Secretário de Saúde se reúne com lideranças sindicais
Equipes campeãs de futsal masculino e feminino agradecem apoio da prefeitura
Ministério diz que aumentou número de empregos em Ilhéus
Escola de Ilhéus faz apresentações sobre a história do negro e do índio
Atletas de Ilhéus serão selecionados sábado para divisão de base do Bahia
Secretário de Saúde se reúne com lideranças sindicais
Representantes da Prefeitura de Ilhéus se reuniram mais uma vez na tarde da última sexta-feira (18), no Palácio de Paranaguá, com funcionários lotados na Secretaria da Saúde e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), com o objetivo de prosseguir com as negociações e atendimento as reivindicações de interesse da categoria. Entre os temas discutidos na reunião estavam pagamentos dos servidores contratados e comissionados e pagamento de horas extras.
O secretário da Saúde, Alexandre Simões, informou durante a reunião que o pagamento dos servidores contratados e de cargos comissionados já havia sido liberado na sexta-feira (18), antes mesmo da data limite acordada em reunião anterior com o sindicato, que seria o dia 21, salientando os esforços do Governo e da Secretaria da Saúde em cumprir os últimos compromissos assumidos com a categoria. Os salários dos servidores efetivos já haviam sido efetuados desde o último dia 11 de novembro, assim como o pagamento dos vales transportes.
Já sobre o pagamento das horas extras, Alexandre afirmou que recebeu um parecer jurídico assim como a análise do Secretário da Administração, Fernando Hughes, favorável à categoria. Somente após isto, ficou acordado em reunião que até o dia 13 de dezembro será quitado o pagamento retroativo das horas extras devidamente trabalhadas, e que as horas extras do mês em exercício serão contabilizadas e incluídas na atual folha de pagamento.
Participaram da reunião o secretário da Saúde, Alexandre Simões, o secretário de Governo, Alisson Mendonça, o Secretário da Administração, Fernando Hughes, o presidente do Sinsepi, Luiz Cláudio Machado, dentre outros sindicalistas. Alisson Mendonça, secretário municipal de Governo, destacou a total disponibilidade do atual secretário da saúde em atender a todas as solicitações de pauta do sindicato, mesmo em tão pouco tempo de gestão.
Alexandre Simões reforçou a sua posição de permanente diálogo institucional com o sindicato e demais instituições no sentido de manter total transparência na gestão da secretaria. O secretário afirmou ainda que possui conhecimento do número de demandas relacionadas a sua pasta, e assegurou que está formando uma equipe disposta a equacionar os problemas da secretaria para cumprir com a sua tarefa.
Equipes campeãs de futsal masculino e feminino agradecem apoio da prefeitura
Representantes da equipe de Ilhéus campeã de futsal masculino nos Jogos Abertos do Interior, em Vitória da Conquista, agradeceram o prefeito Newton Lima o apoio recebido pela participação no certame. Na oportunidade, ele disse que no seu governo o esporte de quadra tem recebido diversos tipos de incentivo, principalmente para atuar fora do município. Também estiveram presentes representantes da equipe de voleibol feminino, campeã do Zonal realizado em Simões Filho.
Segundo o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, o trabalho que vem sendo realizado no esporte amador vem produzindo resultados positivos, a exemplo da equipe de futsal, que ganhou um título após 21 anos. O evento foi realizado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com a participação de atletas de vários municípios. Os troféus foram presenteados ao prefeito Newton Lima.
O técnico da equipe de futsal, Márcio Brandão, agradeceu o apoio de Newton Lima, por meio da Superintendência de Esportes e ressaltou que o resultado desta vitória ocorreu devido à renovação feita na equipe. “Ano passado, não passamos na semifinal. Porém, agora, o nosso time foi todo formado por jogadores quase todos sub-20. Só temos quatro atletas acima de 20 anos. A resposta veio com a conquista do título”. Ilhéus venceu Brumado por 6 a 3.
VAGA NO ESPÍRITO SANTO – Durante conversa com o prefeito, Márcio Brandão lembrou que pela primeira vez a equipe de futsal recebeu apoio completo da Prefeitura, inclusive com o acompanhamento da Superintendência de Esportes, através do superintendente Alberto Kruschewsky e o gerente de Projetos Renato Peixoto. A equipe ainda deve disputar em maio de 2012, em Espírito Santo, de uma vaga no campeonato brasileiro de futsal. Marcio afirmou que espera mais uma vez outra contribuição institucional, mas também irá buscar apoio de empresários e lojistas locais. Ele contou que por ser fora do estado a responsabilidade também será bem maior.
Ministério diz que aumentou número de empregos em Ilhéus
De acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o município de Ilhéus registrou no mês de outubro um aumento acentuado na geração de empregos. Somente nesse mês foram abertas 172 novas vagas, resultante resultado da contratação de 786 trabalhadores e demissão de 614 funcionários.
Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelaram que a indústria foi o setor que mais contratou no mês de outubro, oferecendo 76 novos postos de trabalho, seguido pelo comércio (40), agropecuária (21), construção civil (18) e serviços (12). Somente esse ano Ilhéus já registrou, em números reais, 538 empregos. Comparados aos últimos 12 meses, os números são ainda maiores, abrindo 769 novas vagas em apenas um ano.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemora os resultados e afirma que esses números revelam um novo momento na cidade, com a chegada de novas empresas e o aquecimento da economia. Ele explica que a tendência é ampliar ainda mais a oferta de emprego, com a implantação, já nos próximos dias, de indústrias, lojas de eletrodomésticos, redes de supermercados e novos equipamentos hoteleiros. Tudo isso sem contar com a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a construção do Porto Sul.
Há alguns meses que a economia ilheense vem apresentando índices positivos na geração de empregos. Em setembro, por exemplo, Ilhéus também fechou o mês com a geração de 47 novas vagas. O comércio foi o setor que mais ofereceu postos de empregos, com 54 novas vagas, seguido da indústria, com 40. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados levam em conta a quantidade de vagas oferecidas em cada um do setor e as demissões no mesmo período.
Escola de Ilhéus faz apresentações sobre a história do negro e do índio
Com o objetivo chamar a atenção dos estudantes para a história do negro e do índio e a atual situação da população negra e indígena no país, a Escola Municipal Heitor Dias, em Ilhéus, desenvolveu com os alunos o Projeto Caras do Brasil. Através de pesquisas, entrevistas e estudos, os estudantes passaram a conhecer mais sobre a cultura brasileira e montaram trabalhos sobre a contribuição do negro e do índio para o país. Cerca de 900 alunos da Escola Heitor Dias participaram do projeto.
O resultado do trabalho da pesquisa realizado pelos participantes do Projeto Caras do Brasil foi mostrado em duas atividades artísticas nos dias 18 e 19 de novembro. Na tarde de sexta-feira (18), foi realizado um desfile temático na avenida Soares Lopes, mostrando a riqueza da cultura, dos costumes, da religião e das contribuições dos negros e índios para o desenvolvimento do país. Já no sábado (19), pela manhã, na praça do Teatro Municipal de Ilhéus, foram realizadas apresentações de danças típicas destacando a importância da arte afro e indígena. Todas as atividades do projeto foram realizadas pelos professores e alunos da Escola Heitor Dias, com a participação da comunidade.
A secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, informou que o projeto está sendo desenvolvido em cumprimento ao que determina a lei 11.645, que tornam obrigatórios nas escolas de Ensino Fundamental os estudos sobre a história e a cultura afro brasileira e indígena. Ela avalia como extremamente positivo o projeto, pois além de envolver os alunos na história da cultura brasileira, ainda possibilita aos estudantes a oportunidade de uma aprendizagem voltada para a sensibilidade e o desenvolvimento de inteligências capazes de transformar o mundo em que vive. Segundo a secretária, por meio de sensibilização, conversas, palestras, leituras de diferentes gêneros textuais, alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer melhor esta realidade, de repensar seus conceitos e rever suas posturas sociais.
Atletas de Ilhéus serão selecionados sábado para divisão de base do Bahia
Atletas de futebol de Ilhéus e região, nascidos entre os anos de 1996 e 2000, que desejam ingressar na carreira profissional terão a oportunidade de participar de uma seletiva, a chamada peneira, que será realizada na cidade pelo Esporte Clube Bahia. A peneira acontecerá neste sábado (26), a partir das 8 horas, no estádio Mário Pessoa. O evento está sendo coordenado pelos desportistas Jorge Almeida (Boca de Lata) e Edvaldo Almeida e conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Governo e Superintendência de Esportes.
Para participar basta o atleta comparecer ao estádio Mário Pessoa no sábado, munido de documentos pessoais de identificação, fazer o cadastro e dizer em qual posição deseja ser selecionado. O valor da inscrição será dois quilos de alimentos, que serão destinados para entidades assistenciais de Ilhéus. O objetivo da peneira é revelar novos talentos esportivos na região, que terão a oportunidade de seguir carreira na divisão de base do Bahia, time baiano da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Os organizadores do evento informam que todos os atletas da região que atenderem ao critério de idade podem participar, já que não haverá limite de inscrição. A seletiva será realizada durante todo o dia, onde os “olheiros” da divisão de base do Esporte Clube Bahia estarão avaliando o desempenho de cada um dos atletas em suas respectivas posições. Os selecionados deverão ser entrevistados e passarão a integrar a divisão de base do Bahia, com toda a preparação, estudos e treinamentos para que possam se transformar em jogadores profissionais. “Será uma oportunidade única para quem quer ser um grande jogador de futebol”, garantem os organizadores.