PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura e Santa Casa assinam convênio para a manutenção do pronto-socorro

Fieb lança nesta quinta-feira em Ilhéus Programa de Interiorização para a Região Sul

Fundação Maramata forma mais uma turma de Chefs de Cozinha

I Copa Gabriela de Futebol Feminino de Ilhéus terá início próximo dia 11

Saúde realiza atividades pelo Dia Mundial de luta contra a Aids

Prefeitura e Santa Casa assinam convênio para a manutenção do pronto-socorro

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, entidade mantenedora do Hospital São José e Maternidade Santa Helena, Eusínio Gesteira, assinam na próxima segunda-feira (5), às 10 horas, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, um convênio que visa garantir a manutenção do pronto-socorro daquela unidade hospitalar. De acordo com o convênio, o município repassará mensalmente à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus verba na ordem de R$ 50 mil que será destinada para garantir o atendimento médico-hospitalar do pronto-socorro aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com dificuldades financeiras e dívidas com servidores e fornecedores, o pronto-socorro do Hospital São José chegou a paralisar as atividades na semana passada. Com a garantia do prefeito Newton Lima de repassar os recursos mensalmente, a unidade será reaberta nesta quinta-feira (1º), voltando a funcionar normalmente. Na avaliação do prefeito, um pronto-socorro desse porte, que oferece um reconhecido serviço na cidade, não poderia continuar com suas atividades paralisadas, daí o esforço do município para assegurar o repasse mensal dos recursos e garantir o funcionamento pleno dessa unidade de atendimento.

Além da reabertura do pronto-socorro, a direção da Santa Casa de Misericórdia também anunciou a reforma da unidade de atendimento do Hospital São José, que será custeada pela empresa Bahia Mineração, através de convênio firmado em outubro desse ano, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, numa solenidade que contou com a presença do prefeito Newton Lima e o presidente do grupo ENRC no Brasil – controlador da Bamin –, José Francisco Viveiros. As obras serão iniciadas em março de 2012 porque, segundo a direção do hospital, no período de alta estação a demanda do pronto-socorro é maior e uma reforma poderia prejudicar o atendimento aos pacientes.

A parceria da empresa com a Santa Casa tem o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento de uma das mais importantes instituições de saúde do município, responsável por mais de 2,3 mil atendimentos de urgências e emergências por mês. Além da reforma, a Bahia Mineração se comprometeu a custear a alimentação fornecida a pacientes e funcionários.

Fieb lança nesta quinta-feira em Ilhéus Programa de Interiorização para a Região Sul

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas, será recebido nesta quinta-feira (1º), a partir das 14 horas, no Palácio Paranaguá, pelo prefeito Newton Lima e pelo secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia. Na pauta, entre outros assuntos importantes, estará o lançamento do Programa de Interiorização para o Sul do Estado que tem como proposta central o aumento da competitividade das indústrias instaladas na região. Com a presença de autoridades, políticos e empresários, o programa será lançado às 17 horas do mesmo dia, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na Soares Lopes.

Por meio do Programa de Interiorização para a Região Sul, serão ofertados, para as empresas industriais, serviços em diversas áreas, como qualificação de mão de obra, educação, saúde, lazer e apoio à inovação, executados pelo Cieb, Sesi e Senai. O Programa de Interiorização para a Região Sul surgiu a partir de estudo econômico realizado pela Fieb e visa respaldar o desenvolvimento industrial da região, tendo em vista o crescimento econômico e social decorrente de investimentos na área de infraestrutura, como o Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). De acordo com a entidade, ainda pelo programa, serão analisadas as ações necessárias para dinamizar a atuação do Pólo de Informática.

Depois da audiência no Palácio Paranaguá, sede oficial da administração pública ilheense, José de Freitas Mascarenhas e outros executivos da Fieb participarão, por volta das 14h45min, de um tour pelo Centro Industrial. A programação prossegue no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães às 16h30min com uma entrevista coletiva à imprensa, às 17 horas, com o lançamento e apresentação do Programa de Interiorização para o Sul da Bahia e, às 18 horas, com o oferecimento de um coquetel.

Fieb – A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) é o órgão de representação institucional do Sistema Fieb. Ou seja, é o órgão que garante e incentiva a atuação integrada de todas as instituições que envolvem o Sistema, sendo elas o Cieb, o Sesi, o Iel e o Senai e a própria Federação, a Fieb, prestando serviços nos campos de educação e qualificação profissional; saúde e lazer; e difusão tecnológica.

Sua principal missão é aproximar a indústria de outros segmentos da sociedade, participando ativamente da política industrial no Estado e assegurando ações que valorizem o homem. Também visa congregar o pensamento estratégico de entidades sindicais da indústria baiana, identificando oportunidades de melhoria que beneficiem a todos. A Fieb é uma das 27 Federações que integram o Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), instituição máxima de organização do setor industrial brasileiro. A atuação da Fieb está voltada para o apoio à indústria baiana com ações de suporte a negócios que envolvam, entre outras atividades, o fornecimento de informações empresariais para auxílio em tomada de decisões, como relatórios setoriais, acompanhamento conjuntural e estatísticas de comércio exterior.

 Fundação Maramata forma mais uma turma de Chefs de Cozinha

A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) concluiu, terça-feira (29), às 19 horas, o terceiro curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar. A solenidade de formatura foi realizada no Salão Roda D´Água do Hotel Atlântico, com a presença de dirigentes da Maramata, da Prefeitura de Ilhéus, convidados e formandos, que apresentaram os pratos elaborados para um jantar como trabalho de conclusão do curso.

No cardápio do encerramento do curso foram elaborados alguns pratos de entrada a exemplo de cheviche, gravlax de salmão com torradas, guacamole e camarões com chutney de damascos e de laranja. Já os pratos principais serão atum grelhado com pimentas e vinagrete de frutas, e arroz murciano com zarzuelas de mariscos.

Antônio Olímpio agradeceu aos formandos pelo chamamento feito pela Maramata e ressaltou que a capacitação é hoje uma das mais importantes ferramentas da vida profissional de qualquer trabalhador, não importando a atividade que desempenhe. “O que estamos presenciando aqui é uma confirmação de Ilhéus está atuando no presente para proporcionar um futuro promissor. Tenho certeza que a partir desse curso os senhores terão um olhar diferente e quem ganhará com isso são vocês mesmos e os seus clientes”, disse.

Durante a solenidade, representando os alunos, o formando Rômulo Macêdo, contou que o curso, além das informações precisas repassadas pelo instrutor Antônio Olímpio, foi bastante prazeroso. Representando a imprensa, o jornalista José Adervan explicou que a iniciativa da Maramata foi bastante louvável e se encaixa no projeto de desenvolvimento de Ilhéus. Já o vereador Marcus Flávio Rhem, representando o presidente do Legislativo, disse que a cada dia aumenta o interesse de Ilhéus em todo o mundo e que a formação de profissionais é muito importante para receber esses turistas.

A turma que concluiu o curso é formada por cozinheiros e ajudantes de cozinha de hotéis, restaurantes, buffets, cabanas de praia e pessoas que têm a gastronomia como hobby. “A partir de agora, essas pessoas, profissionais ou não, terão outro olhar sobre a gastronomia e passarão a elaborar receitas dentro da técnica, inclusive pesquisando novos pratos e utilizando temperos diferentes, dentro de uma harmonização de sabores”, ressaltou Antônio Olímpio. 

Incremento ao turismo – O presidente da Maramata frisou o compromisso da Maramata com Ilhéus e o apoio que tem recebido do prefeito Newton Lima para ampliar as atividades. Segundo Antônio Olímpio, o segmento do turismo é uma atividade que tem crescendo bastante nos últimos anos em Ilhéus e é preciso capacitar os profissionais da área de alimentação, no sentido de prestar um atendimento de alto nível nos hotéis, bares, restaurantes e cabanas de praia.

Segundo o presidente da Fundação Maramata e professor do curso, Antônio Olímpio Rhem da Silva, a formatação do curso surgiu da necessidade de promover uma melhoria dos serviços prestados na área alimentação (hotéis, restaurantes, cabanas de praia e buffets). “Ilhéus é uma cidade turísticas que recebe visitantes de todo o mundo e se ressentia com a falta de profissionais com competência para atender toda essa demanda”, explicou Antônio Olímpio.

Com o objetivo de consolidar Ilhéus como polo da gastronomia baiana, o curso conta com aulas teóricas e práticas, mostrando nuances da culinária regional e internacional e quais peixes e frutos do mar mais adequados para os mais diversos tipos de receitas. Na opinião de Antônio Olímpio, muitos investimentos ser feitos neste sentido, já que o turista não vem à cidade apenas para conhecer os pontos turísticos e belezas naturais.

Durante o curso foram apresentados pratos da culinária baiana e internacional, visando a confecção de pratos de entrada e principal, “sempre com objetivo de agradar os mais variados paladares”. Além do conhecimento sobre os peixes e frutos do mar mais utilizados na culinária, suas especificidades, modos de tratá-los e temperos mais adequados, o curso também abordou a importância da limpeza nos estabelecimentos.

A partir do próximo ano, o curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar deverá ser promovido pela Secretaria Municipal do Turismo e a Associação do Turismo de Ilhéus (Atil). A mudança, segundo o presidente da Fundação Maramata, será proposta às duas entidades, haja vista que ambas trabalham mais diretamente com os operadores turísticos. “Vamos conversar com os dirigentes, mas, desde logo, vamos colocar a Maramata à disposição para colaborar com o know how adquirido durante esse tempo”, concluiu Antônio Olímpio.

I Copa Gabriela de Futebol Feminino de Ilhéus terá início próximo dia 11

Durante reunião realizada na noite de terça-feira (29), no auditório Fernando Leite Mendes, na Fundação Cultural de Ilhéus, a Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desportos, decidiu realizar a I Copa Gabriela de Futebol Feminino de Ilhéus. O evento terá início no dia 11 de dezembro – com rodada dupla – até o dia fevereiro do próximo ano. Conforme ficou acordado com o prefeito Newton Lima, o torneio fará parte do calendário de verão e do centenário do escritor Jorge Amado.

Segundo o presidente da Liga, Carlos Augusto, farão parte da I Copa Gabriela oito equipes de Ilhéus, sendo elas: Atlântico, Real Madrid, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Salobrinho, Paulista (do Malhado), Ponta do Ramo e Juerana. Esse evento tem o apoio total da Prefeitura, através da Superintendência de Esportes, com patrocínio de Carlos Massarolo – presidente de honra da Liga – e a equipe campeã receberá o Troféu Lindynei Campos, e o vice o Troféu Nadja Argôlo.

A I Copa Gabriela de Futebol Feminino de Ilhéus será realizada com dois grupos de quatro, jogando um contra o outro, classificando-se quatro, sendo duas de cada grupo, para o quadrangular que definirá as duas equipes que farão a final do campeonato. Todos os jogos serão realizados no Estádio de Futebol Mário Pessoa, aos sábados, domingos e quartas-feiras. Ressalta Carlos Augusto, que cada equipe pode inscrever 30 atletas e cada uma delas receberá um kit contendo uma sacola, uma camisa, e uma oferta surpresa. Para informações, ligar para Carlos Augusto, telefone 8801-0692 ou 8802-3816.

Saúde realiza atividades pelo Dia Mundial de luta contra a Aids

O dia 1º de dezembro é considerado o dia Mundial de Luta contra Aids, e a secretaria da Saúde de Ilhéus, através da equipe do centro de referência em DST/Aids promoverá nesta quinta (1º) diversas atividades voltadas para o trabalho desta temática. A ação ocorrerá em um estande montado na Praça J. J. Seabra, no centro de Ilhéus, das 14 às 19 horas.

Dentre as ações programadas está o aconselhamento coletivo, o teste rápido diagnóstico para HIV, aconselhamento individual, entrega de material educativo, além da distribuição de preservativos. O estande contará com a presença de um mini trio e oferecerá oficina de prevenção, oficina de dança com Hip-Hop, e oficina de teatro. O estande terá atividades com a participação de Ong’s como o Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (Nepsi), Saphos e Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Sul da Bahia (Arcroetsulba).

Para a gerente do Centro de referência em DST/Aids de Ilhéus, Katiussa Vésper, a realização do teste rápido é extremamente importante porque através do diagnóstico precoce o paciente evita que, por falta de conhecimento da existência da doença, ele a transmita aos parceiros. Katiussa alerta, ainda, para a importância da prevenção, uma vez que o número de casos tem aumentado com o passar dos anos.

Katiussa Vésper ressalta que a campanha contra a Aids deste ano não foca um público-alvo específico, uma vez que as pessoas contaminadas estão em faixas etárias heterogêneas, demonstrando, assim, a vulnerabilidade de transmissão dos vírus àqueles que costuma não se prevenir. “As ações realizadas pela campanha objetivam assim dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/Aids, combater o estigma e a discriminação sofrida por pessoas que vivem com o vírus, além de fazer com que a sociedade reflita sobre seus próprios comportamentos”, afirmou a coordenadora.                 

Um comentário em “PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS”

  1. esse governo niltm lima e muito mentiroso
    acho emlhor els pagar os funcionarios , e pagar os bancos e o vale mais
    pra dar credibilidade, aos funcionario,,
    so pensa nele os os funcionario passando fome , fora niltom, seu governo foi o pior de todos anos, tomi vergonhar nessa cara e deixe de roubar e comprar fazendas cm o dinheiro da prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *