Secretaria explica procedimentos para pagamento de Prestadores de serviço
Teotônio Vilela é contemplado com rede pluvial e pavimentação
Em seu 72º aniversário, IME é lembrado como referência no ensino municipal
Ilhéus presta homenagem ao poeta Castro Alves
Atleta ilheense disputa Travessia dos Fortes
Secretaria explica procedimentos para pagamento de Prestadores de serviço
O secretário Municipal da Saúde, Jorge Arouca, informa que os pagamentos dos prestadores de serviço da Secretaria da Saúde, referentes ao mês de fevereiro deste ano, sofreram um atraso na análise dos documentos, em virtude dos dias feriados do Carnaval. Arouca explicou, ainda, que em virtude desse contratempo, não foi possível solicitar a elaboração das notas fiscais aos prestadores de serviço.
Segundo o secretário da Saúde, os recursos para o pagamentos dos fornecedores estão em caixa, mas os procedimentos burocráticos para a análise dos documentos são uma exigência do Ministério da Saúde e a Central de Regulação faz a conferência em bloco. “Se um prestador de serviço atrasar o envio dos procedimentos para a análise, prejudica o prazo para que toda a cadeia de fornecedores possa emitir as notas fiscais e, consequentemente, o pagamento”, informa.
Explica Arouca, que os processamentos são necessários, tendo em vista que são feitas auditagens em todas as prestações de serviço efetuadas pelos fornecedores, para somente, a partir daí, serem emitidas as notas fiscais. Do contrário, diz o secretário, os serviços que foram “glosados” (observação crítica da cobrança dos serviços, com desaprovação), teriam que ser retirados da nota fiscal correspondente, atrasando ainda mais o processo.
Outra dificuldade identificada pelo secretário da Saúde é o pequeno número de profissionais que atuam na Central de Regulação, o que será ampliado ainda este mês, além da ampliação do quadro com a contração de estagiários das áreas de economia e administração. Esclarece Arouca, que todos os procedimentos realizados são preconizados e executados no sistema de informática do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos fazendo um esforço para solucionar todos os problemas inerentes ao faturamento, inclusive vamos agendar uma reunião com os fornecedores e prestadores de serviço, com a finalidade de eliminar os entraves existentes. Também existe a possibilidade de promovermos uma mudança no calendário de recepção de documentos e o pagamento dos serviços prestados, passando do dia 10 pra o dia 20”, conclui o secretário Jorge Arouca.
Teotônio Vilela é contemplado com rede pluvial e pavimentação
Um dos bairros que vem sendo beneficiado com recurso para obras de infraestrutura, o Teotônio Vilela, em Ilhéus, foi contemplado com mais um importante serviço: a manutenção da rede pluvial e pavimentação da Rua Azul. Antiga reivindicação da população, a via costumava acumular muita lama em períodos de chuva, por conta da ineficiência da rede pluvial, construída com manilhas de 200 milímetros de espessura, insuficiente para escoar adequadamente as águas das chuvas.
Para solucionar o problema, além da troca de manilhas de 200 milímetros, por outras de 600 milímetros, explicou o secretário de Infraestrutura, Marconi Queiroz, que acompanhou o início dos trabalhos em visita realizada na última terça-feira (16), o serviço também abrange a limpeza das caixas e de todo o sistema de escoamento de água. “O bairro vem recebendo importantes projetos como o Programa Habitar Brasil (HBB/BID), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de obras emergenciais, e por isso o governo Newton Lima vem trabalhando para que as melhorias cheguem a todos os moradores do local”.
Executada através de recursos próprios (receita do IPTU) a obra também beneficia outros logradouros do bairro. Os serviços estão sendo realizados para atender solicitação do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela), que também reivindicou a limpeza do canal que corta as ruas Caixa Econômica 1 e 2, iniciadas nesta semana. Ainda segundo o secretário Marconi Queiróz, essas ruas e mais uma transversal serão dotadas de um sistema de drenagem da rede pluvial com capacidade de escoamento. “Toda a rede de drenagem estará totalmente recuperada dentro dos próximos dias”, informou Marconi.
Nesta terça-feira (15) uma comitiva integrada pelos engenheiros da Secretaria da Infraestrutura, do secretário de Fazenda, Jorge Bahia, e dos vereadores Gilberto Souza e Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), também presidente da Câmara, vistoriaram as obras e aprovaram os investimentos do IPTU em obras e serviços que beneficiem diretamente a população mais carente do município.
Em seu 72º aniversário, IME é lembrado como referência no ensino municipal
Diversas autoridades, alunos, professores, profissionais da equipe pedagógica da secretaria da Educação e convidados participaram, na tarde da última terça-feira (15) de culto ecumênico, apresentação da banda de música da Polícia Militar e outras atividades que integram as comemorações pelo 72º aniversário de fundação do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne.
Na última terça-feira (14), os professores mais antigos do IME e os alunos que foram destaque no ano passado receberam homenagem. A data também foi marcada pela palestra sobre a história de Ilhéus, proferida pela professora Edla Soares. Já o dia de aniversário da unidade central do IME foi marcado por alvorada com queima de fogos às 5 horas, solenidade de hasteamento da bandeira, às 8 horas, execução do Hino Nacional e palestra sobre a história do Instituto e da educação em Ilhéus, proferida pelo professor e historiador Arléo Barbosa.
Pela tarde, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima; o vice-prefeito Mário Alexandre; os secretários Lidiney Campos (Educação), Alcides Kruschewsky (Governo) e Marconi Queiroz (Infraestrutura); a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilvânia Nascimento, e a presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Enilda Mendonça, entre outras autoridades, participaram de culto ecumênico e de nova execução do Hino Nacional pela banda de música da Polícia Militar.
Na opinião da Secretária Lidiney Campos, o IME é referência em educação para o município e para a região. “Seu ensino tradicional e a qualidade do seu corpo docente sempre serão lembrados como suas principais marcas”. O prefeito Newton Lima também compartilha da mesma opinião e acrescentou “que é preciso continuar investindo na formação continuada dos profissionais que atuam na educação para que todas as escolas possam ser lembradas da mesma forma que o IME”. Para Enilda Mendonça, “o IME é uma das unidades que mais representa as conquistas obtidas na área da educação em Ilhéus”.
Ilhéus presta homenagem ao poeta Castro Alves
O Dia da Poesia é comemorado em 14 de março, data em que nasceu Castro Alves, considerado o maior poeta brasileiro. Em Ilhéus, uma série de homenagens foi prestada à poesia e ao poeta, em solenidades realizadas em diferentes locais pela Prefeitura, Academia de Letras de Ilhéus, Colégio São Jorge, dentre outras instituições da comunidade.
Às 18 horas, na praça Castro Alves, um dos pontos turísticos de Ilhéus, foi promovido um recital de poesias. Participaram do evento os alunos do Colégio São Jorge, que recitaram Vozes D’África; o advogado, professor e acadêmico Josevandro Nascimento, que recitou as “Duas Flores”; e o empresário Dalmiro Silva, a poesia “Orgulhosa”.
Às 19 horas, o poeta Castro Alves foi alvo de nova homenagem, desta vez na Academia de Letras de Ilhéus. Na oportunidade, o acadêmico Josevandro Nascimento recitou a poesia Vozes D’África, e proferiu palestra sobre a vida e obra do poeta baiano. Josevandro ressaltou a sensibilidade poética e a luta do poeta pela abolição da escravatura e a mudança do Império para a República.
No mesmo evento também foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Academia de Letras de Ilhéus, quando foi reconduzido ao cargo o presidente Arléo Barbosa. Além de Arléo, também foram empossados: primeiro vice-presidente, Josevandro Nascimento; segundo vice-presidente, Cláudio Silveira; primeiro-secretário, Maria Luiza Nora; primeiro-tesoureiro, Maria Luiza Heine; segundo tesoureiro, Mário Pessoa; diretor de Biblioteca, Dorival de Freitas; e diretor de revista, Neide Silveira.
Em seguida foram entregues Títulos de Benfeitor da Academia a personalidades ilheenses. Entre os homenageados o prefeito Newton Lima, o secretário de Governo Alcides Kruschewsky, os jornalistas Valério de Magalhães e ZeCarlinhos, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso; o diretor-administrativo da Fundaci, Luiz Castro; o ex-vereador Gilberto Fialho, o Diário de Ilhéus, representado por Carlos Makalé; e o juiz Antônio Carlos Higino.
Atleta ilheense disputa Travessia dos Fortes
O atleta ilheense José Bonifácio Costa Neto participa, no próximo dia 3 de abril, da Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro. O percurso tem saída do Forte de Copacabana e chegada no Forte do Leme, numa extensão de 3.800 metros e a participação de quatro mil atletas. O evento será transmitido pela rede Globo de Televisão.
Boni, como é conhecido pelos atletas, esteve na Superintendência de Esportes da Prefeitura e conversou com o superintendente Alberto Kruschewsky sobre aspectos técnicos e financeiros que cercam o evento. Alberto destacou a necessidade de incentivar a criação de um programa de apoio de empresas da região aos atletas, que representam a cidade em eventos nacionais e internacionais.
O superintendente de Esportes também solicitou uma reunião com os atletas para criação de uma entidade (associação ou liga) que represente juridicamente a categoria de nadadores e triatletas ilheenses. A criação de um Fundo do Esporte para patrocínio a eventos e atletas também foi apresentado pelo superintendente como um importante instrumento de desenvolvimento do esporte.
O nadador José Bonifácio possui larga experiência e já participou de diversos eventos na região, liderando muitos deles, e será um dos participantes do Desafio da Praia do Cristo, que é realizada no dia 20 de janeiro, como evento integrante da regata Ilhéus-Salvador.