PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

O MP e os objetivos do Milênio é tema de seminário 

Ilhéus amplia a oferta de educação infantil com novos equipamentos

Saúde promove mutirões para o acompanhamento do Bolsa Família 

Maurício Corso é eleito presidente da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia

Fundaci divulga programação do Teatro Municipal para dezembro

O MP e os objetivos do Milênio é tema de seminário 

Ilhéus sedia nesta quinta-feira (8) o II Seminário Integrador do Programa “O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de qualidade para todos”. O evento será realizado a partir das 8 horas, no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e contará com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e dos secretários municipais Lidiney Campos (Educação) e Alexandre Simões (Saúde).

Promover um balanço das atividades realizadas este ano pelo programa na região e expor as expectativas para o próximo ano são os principais focos do seminário e, de acordo com a promotora pública Karina Cherubini, da 8ª Promotoria de Justiça. Cerca de 600 pessoas estão sendo esperadas para o evento, cuja programação será iniciada com credenciamento, entre 7h45min e 8h15min, e a abertura será feita pelo coral da Uesc, seguido de formação da mesa e execução do hino nacional. A partir das 9 horas está prevista palestra com a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Alda Pêpe.

Ainda pela manhã, será realizada a prestação de contas dos conselhos municipais, mesa-redonda com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)  tendo “O uso de tecnologias online em sala de aula” como tema norteador; apresentação cultural e debate do tema aberto ao público. Pela tarde, o Seminário integrador segue com nova apresentação cultural; conferência com o ouvidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Paulo Pimentel Gomes e nova prestação de contas dos conselhos.

A realização de mesa-redonda a partir das 15h30min com o tema “Segurança Alimentar e PNAE”, ministrado por Pedro Alexandre Gomes Leite e Enilda Mendonça. Às 16h30min acontece o fechamento da prestação de contas e compromissos para a educação em 2012 e em seguida o evento será encerrado com a apresentação do espetáculo “Que droga”, encenado pela equipe da Polícia Militar.

Melhor escola pública do ano – O encerramento do Seminário Integrador será marcado ainda pela premiação das escolas que concorrem ao título de “Melhor Escola Pública do Ano”. A iniciativa da Secretaria de Educação de Ilhéus e da Diretoria Regional de Educação (Direc-06), em conformidade com a Minuta de Planejamento Estratégico Interinstitucional de autoria do Ministério Público Estadual, visa premiar as escolas que apresentarem melhores estratégias na conservação dos prédios escolares, na aplicação mais eficiente dos recursos e em projetos que promovam uma melhor estruturação do ambiente escolar com a participação da comunidade.

Segundo explicou a secretária Lidiney Campos, as escolas foram analisadas nos aspectos ensino/aprendizagem e ambiente físico escolar, por um corpo de jurados que procedeu à comparação fotográfica e análise de relatórios e resultados de desempenhos em atividades externas. “Todos os trabalhos inscritos receberão menção honrosa e as três primeiras colocadas receberão notebook (1º e 2º lugares) e netbook (3º lugar).” Ao todo, 14 escolas municipais concorrem ao prêmio.  

Ilhéus amplia a oferta de educação infantil com novos equipamentos

O serviço de educação infantil em Ilhéus ganha reforço com a aquisição de duas creches. Os equipamentos atendem ao padrão “B” do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) do Governo Federal. De acordo com o Plano de Ações Articuladas, as creches serão implantadas nos bairros Nossa Senhora da Vitória e Salobrinho e cada unidade irá beneficiar entre 120 a 240 crianças com idade entre zero a seis anos incompletos.

As duas unidades se encontram em fase de licitação e, segundo explicou a responsável pelo Plano de Ações Articuladas da Secretaria de Educação, Silvana Penna, o município também está habilitado a receber até 10 creches, sendo que duas já foram aprovadas e outras cinco se encontram em processo de análise junto ao Governo Federal. “Desta forma, o município poderá ampliar a oferta de serviço para a educação infantil, ajudando a diminuir o déficit de crianças nessa faixa etária e que se encontram fora do ambiente escolar”. Em Ilhéus, aproximadamente 14 mil crianças de até cinco anos e 11 meses estão fora da escola.

Informa a secretária da Educação, Lidiney Campos, que além das creches, cuja previsão para início das obras é no começo de 2012, Ilhéus também foi contemplado com a implantação de uma quadra poliesportiva, que será construída dentro do complexo escolar Themístocles Andrade e Paulo Freire, no bairro Teotônio Vilela. “Assim como as creches, as quadras também devem atender a padrões específicos, porém a adequação a essas exigências têm sido uma busca constante por parte do govrno municipal”. 

Mais sobre o ProInfância – O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

Em 2010, foram celebrados convênios para a construção de 628 escolas de educação infantil. Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu recursos para mobiliar e equipar 299 creches. Para 2011, a previsão é de investir na edificação de 1.500 escolas, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). 

Saúde promove mutirões para o acompanhamento do Bolsa Família 

Com o objetivo de aumentar o percentual de atendimentos aos beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal, a Secretaria da Saúde, através da Coordenação de Alimentação e Nutrição, realiza mutirões nas Unidades de Saúde e escolas em dias e horários previamente marcados. Além disso, o Odontomóvel também oferece apoio ao programa, levando aos distritos mais distantes um profissional do Programa Bolsa Família para a realização dos acompanhamentos.

Em Ilhéus, 18.691 famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. No dia 2 de dezembro foi realizado mutirão na Escola Moisés Bohana, no bairro da Hernani Sá, com a presença de representantes da Secretaria de Assistência Social na atividade de recadastramento e acompanhamento do Bolsa Família na Saúde. Na terça-feira (6), a unidade Móvel Odontológica esteve na Barra de Itaípe, realizando o acompanhamento do Bolsa Família. Os atendimentos neste bairro foram realizados até esta quarta-feira (7).

