Após duas temporadas de sucesso em São Paulo, nos SESIs Mário Amato e Vila das Mercês, enfim ele chegará à Bahia. Trata-se do espetáculo “O Inspetor Geral – Sai o prefeito entra o vice”, do Teatro Popular de Ilhéus, que será apresentado nessa segunda-feira, 05 de dezembro, às 19h30min, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador.
A apresentação faz parte da “Temporada Verão Cênico”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, cuja proposta é levar teatro de qualidade para o público de 10 espaços culturais do estado. São eles: Theatro XVIII, Teatro Gamboa Nova, Sala do Coro do TCA, Espaço Xisto Bahia, Teatro Módulo (todos de Salvador). No interior do Estado: Centro de Cultura de Porto Seguro (Porto Seguro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura Camilo Jesus Lima (Vitória da Conquista) e o Centro de Cultura A.C.M. (Jequié).
O Inspetor Geral é mais uma viagem do Teatro Popular de Ilhéus no universo maravilhoso da Literatura de Cordel. O texto, inspirado na obra homônima de Gogol, foi escrito em septilhas. Os atores/brincantes saem das páginas dos cordéis e dão voz ao cantador para narrar a história de Gilton Munheca, prefeito da fictícia cidade de Ilha Bela. Entre conchavos e falcatruas, surge uma carta anunciando a chegada de um Inspetor Geral, que vem em missão secreta. O conteúdo da carta deixa prefeito, secretários e vereadores aflitos. Durante uma reunião de emergência, chega a notícia de que um estranho está hospedado na única pensão do lugar. Dispostos a qualquer coisa para se manterem nos seus cargos, os políticos, vão tratar o jovem visitante como um príncipe. Com trilha sonora executada ao vivo, o espetáculo apresenta um retrato da corrupção política no interior do Brasil.
O texto e a direção são de Romualdo Lisboa. Elenco: Hermilo Menezes,Tânia Barbosa, Ely Izidro, Takaro Vitor, Aldenor Garcia, Rogério Matos, Elielton Cabeça, Guilherme Bruno, Potira Castro. Locução em off de Gil Gomes, cenografia de C. Makalé, iluminação de Ely Izidro e trilha Sonora de Elielton Cabeça. Direção de Produção: Elson Rosário.