Federal visando renovar a frota de veículos escolares, garantindo a segurança e a qualidade ao transporte dos estudantes. De 2007 até o início de 2010, o programa atendeu 2.697 municípios e entregou mais 5.721 ônibus.
De acordo com a secretária Lidiney Campos, inicialmente, serão atendidos entre 600 e mil alunos que residem na zona rural. “Nossa prioridade é atender os alunos que estão mais distantes de suas unidades escolares, mas nosso objetivo principal é habilitar o município a receber novas frotas nos próximos anos, passando a contemplar mais estudantes”. Atualmente, um total de 6.098 alunos que moram na zona rural está matriculado na rede municipal de ensino.
Ilhéus vai receber equipamentos para prática de exercícios físicos
Ilhéus vai implantar nos próximos meses, em diferentes pontos da cidade, 17 módulos de apoios para a realização de atividades físicas ao ar livre, além de espaços para palestras, encontros de grupos de caminhadas e várias atividades esportivas. O termo de permissão e uso para a implantação desses equipamentos foi assinado na tarde da última quinta-feira (17) pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e pelos professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Gustavo da Cruz e Marcos Aurélio Ávila, além dos secretários municipais do Planejamento, Indústria e Comércio, Alisson Mendonça, e do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas.
De acordo com o prefeito Newton Lima, os equipamentos terão a finalidade de combater o sedentarismo, além de possibilitar a ampliação dos conhecimentos da população sobre os benefícios das práticas dos exercícios físicos, colaborando assim com a melhoria da qualidade de vida dos ilheenses. Os responsáveis pelos módulos explicaram que os equipamentos ficarão abertos, ao ar livre, em pontos estratégicos da cidade, democratizando assim o acesso ao lazer e a prática dos exercícios físicos, direitos do cidadão assegurados pela Constituição Federal.
Nos módulos serão instalados equipamentos de exercícios físicos seguros, de uso fácil e adequados a pessoas de diferentes faixas etárias e condições de aptidões físicas variadas. Também serão realizas caminhadas entre grupos da melhor idade, palestras educativas e encontros entre desportistas. Os equipamentos serão instalados em locais que não atrapalhem a circulação da população. Caberá aos responsáveis pelo espaço apresentar à Prefeitura, anualmente, um relatório descritivo das atividades exercidas nos módulos, com a demonstração dos resultados obtidos.
Os módulos de apoio à prática de exercícios físicos serão implantados na praça Norival Cardoso, no bairro Hernani Sá; na avenida Lomanto Júnior, Nova Brasília e Sapetinga, no Pontal; na praça Santa Rita, na Conquista; na avenida Soares Lopes, praça Ruy Barbosa e adjacências, centro; na Cidade Nova; na Avenida Itabuna; na avenida 02 de Julho, bairro São Sebastião; na avenida Litorânea Norte, Parque Infantil e rua Visconde de Pedra Branca, no bairro do Malhado; na avenida Proclamação, no Savóia, e no bairro São Miguel.