Ainda nesta quarta-feira (7), foram feitos os atendimentos na Unidade Básica da Urbis durante todo o dia. Já nesta sexta-feira (9), será atendida a população do Nelson Costa, da Unidade Saúde do bairro, nos períodos matutino e vespertino. O dia 19 de dezembro o mutirão será realizado na localidade de Sapucaieira. No período da manhã o mutirão será feito no local de atendimento médico e já no período da tarde será realizado na escola indígena do local.

Segundo da a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde, Andrea Spier, diversas condicionantes devem ser cumpridas e essas exigências têm como objetivo oferecer e garantir assistência básica de saúde, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e materna. Os beneficiários que não realizam acompanhamento da saúde podem sofrer penalidades como o bloqueio e corte de benefício de renda.

Andrea reforça que todos os beneficiários devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar o seu acompanhamento, pelo menos duas vezes ao ano. “Os beneficiários também devem atualizar seu endereço junto ao Setor do Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social, e manter a frequência das crianças e adolescentes na escola”, explica a coordenadora.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa a transferência direta de renda beneficiando milhares de famílias em situação de pobreza. Além dos programas complementares e da transferência de renda, o Bolsa Família apresenta algumas condições para que o usuário receba o benefício. Essas condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. 

Maurício Corso é eleito presidente da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia

Durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura, realizada em Vitória da Conquista, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso foi eleito por unanimidade o novo presidente da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia (Adimcba). Corso já atuava como 1º secretário do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia, que ganhou personalidade jurídica e passou a ser reconhecido também como associação.

Considerada uma das principais articuladoras das políticas culturais entre os municípios e o Estado e a União, a entidade possui representatividade nos 26 territórios de identidade da Bahia e de acordo com Maurício Corso tem o intuito de fortalecer a cultura e auxiliar no desenvolvimento de projetos mais consistentes nesses locais. Maurício Corso permanece no cargo por dois anos. A Adimcba atua como instância consultiva e opinativa e de organização sobre as políticas estadual e territorial da cultura baiana, possibilitando a participação dos Municípios na formulação de diretrizes básicas comuns.

Nesta sexta-feira (9), Maurício Corso será agraciado com um importante título, o de cidadão ilheense. A solenidade de entrega do título será realizada às 17 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores. A indicação foi feita pelo vereador Marcus Flávio e destaca a atuação de Corso pelos relevantes serviços prestados nos campos da comunicação, educação e cultura em Ilhéus e região.

Currículo resumido – Maurício é formadoem Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, é pós-graduado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e em Rádio e TV pela Uesc. Também fez especialização em Gestão Cultural pela Universidade de Girona, na Espanha. Em São Paulo foi assessor Cultural do Sesc, Fábrica da Pompéia; produtor executivo da Rádio e TV Globo e trabalhou no Programa Metrópoles, da TV Cultura. Na Bahia, atuou como diretor do Teatro Municipal de Ilhéus; gerente-comercial e diretor de Produção da TV Santa Cruz; professor do Curso de Comunicação da Uesc e diretor-presidente da Marketing, Comunicação e Cultura (MAC). 

Fundaci divulga programação do Teatro Municipal para dezembro

Contemplando mais uma vez eventos de diversas tendências culturais, a programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este último mês de 2011 teve continuidade nesta quarta-feira (7) com o Desfile e a Abertura da Exposição Fotográfica “Moda é Prevenção”. A iniciativa propôs a mobilização de vários seguimentos da moda e da saúde com o objetivo de fortalecer a Semana Internacional de Luta contra a Aids. Desde abril de 2009, quando o TMI passou por uma ampla reforma, a Fundação Cultural de Ilhéus vem formatando mensalmente uma programação capaz de contemplar os mais diferentes públicos, através do teatro, do humor, da dança e da música, entre outros.

Na sequência, o Teatro Municipal receberá nos dias 9, 10 e 11 o espetáculo “Teatro, Dança, Ação”, produzido pela Escola Núcleo da Dança. De acordo com a coordenação do TMI, na sexta e no sábado, o evento começará às 19h30min, enquanto que, no domingo, por volta das 17h30min. Nos dias 15 e 16, com início previsto para às 19 horas, o público terá a oportunidade de conferir o espetáculo comemorativo aos 25 anos do Grupo Dilazenze: “Trajetória de Alegrias, Resistência e Memória”. Concluindo a programação do TMI para dezembro, no dia 17, a partir das 20 horas, Padre Cristo fará o show “Pela graça de Deus. Venha se emocionar”; dia 19, às 17 horas, o espetáculo “O mágico de Oz. O maravilhoso mundo da dança”; dia 20, a partir das 19 horas, a montagem “Auto do Nascimento de Jesus”; e, finalmente, dia 21, às 17 horas, o espetáculo de dança “A magia das flores”.

A programação divulgação pela Fundaci inclui ainda eventos para a galeria e para o foyer do Teatro, com visitação gratuita e sempre das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. De 1 a 11, exposição do ateliê de pintura em tela arte mania (galeria); 5 a 7, exposição gráfica e plástica dos alunos portadores de necessidades especiais da Escola Sonho Meu (foyer); dias 13 e 14, exposição fotográfica “Reunindo O Que Não Se Perdeu” (Identidade Negra Afirmada) da Escola de Aritaguá (galeria); de 15 a 19, Exposição Rodin Itinerante (foyer); e de 15 a 23, exposição fotográfica dos 25 anos do Dilazenze: Trajetória de Alegrias, Resistência e Memória (galeria).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *